Conecte-se conosco

Acre

MP investiga médico acusado de negar atendimento a criança de 1 ano após chamá-la de mal-educada em hospital do AC

Publicado

em

Mãe denunciou que médico chamou menino de mal-educado e expulsou ela e o filho do consultório no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul.

O Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) instaurou uma notícia de fato para apurar a conduta do médico Pedro Abreu, que foi denunciado pela auxiliar de cozinha Vitória Nery de ter negado atendimento ao filho dela Pietro, de 1 ano e 11 meses. O caso ocorreu, segundo ela, no último dia 21 de fevereiro no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre.

A mãe contou que o médico começou a atender o menino, mas se incomodou com o comportamento dele durante a consulta, o chamou de mal-educado e ainda teria rasgado a receita de medicamentos que estava passando e a folha da triagem. Em seguida, pediu que Vitória saísse do consultório com o filho pedindo e chegou a chamar um segurança do hospital.

Ao g1, o médico disse que nunca negou atendimento a paciente e que tem um prontuário no hospital que prova essa alegação.

“A respeito de tudo que fora dito pela mãe da criança, inclusive pelos xingamentos proferidos a mim por ela, no meu ambiente de trabalho, já entramos com ação judicial. Sobre a investigação, estou disposto a prestar todas as informações que me forem interrogadas. Não devo nada. Está tudo escrito no prontuário do paciente, inclusive. Graças a Deus tenho a mania de anotar tudo que acontece no prontuário do paciente”, disse o médico.

Conforme o MP-AC, o procedimento assinado pelo promotor Ocimar Sales Júnior, tem o objetivo de reunir elementos sobre o caso, para viabilizar uma futura atuação no âmbito cível da tutela em saúde.

O coordenador médico do Hospital do Juruá, Ozi Câmara, informou que o caso vai ser analisado pela direção clínica e pela Comissão de Ética Médica da unidade de saúde.

Em caráter preliminar, foram determinadas providências para coleta dos elementos de prova, assim como foram expedidos ofícios à direção do Hospital do Juruá, solicitando a ficha funcional do médico e ao Conselho Regional de Medicina do Acre, a fim de confirmar a instauração de procedimento ético em desfavor do profissional.

O CRM-AC também informou que vai apurar o caso e destacou que os procedimentos administrativos tramitam em sigilo na autarquia, por força de lei.

A mãe relatou que dias antes tinha procurado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade porque o filho apresentava sintomas gripais e, sem conseguir resolver a situação, decidiu levá-lo ao Hospital do Juruá. Mas acabou sendo surpreendida pelos momentos de constrangimento no consultório da unidade.

“Nunca imaginei que uma situação dessa pudesse acontecer, me expulsou da sala e eu saí do hospital sem receber nenhum tipo de atendimento médico, meu filho doente. Depois, voltei lá para falar com a gerência e foi aí que eles me encaminharam para outro médico”, contou.

Vitória chegou a gravar o momento que estava no consultório, depois que o segurança chegou para tirá-la do local. Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia geral de Polícia Civil de Cruzeiro do Sul.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Primeira semana de março terá chuvas diárias e instabilidade em Rio Branco

Publicado

em

Previsão indica 100% de probabilidade de precipitação entre 2 e 8 de março, com calor intenso e alta umidade

A primeira semana de março será marcada por instabilidade climática em Rio Branco. Entre os dias 2 e 8 de março de 2026, a capital acreana deve registrar chuvas diárias, com 100% de probabilidade de precipitação ao longo de todo o período. Os volumes previstos variam de 3,7 mm a 23 mm, enquanto as temperaturas devem oscilar entre 22 °C e 33 °C.

De acordo com a previsão meteorológica, além da frequência das chuvas, a umidade relativa do ar permanece elevada, atingindo índices próximos de 97%. A sensação térmica pode ultrapassar os 30 °C em alguns dias, especialmente na terça-feira (3), quando o calor será mais intenso.

Previsão dia a dia

Segunda-feira (2)
Chuva moderada com acumulado estimado em 10 mm. Temperaturas variam entre 23 °C e 29 °C, com sensação térmica podendo atingir 32 °C. Umidade relativa do ar em torno de 89%.

