Acre
MPAC debate projeto para interlocução entre Procuradorias e Promotorias Criminais
Na última segunda-feira (29), a procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Rita de Cássia Nogueira, recebeu a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Procuradorias e Promotorias de Justiça Criminais (Caop Criminal), promotora de Justiça Aretuza de Almeida Cruz, para um debate sobre um novo projeto do Caop.
O objetivo do projeto, ainda em desenvolvimento, é criar um canal permanente de comunicação entre as Procuradorias e Promotorias de Justiça Criminais, visando o aperfeiçoamento da atuação ministerial. A iniciativa, idealizada pela promotora Aretuza Cruz, prevê diversas visitas aos membros e a coleta de contribuições para a definição da metodologia a ser implementada.
No âmbito do MP, os promotores de Justiça atuam no primeiro grau de jurisdição, nas Varas onde atuam os juízes de Direito. Os procuradores de Justiça, por sua vez, oficiam perante órgãos judiciais de segundo grau, em recursos junto ao Tribunal de Justiça e participam das sessões colegiadas das Câmaras Cíveis e Criminais, compostas por desembargadores.
Durante o encontro, a procuradora de Justiça Rita de Cássia enfatizou a importância da integração entre o primeiro e o segundo grau para a efetividade da atuação do Ministério Público.
“O Ministério Público é uno e indivisível. Por isso, o ideal é que estejamos alinhados, integrados, que conversemos mais, que haja maior integração entre o primeiro e o segundo grau, visando o fortalecimento da atuação do Ministério Público e, em consequência, uma defesa mais eficiente dos interesses da sociedade”, afirmou a procuradora.
A promotora Aretuza Cruz ressaltou que o projeto busca fortalecer o diálogo e a troca de experiências entre os membros do MP que atuam em ambos os graus. “Nossa intenção é visitar os colegas para colher suas opiniões sobre a viabilidade da proposta e, a partir dessas contribuições, definir a metodologia a ser adotada”, explicou.
Fonte: Ministério Publico – AC
Comentários
Acre
Nicolau nega pré-candidatura ao governo e diz que é candidato à reeleição
Presidente da Aleac diz que viagens pelo estado são institucionais e mantém disposição para aliança com o governador

Nicolau afirmou que as agendas que têm cumprido são institucionais, frisou que é candidato à reeleição, mas salientou que esta à disposição do partido e do governador Gladson Cameli. Foto: arquivo
Durante o lançamento da Operação Verão na manhã desta sexta-feira, dia 25, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior (PP), rebateu especulações sobre suposta pré-campanha ao governo do estado. O parlamentar, que tem percorrido diversos municípios, garantiu que suas agendas são estritamente institucionais e reafirmou lealdade ao governador Gladson Cameli.
“Minha prioridade é a reeleição para a Aleac. Estou viajando para cumprir meu papel como presidente da Casa, aproximando o Legislativo da população”, declarou Nicolau Júnior.
O deputado, no entanto, deixou claro que segue alinhado com o PP: “Sempre estive à disposição do partido e do governador Gladson, que é nosso líder”.
A declaração ocorre em meio a rumores sobre possíveis disputas na sucessão estadual. Nicolau Júnior, considerado nome forte no PP, manteve discurso de união com o atual governo, enquanto reforçava seu trabalho à frente do Legislativo acreano. Analistas políticos interpretam o posicionamento como manutenção de opções estratégicas para 2026.
Comentários
Acre
Governador Gladson Cameli visita município de Epitaciolândia para acompanhar Operação Verão
Gladson Cameli e comitiva estadual acompanham serviços de recuperação de vias urbanas em parceria com a prefeitura

Governador do Acre Gladson Cameli, à vice-governadora Mailza Assis e o Presidente da ALEAC Nicolau Júnior em nosso município. Foto: cedida
Epitaciolândia, 25 de abril de 2025 – O governador Gladson Cameli esteve nesta sexta-feira (25) no município de Epitaciolândia para acompanhar de perto os trabalhos da Operação Verão, que está recuperando as principais vias da cidade. Acompanhado pela vice-governadora Mailza Assis e pelo presidente da Assembleia Legislativa Nicolau Júnior, o chefe do Executivo estadual foi recebido pelo prefeito Sérgio Lopes.
Durante a visita, a comitiva percorreu diversos pontos da cidade onde estão sendo realizados serviços de tapa-buracos, uma ação conjunta entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal. “Estamos unindo forças para melhorar a qualidade de vida da população. Nossa gestão está totalmente à disposição para continuar este trabalho em parceria”, afirmou o prefeito Sérgio Lopes.

O governador Gladson Cameli, acompanhado pela vice-governadora Mailza Assis e pelo presidente da Assembleia Legislativa Nicolau Júnior, foi recebido pelo Prefeito Sérgio Lopes. Foto: cedida
A Operação Verão faz parte de um conjunto de medidas para melhorar a infraestrutura urbana em todo o estado. Em Epitaciolândia, cidade estratégica na fronteira com a Bolívia, as ações ganham ainda mais relevância pelo fluxo intenso de veículos e pedestres.
O governador Gladson Cameli destacou que a parceria com os municípios é fundamental para garantir melhores condições de tráfego e mobilidade para todos os acreanos.

Governador Gladson vistoria obras da Operação Verão em Epitaciolândia. Foto: cedida
Comentários
Acre
Ataque a tiros deixa dois estudantes e uma mulher feridos no Segundo Distrito de Rio Branco
Criminosos armados em motocicleta dispararam contra vítimas em via pública no bairro Santa Helena; Polícia suspeita de ação ligada a organização criminosa
Na noite desta sexta-feira (25), dois estudantes da escola Leôncio de Carvalho e uma mulher foram alvos de um ataque a tiros no bairro Santa Helena, no Segundo Distrito de Rio Branco. O crime ocorreu por volta das 19h na Rua Monte Sinai e deixou três pessoas feridas, entre elas uma adolescente de 17 anos, um rapaz de 16 e Ênila da Silva Santos, de 27 anos, que estava com um bebê no colo — a criança não foi atingida.
De acordo com a Polícia Militar, os adolescentes retornavam da escola quando foram surpreendidos por dois homens em uma motocicleta. O passageiro do veículo fez um gesto característico de facções criminosas e, em seguida, disparou pelo menos seis vezes contra as vítimas.
A jovem de 17 anos foi atingida na perna esquerda, com fratura no fêmur após o projétil atravessar o membro. O estudante de 16 anos sofreu um ferimento no glúteo esquerdo, com o projétil alojado na região dos testículos. Ênila, que passava pelo local em uma bicicleta com o filho, foi baleada no pé esquerdo.
Mesmo feridos, o adolescente e Ênila conseguiram chegar até a Travessa Osvaldo, onde receberam ajuda de moradores. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e enviou duas ambulâncias para prestar socorro. As vítimas foram levadas ao Pronto-Socorro de Rio Branco e estão em estado estável.
Policiais do 2° Batalhão estiveram no local, isolaram a área para perícia e deram início às buscas pelos autores do crime, que fugiram sem deixar pistas. O caso está sob investigação da Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil e será repassado à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
A motivação do ataque ainda está sendo apurada, mas a hipótese de envolvimento de organização criminosa é considerada pela polícia.
Você precisa fazer login para comentar.