Acre
Motorista morre com cabeça esmagada em acidente de trânsito em Rio Branco
Populares e Samu tentam reanimação, mas o óbito foi confirmado no local.
Na noite deste sábado (15), Romário Teixeira Martins, de 32 anos, sofreu um acidente fatal no km 1 da rodovia AC-10, conhecida como Estrada de Porto Acre, em Rio Branco.
Testemunhas relataram que Romário dirigia um carro modelo Fox, de cor preta e placa NAA-8755, em alta velocidade no sentido Porto Acre/Rio Branco. Ao passar direto em uma curva, o veículo invadiu o terreno de uma residência à margem da rodovia. No trajeto, Romário foi arremessado para fora do carro, que acabou caindo sobre ele, esmagando sua cabeça. Ele sofreu fraturas na face e exposição de massa encefálica, além de uma fratura exposta na perna, morrendo antes de receber atendimento médico.
Populares que passavam pelo local tentaram ajudar Romário. Entre os presentes, um técnico de enfermagem realizou as primeiras manobras de reanimação, mas sem sucesso. Uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou ao local, mas os socorristas só puderam atestar o óbito de Romário.
Policiais militares do Batalhão de Trânsito isolaram a área para a realização da perícia criminalística. Após os procedimentos, os auxiliares de necropsia do Instituto Médico Legal (IML) recolheram o corpo de Romário para exames cadavéricos. O veículo permaneceu no local, sob a responsabilidade da família proprietária da casa e do terreno onde o carro parou.
Comentários
Acre
Cavalgada vai permitir só 2 pessoas por quadriciclo; carretinhas serão proibidas
A tradicional Cavalgada, considerada um dos momentos mais aguardados da Expoacre, marca a abertura da festa que celebra os 50 anos da maior feira de negócios e de entretenimento do Acre. Em 2025, o desfile de cavalos, jipes, quadriciclos e pedestres é organizado pela Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete).
O evento abre oficialmente a programação da Expoacre, que este ano será realizada de 26 de julho a 3 de agosto, no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco. A concentração está prevista para sábado, 26, às 7h, em pontos estratégicos do Segundo Distrito da capital.
Os participantes estarão distribuídos em dois trechos, sendo o primeiro compreendido entre a Antiga Acrediesel até a AC-01, na rotatória do Arasuper, que estará reservada para cavalos e jipes. O segundo trecho, que compreende a rua 24 de Janeiro, será de exclusividade dos quadriciclos. Entre as novidades deste ano está a ausência de comitivas de caminhonetes no percurso.
Para o secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, o diferencial da Expoacre 2025 é a comemoração das 50ª edições da feira. “Tenho certeza que esse ano a Expoacre vai ficar para a história. Para a Cavalgada, teremos policiamento ostensivo da Polícia Militar, além de 80 agentes de segurança privada, câmeras de monitoramento por todo o percurso, duas ambulâncias e duas motolâncias, com equipes de saúde, que estarão de prontidão. Nossa orientação é que as pessoas venham com a finalidade de se divertir, acompanhar a cavalgada, curtir a música, beber com moderação e, claro, não maltratar os animais”, destaca.
Segundo Jackson Viana, diretor de Turismo da Sete, as inscrições devem ser feitas até um dia antes da Cavalgada. “Nós estamos com todo o regramento relacionado à documentação necessária, tanto dos animais quanto dos veículos, para que consigamos ter todo esse controle de quem são os responsáveis, para que tenhamos segurança durante a Cavalgada. Ao fazer a inscrição, as pessoas receberão numerações, que deverão ser colocadas obrigatoriamente no cavalo ou quadriciclo”, ressalta.
De acordo com a coordenação da Cavalgada, serão permitidas apenas duas pessoas por quadriciclo. Além disso, não será permitido direção para pessoas com idade inferior a 18 anos, bem como o consumo de bebidas alcoólicas e o uso de carretinhas. Após o encerramento, o embarque dos quadriciclos será pela Via Verde, atrás do Hospital de Amor. Já os cavalos têm autorização para seguir até o Parque de Exposições. Os jipes têm livre circulação após o encerramento da festa.
Neste ano, trios elétricos vão animar o trajeto com atrações como Trio Furacão, Eduardo Casseb, Davi Rocha, Vini Rodrigues, Hangel Borges, Marquinhos Araújo, Bruna Robert, Dj Todinho, Dj El Mascarado e DJ Black.
Inscrições
As inscrições para os participantes que vão a cavalo será entre 18 e 25 de julho, na sede do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), na Travessa Santa Inês, 149, no bairro Aviário, das 8h30 às 15h.
Para efetuar a inscrição é necessário apresentar o Guia de Transporte Animal (GTA), o exame de anemia infecciosa equina (AIE) e cópia do RG e CPF do responsável pelo animal.
Aos participantes que vão de quadriciclo e jipes, as inscrições iniciam na quinta-feira, 17, e seguem até 25 de julho, na sede da Sete, localizada na Rua Floriano Peixoto, 470, Centro, das 8h30 às 15h. É necessário apresentar cópia do RG, CPF ou carteira nacional de habilitação (CNH) do motorista, além do documento do veículo jipe.
Fonte: Agência de Notícias do Acre
Comentários
Acre
Onda de frio moderado chega ao Acre com ventos intensos nesta quinta