Terça-feira (3)
Dia mais quente da semana, com máxima de 33 °C e mínima de 22 °C. Sensação térmica pode chegar a 38 °C. Previsão de chuva leve e índice de radiação ultravioleta muito alto (nível 14). Umidade mínima de 58%.

Quarta-feira (4)
Previsão de 9,5 mm de chuva, com temperaturas entre 23 °C e 29 °C. Sensação térmica pode alcançar 33 °C. Umidade volta a subir, chegando a 84%.

Quinta-feira (5)
Dia com maior volume de chuva da semana, com cerca de 23 mm previstos. Temperatura máxima de 24 °C e mínima de 22 °C. Umidade relativa do ar atinge 97%.

Sexta-feira (6)
Chuva leve com acumulado de 3,7 mm. Temperaturas variam entre 22 °C e 28 °C, com sensação térmica podendo alcançar 30 °C. Umidade em torno de 86%.

Sábado (7)
Chuva moderada prevista, com cerca de 15 mm. Mínima de 22 °C e máxima de 26 °C. Umidade relativa do ar pode chegar a 94%.

Domingo (8)
Encerrando a semana, a previsão aponta chuva moderada, com acumulado de 11 mm. Temperaturas entre 22 °C e 28 °C, com sensação térmica de até 32 °C. Umidade permanece alta, em torno de 78%.

Comentários

Continue lendo

Acre

Justiça mantém condenação do Estado do Acre por falha em laqueadura

Publicado

em

Mulher que engravidou após procedimento durante o parto será indenizada em R$ 30 mil por danos morais

A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Acre manteve a condenação do Estado do Acre ao pagamento de R$ 30 mil por danos morais a uma mulher que engravidou após realizar laqueadura durante o parto. A decisão foi unânime e o acórdão foi publicado na edição nº 7.966 do Diário da Justiça, nesta segunda-feira (3).

Segundo o processo, a paciente enfrentou uma gestação de risco e, por orientação médica, optou pela laqueadura no momento do nascimento do filho, com o objetivo de evitar novas gestações. Mesmo após o procedimento, ela descobriu outra gravidez em dezembro de 2021, após apresentar mal-estar.

A mulher acionou a Justiça e apontou falha no atendimento da rede pública de saúde. Argumentou que a nova gestação trouxe impactos à saúde e à situação financeira da família.

O pedido foi aceito em primeira instância. O Estado recorreu da decisão, mas o colegiado confirmou a sentença, mantendo a indenização por danos morais.

Comentários

Continue lendo

Acre

Ação de vacinação da Prefeitura de Rio Branco contra meningite resulta na imunização de cerca de mil pessoas

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alcançou um resultado expressivo na ação de combate à meningite realizada na capital. A mobilização resultou na imunização de cerca de 1.000 pessoas, reforçando o compromisso da gestão municipal com a prevenção e a saúde pública.

Foto de vacinação contra miningite
Foram aplicadas 800 doses contra a meningite, 160 contra a Influenza e 49 contra o HPV, demonstrando ampla adesão da população à campanha. (Foto: Bruna Giovanna/Secom)

Ao todo, foram aplicadas 800 doses contra a meningite, 160 contra a Influenza e 49 contra o HPV, demonstrando a ampla adesão da população à campanha. A vacina Meningocócica ACWY (conjugada) é um imunizante inativado que protege contra quatro tipos (sorogrupos A, C, W e Y) da bactéria Neisseria meningitidis, causadora de meningite e infecções generalizadas. Indicada para crianças (a partir de 2 meses), adolescentes e adultos, sua principal vantagem é a ampla proteção contra diferentes cepas da doença.

Vacina Conjugada
Vacina Meningocócica ACWY (conjugada) é um imunizante inativado que protege contra quatro tipos da bactéria Neisseria meningitidis, causadora de meningite e infecções generalizadas. (Foto: Bruna Giovanna/Secom)

A ação ocorreu em cinco pontos estratégicos da capital. As quatro Unidades de Referência de Atenção Primária (URAPs) atenderam a população das 7h às 17h, enquanto o ponto instalado no Via Verde Shopping funcionou das 14h às 22h, facilitando o acesso, principalmente para trabalhadores e famílias que não conseguem ir às unidades de saúde durante a semana.

