fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

MPAC comemora 56 anos

Publicado

em

Em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) reuniu nesta sexta-feira (26) membros, servidores e autoridades civis e militares para celebrar os 56 anos de sua criação. A cerimônia ocorreu no auditório do Edifício-Sede e ainda homenageou membros que pediram recentemente aposentadoria.

Presidida pela procuradora-geral de Justiça, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, a sessão foi acompanhada por representantes dos três Poderes: o governador do estado, Gladson Cameli, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nicolau Júnior, e o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Elcio Sabo, representando o Poder Judiciário.

Logo após o Território do Acre adquirir autonomia política, tornando-se estado, em 1963 o governador José Augusto de Araújo assinou a lei que criava a estrutura administrativa, e nela estava presente o Ministério Público, órgão que nascia vinculado ao Poder Executivo. O primeiro procurador-geral do estado nomeado foi Lourival Marques.

Sobrinha do governador José Augusto, primeiro governador eleito democraticamente, a procuradora-geral Kátia Rejane lembrou a efeméride como um acontecimento que também envolve um sentimento pessoal. Ela destacou os avanços e cenários desafiadores, bem como agradeceu o apoio da sociedade e o diálogo com as outras instituições.

“Nós somos o Ministério Público e reunimos mais de meio século de trajetória. E ao refletirmos sobre isso, um sentimento de júbilo nos invade, pois, mesmo em cenários de desafios enfrentados nos últimos tempos, temos alcançado a grata satisfação de não só avançarmos no cumprimento das funções constitucionais, mas também nos tornarmos referência em atuação focada na resolução dos problemas sociais”, disse Kátia Rejane.

Em seu discurso, o governador do estado chamou a atenção para a importância do MPAC na orientação da administração pública, no acompanhamento das políticas públicas e na promoção de cidadania. “O Ministério Público, além de cumprir com suas atribuições legais, tem conduzido um trabalho social, levando até a comunidade. E as nossas parcerias com o MP serão cada vez mais ampliadas para que a população se sinta segura, atendida.”

Durante a sessão do Colégio de Procuradores, o promotor de Justiça Felisberto Fernandes da Silva Filho e a procuradora de Justiça Vanda Denir Milani foram homenageados com uma placa de agradecimento pelos serviços prestados ao Ministério Público. Após anos de atuação no órgão ministerial, ambos pediram recentemente aposentadoria.

Palestra

Logo depois de encerrada a sessão solene, o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) ofereceu uma palestra aos membros, servidores e à comunidade sobre o modelo acusatório de processo penal. O procurador de Justiça Danilo Lovisaro, que também é professor universitário e cursa doutorado na área, ministrou a palestra.

Utilizando o direito comparado, ele apresentou os modelos de processo penal existentes no mundo. Segundo o procurador, a discussão é oportuna, principalmente quando o Congresso Nacional discute um novo Código de Processo Penal para o País. “Ao se definir a estrutura acusatória de processo, nós temos que saber o que é esse modelo, e é preciso andar nas origens, para ver se estamos no caminho certo”, explicou.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

9ª Copa Arasuper de Futebol Soçaite terá solenidade de abertura e jogo

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: A Copa Arasuper é bem disputa e com muita rivalidade

Começa nesta quinta, 24, a partir das 19 horas, na Chácara Arasuper, a 9ª Copa de Futebol Soçaite. Será realizada a solenidade de abertura e o jogo de abertura da competição.

“A Copa movimenta os funcionários de todas as lojas e transformou-se em um evento do grupo Arasuper”, comentou o empresário Adem Araújo.

Escolha da musa

A escolha da musa da Copa do evento faz parte da abertura e após o desfile, por meio de sorteio, é definido o primeiro jogo do torneio.

“Vamos ter a presença das torcidas e muita disputa entre as candidatas a musa. É importante valorizar os colaboradores”, declarou Adem Araújo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Santa Cruz e Andirá disputam semifinal do Campeonato Estadual

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: O lateral Vini é uma das opções de ataque do Santa Cruz

Santa Cruz e Andirá decidem nesta quinta, 24, a partir das 16 horas, na Arena da Floresta, quem será o primeiro finalista do Campeonato Estadual Sub-20. Os dois times entram em campo sem vantagem e se o jogo terminar empatado, o classificado para decisão vai ser definido nas cobranças de penalidades.

Santa Cruz é favorito

O Santa Cruz vai para o confronto diante do Andirá com força máxima. A Capivara venceu os 11 jogos disputados no torneio e por isso é favorita.

“Vamos propor o jogo desde o início. Nosso adversário marca forte e não podemos mudar a maneira de atuar”, declarou o técnico Pedro Balu.

Aposta na marcação

Depois de eliminar o Humaitá, um dos favoritos ao título, o Andirá vai apostar na marcação e nos contra-ataques.

“Não iremos mudar a maneira de atuar. Uma linha de cinco no meio-campo e no ataque muita velocidade. Iremos enfrentar a melhor equipe do campeonato”, afirmou o treinador João Paulo Lourenço.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Galvez e Rio decidem quem será o 2º finalista do Estadual

Publicado

em

Galvez e Rio Branco decidem nesta quinta, 24, a partir das 18 horas, na Arena da Floresta, a segunda vaga para a final do Campeonato Estadual Sub-20. As duas equipes entram em campo sem vantagem e se a partida terminar empatada, o classificado vai ser definido nas cobranças de penalidades.

Galvez sem mudanças

O técnico Eriano dos Santos resolveu não realizar mudanças no Galvez para o confronto contra o Rio Branco. A prioridade após a classificação nas quartas foi a recuperação física do elenco.

“E um jogo grande e sabemos da qualidade individual dos jogadores adversários. Precisamos fazer uma partida sem erros para disputar a decisão”, comentou o treinador do Imperador.

Raphael volta no Estrelão

O atacante Raphael será a novidade do Rio Branco no duelo semifinal. O atleta cumpriu suspensão diante do Vasco e é uma peça importante no setor ofensivo.

Comentários

Continue lendo