Foto: Jardy Lopes/ac24horas
O Acre será novamente atingido por uma frente fria nesta quinta-feira, 17, com a chegada da sexta onda de frio polar de 2025, segundo previsão do pesquisador Davi Friale. O fenômeno, conhecido na região como friagem, virá acompanhado de ventos fortes vindos do sudeste e vai derrubar as temperaturas em todo o estado, especialmente no fim de semana.
A previsão é que entre sexta (18) e segunda-feira (21), as mínimas fiquem entre 13°C e 16°C nas cidades do vale do Acre, como Rio Branco e Brasileia, e entre 16°C e 19°C em municípios do vale do Juruá, como Cruzeiro do Sul. No período, as máximas não devem passar dos 26°C, com sensação térmica ainda mais baixa por conta dos ventos.
Friale destaca que o frio será mais perceptível nas manhãs, com as menores temperaturas sendo registradas ao nascer do sol. No município amazonense de Boca do Acre, vizinho ao estado, a mínima também deve cair para 15°C a 18°C durante o fim de semana.
Apesar da influência do ar polar, há possibilidade de chuvas rápidas e isoladas nesta quinta-feira, 17, principalmente na região central do estado e no Juruá. Em algumas áreas, não se descartam pancadas mais intensas.
Comentários
Acre
Governador Gladson Cameli articula agenda estratégica com parlamentares para impulsionar desenvolvimento do Acre
Reuniões com deputados estaduais e federais buscam alinhar ações do governo e fortalecer parcerias em benefício do estado

Em um dia dedicado à articulação política, o governador Gladson Cameli promoveu nesta quarta-feira, dia 16, uma série de encontros estratégicos com parlamentares acreanos para tratar de ações prioritárias para o desenvolvimento do estado. A agenda contou com a presença de importantes nomes do legislativo estadual e federal, demonstrando a busca por sinergia entre os poderes.
Ao lado do secretário da Casa Civil, Jonathan Xavier Donadoni, e do secretário de governo da Secretaria de Estado de Governo (Segov). o chefe do executivo recebeu:
O deputado estadual Afonso Fernandes (PL)
O líder do governo na Assembleia Legislativa, Manoel Moraes (PP)
O deputado federal Eduardo Veloso (União Brasil)

Ao lado do secretário da Casa Civil, Jonathan Xavier Donadoni, e do secretário de Governo, o chefe do executivo recebeu os parlamentares acreanos. Foto: captada
As reuniões, realizadas no âmbito do Palácio Rio Branco, tiveram como foco principal o alinhamento de projetos e políticas públicas que demandam atuação conjunta entre governo e legislativo. “Estamos fortalecendo essas parcerias fundamentais para avançar com nossas metas para o Acre”, destacou o governador, sinalizando a importância do diálogo constante com os representantes do povo.

O líder do governo na Assembleia Legislativa, Manoel Moraes (PP), estava na agenda que contou com a presença de importantes nomes do legislativo estadual e federal. Foto: captada
Analistas políticos avaliam que a agenda reforça a estratégia do governo de manter canais abertos com as bancadas parlamentares, essenciais para a aprovação de projetos e captação de recursos federais. A presença de representantes de diferentes partidos demonstra o caráter suprapartidário da articulação em prol do desenvolvimento estadual.
Você precisa fazer login para comentar.