Flash
Morte súbita de gado em Xapuri pode ter sido causada por surto de botulismo
Até o domingo, 23, mais de 20 cabeças de gado haviam morrido subitamente na fazenda Aquidaban, na Estrada da Borracha.

Para fazer os procedimentos de coleta do material para exames, a médica veterinária Maria do Carmo Portela se deslocou de Rio Branco para Xapuri
Por
O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF) ainda trabalha na investigação de um caso de morte súbita de gado em uma propriedade de Xapuri, mas a suspeita de um surto de raiva bovina já foi descartada pela chefe da unidade local do órgão em Xapuri, a médica veterinária Ane Gabrielle.
“Após o atendimento foi constatado clinicamente que não se tratava de raiva, pois não havia mordedura de morcego e nem salivação abundante. Além disso, a propriedade não tinha histórico recente de espoliação por morcego e possuía histórico de vacinação do ano de 2019, tanto de raiva quanto de carbúnculo”, explicou.
Perguntada sobre a possível causa da morte repentina dos animais, Ane Gabrielle disse que provavelmente seja botulismo bovino, uma intoxicação causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, mas informou que as coletas de material ainda estão sendo feitas e que a comprovação só sairá dentro de alguns dias.
Para fazer os procedimentos de coleta do material para exames, a médica veterinária Maria do Carmo Portela se deslocou de Rio Branco para Xapuri na segunda-feira, 24.
Até o domingo, 23, mais de 20 cabeças de gado haviam morrido subitamente na fazenda Aquidaban, na Estrada da Borracha.
A chefe do escritório do Idaf no município alertou os produtores locais sobre a importância de o órgão de defesa ser imediatamente comunicado de qualquer situação diferente em suas propriedades. Ela também chamou a atenção para os cuidados com o manuseio de animais doentes em caso de suspeita de síndromes neurológicas.
“Em qualquer situação diferente na propriedade, o órgão de defesa da cidade deve ser comunicado imediatamente, pois as síndromes neurológicas são muito parecidas e, dessa forma, a situação é direcionada para os cuidados pertinentes e até para a coleta, sempre que possível, para a confirmação do agente etiológico”, concluiu.
Comentários
Flash
Tragédia na BR-364: irmãs morrem atropeladas enquanto caminhavam com a mãe em Tarauacá
Duas irmãs morreram de forma trágica na tarde desta terça-feira (15), após serem atropeladas por um carro enquanto caminhavam ao lado da mãe pela BR-364, na zona rural de Tarauacá, interior do Acre. O acidente ocorreu em um trecho próximo à comunidade às margens do Rio Gregório e gerou comoção em todo o estado.
Segundo informações preliminares, a família seguia por um trecho íngreme da rodovia quando foi surpreendida por um veículo modelo Fiat Strada, que descia em alta velocidade. As crianças foram atingidas em cheio. Uma delas morreu ainda no local e a outra foi socorrida e levada ao Hospital de Tarauacá, mas não resistiu aos ferimentos. A mãe, embora tenha sobrevivido, encontra-se em estado de choque emocional devido à perda das filhas.
A Polícia Civil está investigando as circunstâncias do acidente. Testemunhas relataram que o motorista pode ter perdido o controle do carro durante a descida. A confirmação dessa hipótese dependerá da análise do laudo pericial, que deve ser concluído nos próximos dias.
O caso trouxe críticas à falta de infraestrutura e segurança na BR-364, considerada uma das rodovias mais perigosas do Acre. Moradores locais cobram ações imediatas do poder público, como sinalização adequada, redutores de velocidade e maior fiscalização no trecho onde ocorreu a tragédia.
A identidade das vítimas e do condutor do veículo ainda não foi oficialmente divulgada.
Comentários
Flash
Rio Branco intensifica ações no Julho Amarelo para combater as Hepatites Virais e garantir a Saúde da população
Comentários
Flash
Prefeitura de Epitaciolândia realiza vacinação contra o Sarampo
A Prefeitura de Epitaciolândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando nesta terça-feira, 15, o Dia D de vacinação contra o Sarampo. A ação teve como objetivo imunizar a população e reforçar a importância da prevenção contra a doença.
A campanha é direcionada para pessoas na faixa etária de 6 meses a 59 anos. Para se vacinar, é necessário apresentar a carteira de vacinação e o cartão do SUS.
A vacinação é a forma mais eficaz de se proteger contra o sarampo, uma doença que pode levar a complicações graves. Mantenha sua caderneta de vacinação atualizada e proteja quem você ama.
Você precisa fazer login para comentar.