Acre
Motocicletas alcançam 50% no número de veículos na frota do Acre
Igor Martins (Assessoria Detran)
O Brasil encerrou 2012 com uma frota de pouco mais de 76 milhões automóveis, caminhões, ônibus, carretas e motocicletas, de acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Este número é 122% maior em comparação com a frota que circulava pelo país em 2002 – cerca de 34 milhões de veículos. Somente de 1998 a 2008, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a taxa de motorização no Brasil cresceu 30%, baseada na popularização e no aumento do crédito.
O maior avanço ocorreu entre as motocicletas. A frota cresceu em mais de 300% e no meio deste panorama, um dado se destaca: houve aumento no número de motocicletas, principalmente nas regiões em que se registram os menores índices do Produto Interno Bruto (PIB), como é o caso da região norte. Enquanto a proporção de motos na frota nacional atinge o número de 26% e estados com as maiores frotas do país como São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro não ultrapassam mais que 20%, Acre e Rondônia registram, respectivamente, 50 e 55% de representatividade das motocicletas, motonetas e ciclomotores em sua frota de veículos.
A funcionária pública Suele Filgueira tem um carro e uma moto que são utilizados por ela e o marido. Ela afirma que deixou de andar com o automóvel, porque a motocicleta se apresentou um meio de transporte mais ágil e barato, chegando a economizar 250 reais ao mês com combustível. “Antes, de carro, eu gastava 20 minutos para ir de casa para o trabalho e agora gasto somente 10”, explica.
O frentista Rossemir de Souza priorizou comprar uma motocicleta porque era o veículo que mais se enquadrava ao seu orçamento. “Foi mais fácil optar pela moto, porque era mais barata. As parcelas não sairiam tão caras e eu não comprometeria as minhas contas para pagar dentro de casa. Sem contar que eu estou pagando por algo que vai ser meu, diferente de se eu tivesse pegando ônibus todo dia”, avalia.
Contudo, o aumento da frota de motocicletas preocupa o poder público pela vulnerabilidade que esse tipo de veículo coloca o condutor. De acordo com o Sistema DataSUS do Ministério da Saúde, no Acre, das internações ocorridas até novembro de 2012, 428 foram ocorridas com motociclistas vítimas de acidentes de trânsito. Isso causa um impacto significativo nos gastos com saúde pública no Estado.
Formação na categoria A
A boa formação dos condutores é um dos fatores que influencia diretamente na redução dos acidentes. Pensando nisso é que a Associação Nacional de Detrans (AND) está idealizando conjuntamente uma série de novas metodologias, para modificar a formação dos motociclistas. Quando finalizado, o documento deve ser encaminhado ao Denatran para avaliação. “Queremos também que os candidatos a obtenção de CNH categoria A tenham a oportunidade de vivenciar o trânsito durante a formação”, diz a diretora-geral do Detran/AC, Sawana Carvalho.
m entrevista concedida à Agência Brasil, a coordenadora-geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito do Denatran, Cristina Hoffmann, disse que há estudos para alteração dos cursos de formação de condutores e que também pode haver obrigatoriedade do uso de simulador de direção para veículos de duas rodas, já no final do ano de 2013.
Atualmente, a formação de condutores na categoria A obedece aos procedimentos expostos na legislação de trânsito, nas Resoluções 168/04 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O percurso da prova prática, além do que é feito pelos automóveis, consiste no ziguezague, rampa, duas curvas seqüenciais de 90º em “L” e duas rotatórias circulares que permitam manobra em formato de oito.

O número de motocicletas no Acre é proporcionalmente maior que a maiores frotas do país (Igor Martins/Detran)
Educação para motociclistas
A coordenadoria de educação de trânsito do Detran tem atuado desde o início da atual gestão governamental, visando atingir todos os públicos, porém, com a crescente frota de veículos no Acre, tornou-se premente a intensificação das ações visando os motociclistas. Em 2011, a semana nacional de trânsito, mesmo tendo como tema nacional os perigos do excesso de velocidade, priorizou várias atividades voltadas aos condutores de motos. Em 2013, intenção é realizar uma campanha abrangente, realizada em parceria com grupos organizados deste público e empresários do ramo de veículos. Neste intervalo, o Detran também tem promovido palestras em empresas que fornecem realizam entregas.
Segundo a coordenadora de Educação de Trânsito da autarquia, Geny Polanco, as próprias estatísticas de acidente com motociclistas demonstram o quanto é importante a educação de trânsito para esse público. “Para desfrutar da praticidade e da liberdade oferecidas pelas motocicletas, é importante obedecer à legislação e seguir algumas regras de segurança, como usar capacete, segurar o guidão com as duas mãos e usar roupas de proteção com adesivos refletores”, afirma.
A educação de trânsito é primordial, principalmente para que utilize a moto no âmbito do trabalho, é o que deixa claro o presidente do Sindicato dos Mototaxistas e Motofretistas do Estado do Acre (Sindmoto), Pedro Mourão. “Educar é o primeiro passo para se obter o respeito à legislação”, aponta. Ele pondera ainda que os mototaxistas, por fazerem parte de uma categoria, são visados e é preciso que sirvam de bom exemplo para os demais condutores de motocicletas.
Estatísticas com veículos duas rodas
De acordo com dados estatísticos fornecidos pelo Detran e pela Análise Criminal da Polícia Militar, em 2012, as ocorrências de acidentes envolvendo motocicletas tiveram frequência absoluta de 77% no interior do Estado e 57% na capital. Porém, os índices apurados em conjunto pelas instituições revelam que houve uma redução no número de óbitos e incidência de feridos em acidentes envolvendo motocicletas no Acre, num comparativo entre 2011 e 2012.
Em 2011, foram registradas 51 mortes de motociclistas, enquanto em 2012, computou-se 41 óbitos, o que significa uma diminuição na ordem de 18%. Com relação aos acidentes envolvendo condutores de motocicletas, houve uma redução de 7% no número de feridos, levando em consideração o aumento da frota de motos, que cresceu em 11% de nos dois últimos anos.
Outro dado relevante, no cenário nacional, é que o Acre foi o único estado da federação a reduzir os números de acidentes envolvendo motociclistas. O dado foi apresentado pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal, em novembro do ano passado.
“Os motociclistas, dos condutores de veículos automotores, são os mais vulneráveis no trânsito. Eles estão passíveis de acidentes mais graves, mesmo quando não são imprudentes. Devem tomar cuidado por si e pelos outros condutores. Mas temos observado aqui no Acre uma maior consciência por parte deles, seja no uso dos equipamentos obrigatórios e até no autocuidado. Tanto que tivemos essa redução significativa nas estatísticas. É um ganho no nosso trabalho”, expõe a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho.
Comentários
Acre
Ex-prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal, morre aos 63 anos
O ex-prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal, morreu no final da tarde deste domingo (14), aos 63 anos, após sofrer uma parada cardíaca. Ele estava internado no Hospital João Câncio Fernandes, onde realizava tratamento contra um câncer de pulmão. O óbito foi confirmado por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atenderam a ocorrência na unidade hospitalar.
Nilson Areal teve trajetória marcante na política acreana. Foi prefeito de Sena Madureira por dois mandatos consecutivos, entre 2005 e 2012, período em que conduziu importantes ações administrativas no município. Além da atuação no Executivo municipal, também exerceu o cargo de deputado estadual.
O ex-prefeito deixa esposa, dois filhos e três netos. A morte causou grande comoção em Sena Madureira e entre lideranças políticas do Acre.
O governador Gladson Cameli divulgou uma nota de pesar, na qual lamentou a morte do amigo de longa data e destacou a contribuição de Nilson Areal para a vida pública e o desenvolvimento do município.
Comentários
Acre
Mailza arrecada mais de 2 mil brinquedos para crianças com Corrida Solidária
A Corrida Solidária com Mailza, realizada neste sábado, 13, reuniu milhares de corredores em um grande ato de solidariedade, esporte e celebração da vida. Promovida pela vice-governadora Mailza Assis, em comemoração ao seu aniversário, a iniciativa arrecadou mais de 2 mil brinquedos, que serão destinados a crianças em situação de vulnerabilidade neste Natal.
Com clima favorável, sol aparecendo ao longo do percurso e muita animação, a corrida transformou-se em uma verdadeira festa popular. Antes da largada, os participantes cantaram parabéns para a vice-governadora. Ao final, além da entrega das medalhas, teve bolo de aniversário e um animado banho de mangueira garantido pelo Corpo de Bombeiros, fechando o evento em clima de alegria e confraternização.
Mailza agradeceu a participação do público e destacou o significado da ação. “Quero agradecer a cada pessoa que colaborou, que sonhou comigo esse momento, que trouxe um brinquedo e participou dessa corrida. É um gesto que simboliza compartilhar, solidarizar com as famílias que mais precisam, especialmente as nossas crianças. Também é cuidar da saúde, rever amigos e viver um momento de descontração. Esse evento foi preparado com muito amor e carinho, e juntos vamos fazer um Natal diferente para muitas crianças”, afirmou ela que também é secretária de Assistência Social e Direitos Humanos.
Entre os participantes, histórias de inclusão e afeto marcaram o evento. Regimar Souza do Nascimento e Leide Fernandes prestigiaram a corrida acompanhados da filha Jayane, de 24 anos, que tem paralisia cerebral.
“Ela quis vir, disse: ‘mãe, eu quero ir’. Trouxemos ela para participar e também homenagear o aniversário da vice-governadora”, contou Leide.
Regimar também parabenizou a iniciativa. “É uma ação linda. Ela transforma o próprio aniversário em um presente para quem mais precisa, para as crianças. Isso é algo que Deus abençoa, e que inspira outras pessoas a fazerem o bem”, afirmou.
Entre os grupos que mais chamaram atenção pelo entusiasmo esteve o Funcional da Polícia Militar do Acre, formado exclusivamente por mulheres, que chegaram animadas e abrilhantaram ainda mais a festa.
“Foram mais de 100 mulheres aqui. As meninas estavam muito ansiosas para participar, porque é um evento solidário. Nós trabalhamos em bairros periféricos, como Cidade do Povo, Taquari e também na Arena da Floresta. Ao todo, são 106 mulheres, todas muito alegres e felizes por estarem aqui hoje”, relatou a instrutora Halida Prado.
Resultados da corrida
Na categoria masculina, o grande vencedor foi Kauan Vitor, seguido por Jefferson Ramos em segundo lugar e Manoel Cunha em terceiro.
Kauan parabenizou a vice-governadora e ressaltou a importância do esporte aliado à solidariedade.
“Sou da corrida amadora há dois anos. Além de promover o esporte, essa ação ajuda as crianças do nosso Acre. Nem todo mundo consegue dar um presente no Natal, então é maravilhoso poder ajudar fazendo o que a gente ama”, disse.
Jefferson Ramos, corredor amador há dez anos, destacou os benefícios da prática esportiva.
“Qualquer esporte é importante para a nossa saúde. Depois da pandemia, as pessoas passaram a se cuidar mais. E hoje, além disso, estamos fazendo o bem”, ressaltou.
Na categoria feminina, Dalvanir Alves conquistou o primeiro lugar, seguida por Fran Melo em segundo e Juliane Souza em terceiro. Dalvanir celebrou a iniciativa.
“Uma oportunidade maravilhosa de incentivar o exercício físico e, ao mesmo tempo, proporcionar um Natal mais feliz para as crianças. A vice-governadora festejou seu aniversário da melhor forma, junto à população”, destacou.
Fran Melo, corredora profissional há oito anos, também elogiou o evento. “Foi uma ação linda. Quem ganha de verdade são as crianças, porque as doações foram brinquedos. Parabéns à vice-governadora por essa iniciativa”, afirmou.
Comentários
Acre
Mototaxista e passageira ficam feridos após caminhonete desgovernada causar acidente em Brasiléia
Veículo atingiu motocicleta e derrubou parte do muro do cemitério municipal na Avenida Rui Lino
Um acidente envolvendo uma caminhonete Toyota Hilux e um mototáxi deixou duas pessoas feridas na manhã deste sábado (13), por volta das 9h20, na cidade de Brasiléia. O caso ocorreu na Avenida Rui Lino e mobilizou equipes de socorro e autoridades de trânsito.
Segundo informações preliminares, a caminhonete Hilux, placa MZY-8979, era conduzida por uma mulher, que não teve a identidade divulgada. Testemunhas relataram que a motorista teria se atrapalhado com os pedais do veículo, que possui câmbio automático, ao sair de um comércio localizado do outro lado da avenida. Com isso, o veículo atravessou a via e colidiu de ré contra o muro do cemitério municipal.
No momento do descontrole, um mototáxi passava pelo local. O condutor, identificado como Assis Leite, ex-vereador de Epitaciolândia, transportava uma passageira na garupa. Com o impacto, o mototaxista sofreu um corte na perna direita,
enquanto a passageira teve escoriações.
Por pouco, a caminhonete não passou por cima da motocicleta. O impacto ainda derrubou parte do muro do cemitério. A motorista permaneceu no local e prestou esclarecimentos às autoridades.
As vítimas foram socorridas e encaminhadas ao hospital para atendimento médico, onde permaneceram em observação. As autoridades competentes foram acionadas e apuram as circunstâncias do acidente.
Segundo foi informado, o mototaxista após análise completa na sala vermelha do hospital de Brasileia, onde passou por todos os procedimentos necessários, logo foi transferido para Rio Branco devido a gravidade do estado dele. Assis sofreu fratura exposta na Tíbia e Fíbula do membro inferior direito, e ao chegar na Capital, iria passar por cirurgia de reparação para fazer a fixação dos ossos da perna. A passageira teria suspeita de fraturas em alguma costelas.





















Você precisa fazer login para comentar.