Conecte-se conosco

Geral

Motorista do governo há quase 44 anos é condecorado pelo governador com a Ordem da Estrela do Acre

Publicado

em

Com mais da metade dos seus 76 anos de vida servindo ao governo do Acre como motorista na então representação em Brasília e hoje Secretaria de Assuntos Federativos (Serf), o servidor Antônio Cordeiro da Silva foi condecorado pelo governador Gladson Cameli, neste domingo, 6, com a Ordem da Estrela do Acre, no grau de Cavaleiro, em Rio Branco.

Governador homenageia servidor Antônio Cordeiro, motorista do Estado há quase 44 anos. Foto: Diego Gurgel/Secom

A comenda é oferecida para pessoas cujo trabalho prestado ao Estado seja considerado digno do reconhecimento. A homenagem foi realizada durante a inauguração do Museu dos Povos Acreanos, dentro das festividades do aniversário da Revolução Acreana.

“Seu Cordeirinho” – como o servidor é conhecido – recebeu a comenda das mãos do governador Gladson Cameli que, em uma das suas recentes viagens a Brasília, falou pessoalmente ao servidor da sua vontade de homenageá-lo e o convidou para ir ao Acre receber a honraria. Ao entregar a comenda para o servidor, o gestor destacou o profissionalismo, dedicação e discrição do servidor.

Governador afirmou-se orgulhoso de homenagear o sevidor, de 76 anos. Foto: Diego Gurgel/Secom

“O mínimo que um governador pode fazer é dizer muito obrigado pelo seu trabalho, pela sua dedicação”, disse o governador, que ressaltou a importância do reconhecimento ao trabalho do seu Cordeirinho, afirmando que também se estende aos demais servidores do Estado, “Cordeiros, Franciscos, Marias, servidores públicos que aqui se encontram, que amam, que se dedicam no dia a dia”, disse o governador, que ainda concluiu:  “Eu tenho orgulho de estar lhe homenageando”.

Antônio Cordeiro na cerimônia de condecoração entre o governador e o chefe da Casa Civil, Jonathan Donadoni. Foto: Diego Gurgel/Secom

“É muita bênção”, resumiu seu Cordeirinho sobre a homenagem, afirmando-se privilegiado por trabalhar para o Acre e com os acreanos, destacando que ser laureado pelo governo consagra essa jornada. “Eu agradeço a Deus, por permitir que eu faça meu serviço direito,  com amor e sem problema. E ao governador, que sempre me tratou bem e faz esse reconhecimento ao meu trabalho”, declarou, agradecendo ainda a todos os colegas de trabalho e demais envolvidos, pelo apoio.

Desafio

Estatura pequena, coração grande, jeito amigável e sempre disposto a ajudar a todos, Antônio Cordeiro da Silva chegou à Serf próximo ao fim de 1978, quando era pago via recibo. Depois foi contratado, aposentou-se, voltou ao trabalho com cargo de confiança e continua na ativa. Somados os períodos iniciais e de contrato, são quase 44 anos de trabalho no mesmo órgão e na mesma função, o que significa mais da metade dos seus 76 anos, ou seja, da sua vida.

Essa história começou com um desafio surgido na juventude. Filho de Manoel Cordeiro e de Vicença Tertulina da Silva, seu Cordeirinho nasceu em Picuí, na Paraíba, numa família de 13 irmãos. Ele conta que não tinham muito dinheiro, mas não passavam necessidades. Ele mesmo tinha um bar e vivia tranquilo. Certo dia, colegas que vinham trabalhar em Brasília o desafiaram, apostando que ele não teria essa coragem. Mas Cordeirinhho disse que sim. “Vim pra manter a palavra”, lembra rindo.

Foi primeiro para Goiânia (GO). Mas não conseguiu enfrentar a altura dos andaimes das construções. “Quando olhei aquelas alturas, desisti”, conta rindo mas lembra que na época não foi engraçado, porque “a vida ficou difícil”. Em 1975, aos 18 anos, veio para Brasília buscando melhorias e aqui ficou, construiu a carreira e a família – casou com a amiga paraibana Maria dos Santos, com quem tem três filhas: Jaqueline, Jamille e Mariana.