Foto de vacinação
Ação ocorreu em cinco pontos estratégicos da capital, um deles o Via Verde Shopping. (Foto: Bruna Giovanna/Secom)

De acordo com a técnica de enfermagem da Vigilância em Saúde, Sâmmia Crystina, a grande procura demonstrou a conscientização da população sobre a importância da imunização.

Foto de Sâmmia Crystina
“Essa ação foi muito importante porque levou a vacina para mais perto das pessoas”, destacou Sâmmia Crystina. (Foto: Bruna Giovanna/Secom)

“Essa ação foi muito importante porque levou a vacina para mais perto das pessoas. Muita gente aproveitou a oportunidade para se proteger contra a meningite, além da gripe e do HPV”, destacou a profissional.

Entre os vacinados estava o adolescente Nicolas Afonso, de 12 anos, que recebeu três imunizantes. Para ele, a vacinação é uma forma de se proteger contra doenças graves.

Foto de Nicolas Afonso
O adolescente Nicolas Afonso, de 12 anos, recebeu três imunizantes. (Foto: Bruna Giovanna/Secom)

“É importante se imunizar, principalmente contra a meningite, que é uma doença perigosa. Agora sei que estou protegido”, afirmou o adolescente.

Pais e responsáveis também aprovaram a iniciativa. Lia Pessoa, mãe da adolescente Yasmim Pessoa, de 13 anos, ressaltou a importância da campanha.

Foto de Lia Pessoa
Lia Pessoa, mãe da adolescente Yasmim Pessoa, de 13 anos, ressaltou a importância da campanha. (Foto: Bruna Giovanna/Secom)

“É uma ação de extrema relevância. A prefeitura está facilitando para que os pais mantenham a caderneta de vacinação dos filhos em dia”, disse a mãe.

Foto de Dávila Reis e Lívia Andrade
A advogada Dávila Reis, mãe de Lívia Andrade, de 12 anos, destacou a praticidade da ação realizada no Via Verde Shopping. (Foto: Bruna Giovanna/Secom)

Já a advogada Dávila Reis, mãe de Lívia Andrade, de 12 anos, destacou a praticidade da ação realizada no Via Verde Shopping. “Fiquei sabendo pelas redes sociais e achei excelente. A gente vem ao shopping e já aproveita para vacinar. Isso protege nossos filhos e toda a população”, pontuou Reis.

O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, avaliou a ação como um sucesso e reforçou que novas estratégias semelhantes continuarão sendo realizadas.

Foto de Rennan Biths
“Nosso objetivo é ampliar cada vez mais o acesso à vacinação, proteger a população e prevenir doenças que podem ser graves”, afirmou Biths. (Foto: Bruna Giovanna/Secom)

“Alcançar mil pessoas vacinadas mostra que estamos no caminho certo. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais o acesso à vacinação, proteger a população e prevenir doenças que podem ser graves”, afirmou o gestor.

Vacinacao contra Miningite Fotos Bruna Giovanna 18
Vacinacao contra Miningite Fotos Bruna Giovanna 17
Vacinacao contra Miningite Fotos Bruna Giovanna 16
Vacinacao contra Miningite Fotos Bruna Giovanna 15
Vacinacao contra Miningite Fotos Bruna Giovanna 14
Vacinacao contra Miningite Fotos Bruna Giovanna 10
Vacinacao contra Miningite Fotos Bruna Giovanna 9
Vacinacao contra Miningite Fotos Bruna Giovanna 8
Vacinacao contra Miningite Fotos Bruna Giovanna 7
Vacinacao contra Miningite Fotos Bruna Giovanna 6
Vacinacao contra Miningite Fotos Bruna Giovanna 5

<p>The post Ação de vacinação da Prefeitura de Rio Branco contra meningite resulta na imunização de cerca de mil pessoas first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo