Acre
MPAC e Fieac discutem aquisição de materiais para projeto Costurando a Liberdade
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Procuradoria-Geral Adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais, se reuniu na última sexta-feira (31), com a Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac) para tratar sobre a continuidade do projeto Costurando a Liberdade, em Cruzeiro do Sul.
A iniciativa, que visa à ressocialização de mulheres em situação carcerária, é resultado de uma parceria entre o MPAC, Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), Receita Federal, Sistema Fieac, Secretaria da Mulher (Semulher) e Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). As apenadas, da Penitenciária Feminina de Cruzeiro do Sul, participaram de um curso de costura industrial ministrado pelo Sesi e trabalham na descaracterização e customização de cinco mil peças de roupas doadas para o MPAC pela Receita Federal.
Na reunião, a procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais, Rita de Cássia Nogueira, recebeu a coordenadora Institucional da Fieac em Cruzeiro do Sul, Janaína Terças. As representantes discutiram a necessidade de aquisição de materiais de armarinhos, como linhas, tecidos e agulhas, para permitir a continuidade do projeto.
Outro tema abordado durante a reunião foi o aumento do efetivo no presídio feminino. A representante da Fieac pediu que o MPAC intermediasse essa demanda junto ao Iapen, pois as apenadas desejam trabalhar 8 horas por dia, mas atualmente cumprem apenas 4 horas de jornada. A ampliação do horário de trabalho permitiria maior produtividade e ampliação do benefício da remição da pena às mulheres.
“Estamos buscando dar continuidade a este projeto maravilhoso, que tem tido tanto impacto positivo na vida e na saúde mental dessas mulheres”, destacou a procuradora Rita de Cássia.
Sobre o projeto Costurando a Liberdade
O projeto Costurando a Liberdade tem como objetivo a ressocialização de mulheres em situação carcerária por meio da customização de roupas doadas pela Receita Federal. As peças, após serem descaracterizadas, são destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social.
O projeto representa uma oportunidade para as mulheres desenvolverem habilidades manuais, adquirirem experiência profissional e se prepararem para o retorno à sociedade.
Fonte: Ministério Publico – AC
Comentários
Acre
Rio Acre recua mais de um metro em 24 horas, apesar do aumento das chuvas em Rio Branco
Nível do manancial caiu 1,34 metro entre terça e quarta-feira, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
O nível do Rio Acre, em Rio Branco, apresentou nova redução entre a terça-feira (23) e a quarta-feira (24) de dezembro, conforme boletins divulgados pela Defesa Civil Municipal. Em apenas 24 horas, o manancial recuou 1,34 metro, mesmo com o aumento do volume de chuvas registrado na capital acreana.
Na manhã da terça-feira (23), às 5h12, o rio foi medido em 9,01 metros, com registro de 8,60 milímetros de chuva nas 24 horas anteriores. Já na quarta-feira (24), às 5h16, o nível caiu para 7,67 metros, apesar de uma precipitação maior, que totalizou 14,80 milímetros no mesmo período.
Em ambos os dias, o Rio Acre permaneceu bem abaixo da cota de alerta, fixada em 13,50 metros, e distante da cota de transbordo, que é de 14 metros, afastando, por ora, o risco de alagamentos na capital.
Comentários
Acre
Ministério Público do Acre emite nota sobre morte de ativista Moisés Alencastro
Recebemos com extrema cautela a informação veiculada pela mídia acerca da hipótese de que o homicídio de Moisés Alencastro tenha decorrido de latrocínio, especialmente diante do cenário do crime tal como descrito nas próprias reportagens.
Destacamos, ainda, a plena confiança no rápido e eficiente trabalho desempenhado pela Polícia Civil na elucidação do caso, inclusive, com a devida qualificação a ser dada ao crime. Desde o primeiro momento, a instituição tem empenhado esforços grandiosos para o enfrentamento deste delito, de modo a dar à sociedade a pronta resposta que se espera.
Comentários
Acre
Acidente entre moto e caminhonete deixa casal ferido em Sena Madureira
Um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e uma caminhonete deixou um casal ferido na tarde desta terça-feira (23), no município de Sena Madureira, no interior do Acre.
A colisão aconteceu na rua Augusto Vasconcelos, esquina com a rua Maranhão, nas proximidades da 4ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Conforme informações preliminares apuradas no local, o condutor da caminhonete teria avançado a via preferencial e atingido a motocicleta onde o casal trafegava.
Com o impacto, o condutor da moto, identificado inicialmente apenas como professor Fábio, foi arremessado e caiu dentro de um bueiro. A passageira, sua esposa — ainda não identificada oficialmente — caiu sobre a calçada e também ficou ferida.
Vídeos enviados à reportagem registram o momento exato da colisão e o atendimento prestado às vítimas logo após o acidente.
Policiais militares do setor de trânsito estiveram no local para isolar a área e controlar o fluxo de veículos, possibilitando o trabalho da perícia. O casal foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital João Câncio Fernandes para atendimento médico.
Até o fechamento desta matéria, não havia informações oficiais sobre o estado de saúde das vítimas. As circunstâncias do acidente serão apuradas pelas autoridades competentes.






Você precisa fazer login para comentar.