Gladson

Chegou na então Representação do Governo do Acre em 1978, já como motorista. Passou por diversas gestões e atendeu a 13 governadores: Geraldo Mesquita, Joaquim Macedo, Nabor Júnior, Iolanda Fleming, Flaviano Melo, Edson Cadaxo, Edmundo Pinto, Romildo Magalhães, Orleir Cameli, Jorge Viana (dois mandatos), Binho Marques, Tião Viana (dois  mandatos) e Gladson Cameli, que está no segundo mandato.

Conheceu o governador Gladson Cameli quando o tio dele, Orleir, governava o Estado, “Ele ainda era novinho, vinha na Representação com o tio e sempre me tratava bem”, lembra.

Responsabilidade

Apaixonado pela profissão, Cordeirinho destaca a grande responsabilidade do motorista oficial, especialmente no transporte de autoridades, como governadores, e relata que fez treinamento focado nesse tipo de transporte. “É preciso muito cuidado para não acontecer nada com a autoridade e para que ela esteja a tempo em seus compromissos e em segurança”, diz, explicando que isso exige, por exemplo, equilíbrio com os veículos da segurança e cuidado redobrado no trânsito, para evitar transtornos.

Covid

Transtornos o servidor teve foi com a covid, que contraiu em 2021, foi entubado, teve sérias sequelas e escapou por milagre, como diz ter ouvido dos médicos. “Já recuperei os quilos e até mais do que perdi”, brinca hoje.

Governador e seu Cordeirinho na Serf, em Brasília, durante anúncio de que ele seria homenageado. Foto: Dilma Tavares/Ascom Serf

Aprendizado

Com o primeiro grau incompleto, o motorista garante que o trabalho foi seu grande aprendizado, que o ajudou a entender a importância das mais diversas iniciativas, especialmente em benefício do Acre.

Ele afirma, inclusive, que sempre reza para que os pleitos do governo em Brasília, especialmente tratados pelos servidores que transporta, tenham resposta positiva e agradece a Deus quando isso acontece. Também fica orgulhoso quando sabe de algum resultado exitoso a partir das tramitações em Brasília, inclusive porque, na sua função, percebe-se integrante do processo.

“Agora sou ainda mais acreano”, diz Cordeirinho, após ser condecorado. Foto: Diego Gurgel/Secom

Acre

Com mais da metade da vida trabalhando para o Acre, seu Cordeirinho se afeiçoou ao estado e se considera “um paraibano acreano”. Gosta do jeito amistoso dos acreanos e da comida local, que se acostumou a comer na Serf – levada pelos servidores – e que já comeu no próprio estado, onde já esteve a trabalho e de férias, com a família. “A carne é diferenciada, a comida tem outro gosto”, garante, relacionando, entre os pratos que aprecia, o tucupi, a farinha e o vatapá.

Hoje portador da Ordem da Estrela do Acre no grau de Cavaleiro, seu Cordeirinho garante: “Agora sou ainda mais acreano”.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Prazo final para adesão ao Refis termina em 30 de março no Acre

Publicado

em

O prazo para adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis) do governo do Estado do Acre encerra-se no próximo dia 30 de março de 2026, conforme prorrogação feita pelo Executivo estadual por meio do Decreto nº 11.808.

A iniciativa oferece condições especiais para que contribuintes regularizem débitos tributários junto à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), incluindo dívidas já inscritas em dívida ativa ou em discussão administrativa e judicial.

O Refis contempla débitos vencidos e permite a negociação com descontos significativos em juros e multas, além de opções facilitadas de parcelamento, incentivando a regularização fiscal e a retomada da capacidade de investimento por parte de empresas e cidadãos.

Esta é a última oportunidade para que contribuintes fiquem em dia com o fisco estadual, contribuindo para o fortalecimento da economia e o equilíbrio das contas públicas.

