Conecte-se conosco

Cotidiano

Motociclista é preso após acidente que deixou quatro feridos em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Condutor de 22 anos apresentava sinais de embriaguez e tentativa de fuga; passageira sofreu fratura exposta e foi levada ao pronto-socorro.

Um acidente envolvendo duas motocicletas deixou quatro pessoas feridas na noite dessa quarta-feira (10), no cruzamento das ruas Alfredo Teles e Absolom Moreira, no bairro da Baixa, em Cruzeiro do Sul. O condutor de uma das motos, identificado como Luis Fernando, de 22 anos, foi preso por conduzir veículo sob efeito de álcool ou substância psicoativa e por lesão corporal culposa na direção.

De acordo com a Polícia Militar, Luis Fernando trabalhava realizando corridas por aplicativo no momento da colisão, embora não possuísse o EAR (Exercício de Atividade Remunerada). Ele levava uma passageira que sofreu fratura exposta. Na outra motocicleta estavam dois homens, que também ficaram feridos.

Ainda segundo a PM, mesmo com escoriações, o condutor se mostrava inquieto, tentou fugir do local e demonstrava desconforto com a presença dos policiais, além de apresentar sinais de uso de drogas.

As vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Luis Fernando foi encaminhado à UPA, mas recusou sutura em um corte na perna esquerda. Em seguida, foi levado para a Delegacia de Polícia Civil.

Os dois condutores envolvidos acusaram um ao outro de terem provocado o acidente. A perícia realizada no local deverá esclarecer a dinâmica da colisão.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Presidente da Câmara de Rio Branco diz que 2025 foi o ano mais produtivo da história do Legislativo Municipal

Publicado

em

Joabe Lira destaca recorde de proposições, intensa participação popular e previsão de votar a LOA ainda nesta quinta-feira

O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Joabe Lira, afirmou nesta quinta-feira (11) que 2025 se consolida como o ano mais produtivo da história do Legislativo Municipal. Segundo ele, os números de indicações, projetos de lei e votações superam todas as gestões anteriores.

“Foi um ano muito produtivo. Os números mostram isso: indicações, projetos de lei… Foi o ano mais produtivo da história da Câmara”, destacou o parlamentar.

Ao longo do dia, a Casa recebeu permissionários do Mercado Elias Mansour e representantes de diversos setores que acompanharam a agenda final do ano legislativo. Joabe ressaltou que a presença da sociedade reforça o papel do parlamento como espaço permanente de diálogo.

“A casa do povo sempre lotada, conversando, dialogando, porque sabemos que o que é votado aqui reflete diretamente na vida da população”, afirmou.

O presidente defendeu que a participação popular é essencial para decisões mais acertadas. “Nada mais justo que a população esteja sempre atenta e discutindo, para que juntos possamos tomar as melhores decisões”, disse.

Joabe confirmou ainda que a Câmara deve encerrar o ano legislativo nesta quinta-feira, com a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA). A matéria está em análise pelas comissões, e a expectativa é de que os trabalhos sigam até a noite para garantir sua apreciação final.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia prende homem com 770g de skunk, espingarda e cinco armas artesanais em Marechal Thaumaturgo

Publicado

em

Suspeito, que já tinha histórico de tráfico, foi detido após ação conjunta da PCAC e PM; ele alegou que as armas eram para caça

O suspeito, já conhecido por envolvimento com o tráfico de drogas e ligação com organização criminosa, foi detido durante uma operação desencadeada após uma informação repassada ao NEIC). Foto: captada 

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Marechal Thaumaturgo, em ação conjunta com a Polícia Militar, prendeu na tarde da última quarta-feira, 10, um homem encontrado com 770 gramas de skunk, uma espingarda calibre 28 e cinco armas de fabricação artesanal.

O suspeito, já conhecido das forças de segurança por envolvimento com o tráfico de drogas e ligação com organização criminosa, foi detido durante uma operação desencadeada após uma informação repassada ao Núcleo de Inteligência (NEIC) da Polícia Civil. O alerta apontava que no endereço do investigado poderia haver um homem prestes a ser executado.

Segundo o delegado Marcílio Laurentino, a equipe da Polícia Civil e da Polícia Militar realizou buscas imediatas. Ao perceber a aproximação das guarnições, o suspeito fugiu para a casa da mãe carregando uma mochila e cerca de R$ 600 em dinheiro fracionado, característico da atividade de tráfico. Ele foi alcançado e preso pelos policiais.

Segundo o delegado Marcílio Laurentino, a equipe da Polícia Civil e da Polícia Militar realizou buscas imediatas. Ao perceber a aproximação das guarnições. Quase 1 kg de skunk apreendida. Foto: cedida

Dentro da mochila, os agentes encontraram a droga conhecida como skunk, além de munições e outros materiais ilícitos. Já na residência do investigado, foram apreendidas a espingarda calibre 28 e cinco armas artesanais, que, segundo ele, seriam utilizadas para caça.

O homem foi autuado por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Ele será apresentado em audiência de custódia nesta quinta-feira, onde a Justiça decidirá sobre a manutenção de sua prisão.

Polícia Civil e Militar apreendem 770 g de skunk, espingarda calibre 28 e cinco armas artesanais. Foto: cedida

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Produtores do Acre e de Rondônia terão redução de até 66,67% no ICMS para venda de gado a cinco estados do Centro-Sul

Publicado

em

Medida aprovada pelo Confaz valerá até junho de 2026 e busca aumentar competitividade da pecuária nortista; benefício terá limite de 500 mil cabeças

Na prática, a decisão representa uma tentativa de equilibrar os custos logísticos enfrentados pelos pecuaristas locais e fortalecer a presença da Amazônia nos principais mercados consumidores do país. Foto: captada 

Produtores de bovinos do Acre e de Rondônia poderão ter redução de até 66,67% na base de cálculo do ICMS nas vendas de animais para abate destinados a Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. A medida, publicada nesta quinta-feira (11) no Diário Oficial da União (DOU), foi aprovada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e vale até junho de 2026.

O benefício visa aliviar os custos logísticos e aumentar a competitividade da pecuária da região Norte nos principais mercados consumidores do país. No entanto, há uma limitação de volume: a redução será suspensa se o total de animais vendidos pelos dois estados ultrapassar 500 mil cabeças.

Além disso, cada estado beneficiado precisa regulamentar internamente a aplicação do desconto, definindo regras e condições para que o incentivo chegue efetivamente aos produtores.

A decisão é vista como uma tentativa de equilibrar a concorrência com pecuaristas de regiões com logística mais favorável e de fortalecer a presença da carne amazônica no Centro-Sul do país. A medida pode representar um estímulo importante para a cadeia produtiva local, desde que seja bem implementada e regulamentada pelos governos estaduais.

Condições do benefício
  • Vigência: Até junho de 2026
  • Limite: 500 mil cabeças de gado (acima disso, desconto é suspenso)
  • Regulamentação: Cada estado deve definir regras internas
Objetivos da medida
  • Redução de custos: Compensação dos elevados gastos com transporte
  • Competitividade: Fortalecimento da carne amazônica nos grandes mercados
  • Integração: Maior presença da produção Norte nos centros consumidores

A iniciativa representa reconhecimento federal dos desafios logísticos enfrentados pela pecuária amazônica, setor que movimenta bilhões na economia regional. A redução do ICMS pode tornar a carne acreana mais competitiva nos principais polos consumidores do país, desde que os estados cumpram a regulamentação interna necessária.

Comentários

Continue lendo