Cotidiano
MPAC discute medidas para combater criminalidade em bairro isolado de Xapuri

Por
Preocupado com os índices de criminalidade no bairro da Sibéria, em Xapuri, que é isolado do restante da cidade por se localizar na outra margem do Rio Acre, o promotor de justiça do município, Juleandro Martins, reuniu autoridades e moradores para discutir sobre a adoção de medidas urgentes para o problema.
Moradores do bairro têm procurado as autoridades locais para reclamar do aumento da violência e desordem na comunidade, em razão, sobretudo, do fechamento da balsa que faz a travessia do rio, a partir das 21 horas, deixando aquela parte da cidade completamente isolada dos serviços essenciais.

O promotor Juleandro Martins representou o órgão ministerial na reunião e, após ouvir os cidadãos presentes, cobrou melhorias na iluminação pública do bairro. De acordo com os moradores, muitas lâmpadas das vias públicas estão queimadas. Ele ainda ressaltou a importância da intensificação das ações da Polícia Militar no local.
O representante do Ministério Público também anunciou que vai instaurar procedimento na promotoria com o objetivo de provocar o Departamento de Estradas de Rodagem e Infraestrutura Hidroviária e Aeroviária (Deracre) para que a balsa funcione ininterruptamente até às 22h30 e, depois desse horário, a cada uma hora.
A prefeitura de Xapuri, por sua vez, se comprometeu em resolver, no prazo de 15 dias, o problema da falta de iluminação pública no bairro e também se propôs em reformar o posto policial da localidade, desativado há alguns anos. Outra reivindicação foi a instalação de câmeras filmadoras nas vias públicas.
Participaram da reunião representantes da associação de moradores do bairro, o juiz Luís Gustavo Alcalde Pinto, o prefeito Bira Vasconcelos, o presidente da Câmara, Eriberto Mota, o representante do Deracre no município, Eriédson Soares, o delegado Gustavo Henrique e o tenente Januário, da PM.
Comentários
Cotidiano
Prefeitura de Capixaba doa dois lotes ao Estado para construção da Delegacia da Polícia Civil
Áreas somam mais de 1,1 mil metros quadrados e doação prevê cláusulas de reversão caso a obra não seja executada

Foto: Reprodução/Internet
A Prefeitura de Capixaba publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (14) a Lei Municipal nº 984/2026, que autoriza a doação de dois lotes urbanos pertencentes ao município ao Estado do Acre. As áreas serão destinadas à construção da sede da Delegacia Geral da Polícia Civil no município.
De acordo com a legislação, os dois lotes são contíguos e estão localizados na rua Cristiane Vicente Cardoso, sem número. O primeiro imóvel, de matrícula nº 228, possui área total de 625 metros quadrados, enquanto o segundo, matrícula nº 229, tem 500 metros quadrados. Ambos foram desmembrados de áreas maiores e tiveram suas confrontações e limites definidos conforme certidões imobiliárias anexas à lei.
A norma estabelece que todas as despesas relacionadas à infraestrutura dos imóveis doados ficarão sob responsabilidade do Estado do Acre, isentando o município de quaisquer custos. A doação é condicionada à finalidade prevista e prevê que, caso as obras não sejam iniciadas no prazo de até dois anos após o registro em cartório, os imóveis retornarão automaticamente ao patrimônio municipal.
A escritura pública de doação deverá conter cláusulas de inalienabilidade e impenhorabilidade pelo prazo de dez anos, além de dispositivos que garantem a reversão dos lotes ao município em casos de não início das obras, não funcionamento da unidade policial, encerramento das atividades ou desvio de finalidade.
Em situação de reversão, o Estado poderá retirar apenas benfeitorias de fácil remoção, bens móveis e utensílios, dentro do prazo estipulado pela prefeitura. Já as benfeitorias úteis ou necessárias incorporadas ao imóvel não poderão ser removidas nem gerarão direito a indenização.
A lei também autoriza a utilização dos lotes como garantia em financiamentos voltados à construção da delegacia ou à aquisição de equipamentos, desde que mantida a cláusula de reversão, por meio de hipoteca em segundo grau, conforme a legislação federal vigente.
Comentários
Cotidiano
Erick Rodrigues confirma últimos treinamentos do elenco vascaíno

Foto Sueli Rodrigues: O atacante Titô deve ser um dos titulares na estreia
O técnico Erick Rodrigues confirmou a programação de treinamentos do Vasco visando o jogo de estreia no Campeonato Estadual. A partida contra o Rio Branco será disputada no sábado, 17, às 15 horas, no Tonicão.
“Vamos realizar mais três treinos. É fundamental movimentar os atletas e repetir os trabalhos para podermos fazer um grande jogo”, afirmou o treinador.
Antecipou pagamento
A diretoria do Vasco antecipou o pagamento do mês de janeiro nesta terça, 12.
“O objetivo é valorizar e motivar o grupo para o início do campeonato. A nossa meta é a conquista do título”, declarou Erick Rodrigues.
Elenco imunizado
O elenco do Vasco foi imunizado nesta quarta, 13, contra Gripe e Covid. O trabalho foi realizado pela equipe da URAP Rozangela Pimentel, do bairro Calafate.
Comentários
Cotidiano
Maurício Carneiro espera liberação de Marcos Júnior para definir o Galvez

Foto Gilson Melo: Maurício Carneiro vai fazer os últimos ajustes no Imperador
O técnico Maurício Carneiro comanda um trabalho tático nesta quarta, 14, e vai definir os titulares do Galvez para o confronto contra o São Francisco. A estreia do Imperador será nesta quinta, 15, às 19 horas, no Tonicão.
O meia Marcos Júnior, principal contratação do Imperador, ainda não foi liberado pela Federação Paulista de Futebol e é a única dúvida.
Daniego integrado
Depois de resolver problemas particulares, o atacante Daniego retornou aos treinamentos no Imperador. O atleta é um remanescente do elenco vice-campeão em 2025.
Lutar pelo título
O presidente do Galvez, Igor Oliveira, afirmou ter montado o elenco da atual temporada para lutar pela conquista do título.
“Realizamos um grande investimento e temos objetivos ousados para 2026”, declarou o dirigente.

Você precisa fazer login para comentar.