Os interessados devem formalizar a adesão ao programa na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), em Rio Branco (sede da Sefaz e OCA) ou nas agências do interior do estado. Em caso de débito inscrito em dívida ativa, os contribuintes devem procurar a sede da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) ou o guichê da instituição na Organização em Centros de Atendimento (OCA), em Rio Branco, ou as agências da Sefaz no interior do estado.

A PGE reforça a importância de que os interessados aproveitem o prazo final para aderir ao programa, evitando a continuidade de medidas de cobrança e garantindo o acesso aos benefícios previstos.

Procurador do Estado, Thiago Torres, reforça a importância da regularização dos débitos. Foto: Cleiton Lopes/Secom

“Esta é uma oportunidade ímpar para que empresas e cidadãos regularizem seus débitos de ICMS, inscritos ou não em dívida ativa, com benefícios que podem chegar a 95% de redução nas multas e juros para o regime normal, para empresas do Simples Nacional, produtores rurais e MEIs. Aproveitem esta última oportunidade para ficar em dia com o fisco estadual”, reforça o procurador-chefe da Procuradoria Fiscal, Thiago Torres.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Geral

Parte de estrutura de churrascaria desaba e mobiliza equipes no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Área foi isolada por segurança; não há registro de feridos e causas do incidente ainda serão apuradas

Uma ocorrência registrada na tarde desta quinta-feira (19) mobilizou equipes de emergência no Segundo Distrito de Rio Branco, após parte da estrutura de um estabelecimento comercial ceder na região da Gameleira.

O incidente aconteceu no cruzamento das ruas Cunha Matos e Vinte e Quatro de Janeiro, no bairro Seis de Agosto, onde funciona a Churrascaria Rio Branco. Segundo testemunhas, o local já estava em processo de encerramento das atividades quando um forte estrondo chamou a atenção de funcionários e moradores.

Logo após o barulho, a parte frontal do prédio desabou, atingindo a calçada. Apesar do susto, não há informações de pessoas feridas até o momento.

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil foram acionadas e realizaram uma vistoria preliminar na estrutura. Como medida preventiva, a área foi isolada para impedir a circulação de pessoas, enquanto técnicos avaliam possíveis riscos no restante do imóvel.

Uma das hipóteses levantadas por testemunhas é de que uma rajada de vento possa ter provocado o desabamento. A localização do prédio, próxima a uma curva do rio, pode favorecer a formação de correntes de ar mais intensas.

O imóvel está situado em uma área considerada patrimônio histórico, sob responsabilidade da Fundação Elias Mansur (FEM). O caso segue sob análise dos órgãos competentes, que irão investigar as causas e as condições estruturais do prédio.

 

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Criança fica ferida após queda enquanto brincava de pipa em Rio Branco

Publicado

em

 

Menino sofreu corte profundo na cabeça e foi socorrido em estado estável pelo Samu

Uma criança de 12 anos ficou ferida após sofrer uma queda na tarde desta quinta-feira (19), no bairro Montanhês, na Rua Mário Maia, em Rio Branco.

Segundo informações, o menino tentava recuperar uma pipa que havia ficado presa nas proximidades de uma casa em construção. Ao subir na estrutura, ele acabou se desequilibrando e caiu, sofrendo um corte profundo na cabeça, de aproximadamente 10 centímetros, além de um traumatismo cranioencefálico leve.

Após o acidente, a criança saiu correndo e pedindo ajuda até chegar a uma distribuidora de gás da região. Um entregador que presenciou a situação acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Devido à indisponibilidade de ambulâncias de suporte avançado no momento, a equipe improvisou uma estrutura de atendimento mais completo na viatura de suporte básico. Após os primeiros socorros e estabilização, o menino foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado de saúde estável.

O caso reforça o alerta para os riscos de brincadeiras com pipa em locais inadequados, como áreas de construção, destacando a importância de supervisão e cuidados para evitar acidentes.

Comentários

Continue lendo