Conecte-se conosco

Flash

Monitor da Violência: 70% das mortes que completaram 2 anos no Acre tiveram inquéritos concluídos

Publicado

em

Sete dos 10 casos foram solucionados, com quatro condenações. Projeto do G1 acompanhou as investigações de todas as mortes violentas ocorridas no Brasil entre 21 e 27 de agosto de 2017.

Novo levantamento feito pelo G1 mostra que 70% das mortes que completaram 2 anos no AC tiveram inquéritos concluídos — Foto: Reprodução

Por Iryá Rodrigues, G1 AC

Os assassinatos de Natanael Fernandes de Oliveira, de 16 anos, Júlio Cezar Teles Brazil, de 27 anos, e Talisson Aguiar Rebelo, de 22 anos, ocorridos no estado do Acre, seguem sem solução e nenhum suspeito foi preso após 2 anos. Os casos integram as 1.195 mortes violentas acompanhadas pela reportagem que ocorreram em todo o país entre 21 e 25 de agosto de 2017.

Desses casos, 10 foram no Acre. Do total de mortes monitoradas, em cinco houve prisões. Conforme os dados repassados pelo governo do Acre, dos casos analisados, quatro foram julgados e os autores condenados.

Nesse grupo de mortes violentas atualizadas, estão nove homicídios e uma que depois foi descartada e investigada como acidente de trânsito. Entre os casos estão mortes por facadas, tiros, pauladas, machadadas e até tesouradas.

O Monitor da Violência é resultado de uma parceria do g1.com com o Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP e com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Neste projeto, estão todos os casos de homicídio, latrocínio, feminicídio, morte por intervenção policial e suicídio ocorridos de 21 a 27 de agosto no Brasil. São 1.195 mortes registradas – uma média de uma a cada oito minutos.

Casos

Um dos casos é o da mulher identificada como Maria Cléia Derze Craveiro, de 72 anos. Ela foi morta com várias tesouradas dentro da própria casa. O crime ocorreu na Rua Hugo Carneiro, no bairro Bosque, em Rio Branco.

No dia 08 de novembro de 2017 o autor do crime foi preso em flagrante. Após dois anos, a Justiça do Acre condenou Gilberto Derze Craveiro, de 53 anos, pela morte da idosa a mais de 24 anos de prisão. Craveiro seria sobrinho de Maria Cléia, mas foi criado como irmão.

Cezário Pinheiro Soares, de 44 anos, morreu no dia 26 de agosto no Huerb — Foto: Reprodução

Outra morte analisada foi a do autônomo Cezário Pinheiro Soares, de 44 anos, em Xapuri, no interior do Acre. Segundo a Polícia Civil, a vítima foi atingida a pauladas na cabeça, próximo à casa onde morava, em um beco no Centro da cidade, mas morreu no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) no dia 26 do mesmo mês.

A reportagem teve acesso ao inquérito, que já foi concluído. Um acusado de cometer o crime foi condenado a 20 anos prisão.

Antônio Jair da Silva Araújo, de 22 anos, foi morto a facadas durante uma bebedeira no Ramal Linha Sete, na zona rural de Acrelândia, no interior do Acre. A vítima foi socorrida no bar e levada à Unidade Mista de Saúde do município, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.

O inquérito já foi concluído. O réu, José Arribamar Gomes Paulo, foi condenado a 19 anos e três meses de reclusão, em regime inicial fechado. Como ele já ficado preso por 617 dias, foi fixada a pena de 17 anos e 6 meses de prisão em regime fechado. O julgamento ocorreu em 30 de abril de 2019, na primeira sessão de Tribunal do Júri deste ano, em Acrelândia.

Agente foi achado morto com um tiro na cabeça em ramal no Bujari — Foto: Reprodução/Facebook

O agente penitenciário Humberto Furtado, de 29 anos, foi morto com um tiro na cabeça no ramal da Sanacre, no município do Bujari, no interior do Acre. Furtado morava em Rio Branco.

Em novembro de 2017 os acusados do crime e o tipo de prisão foram incluídos. Dois acusados foram condenados, um a 32 anos e nove meses e o outro a 33 anos e três meses. Eles seguem presos. Duas menores foram apreendidas na época. O processo das menores corre em segredo de Justiça.

O corpo do adolescente Rafael Salutiano Oliveira, de 15 anos, foi achado por moradores do Ramal do Pontão em estado avançado de decomposição, no Bujari. O inquérito foi concluído e a equipe de investigação apontou dois supostos autores do delito.

Francisco Sales de Oliveira, de 33 anos, foi morto a machadadas durante uma discussão com um vizinho. O crime ocorreu no Ramal Bom Jesus, bairro Belo Jardim, em Rio Branco, o inquérito que foi concluído. O acusado de cometer o crime foi condenado a 12 anos de prisão e está preso em Senador Guiomard, no interior do Acre.

Natanael Fernandes de Oliveira, de 16 anos, foi morto a facadas no Ramal do Macarrão, em Rio Branco. De acordo com o 2° Batalhão da Polícia Militar (2º BPM), o adolescente tentou assaltar um morador da região, mas a vítima reagiu e o esfaqueou.

O autor foi identificado pela polícia e denunciado à Justiça, mas ainda não foi preso. Segundo a polícia, já se sabe a autoria do crime, mas faltam depoimentos a fim de comprovar existência de legítima defesa ou não.

O eletricista Talisson Aguiar Rebelo, de 22 anos, foi morto a tiros na Rua Epaminondas Jácome, no bairro Cadeia Velha, em Rio Branco. Segundo a família, o jovem estava conversando com um primo e um amigo quando um homem passou em uma motocicleta e atirou.

O eletricista Talisson Aguiar Rebelo, de 22 anos, foi morto a tiros em Rio Branco — Foto: Reprodução/Facebook

O autor do crime ainda não foi preso. Segundo informações repassadas pela Segurança Pública, a polícia pediu ao Ministério Público um prazo maior para continuar as investigações. Ainda não foi identificada autoria dos crime e estão sendo realizadas diligências em busca de solucionar o caso.

Uma mulher, identificada como Maria do Socorro Carlos da Costa, de 44 anos, morreu vítima de um acidente de trânsito. Maria chegou a ser encaminhada para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), mas a vítima acabou morrendo.

A polícia concluiu que a mulher foi vítima de um acidente de trânsito e que as perfurações eram de intervenções médicas para socorrê-la. O inquérito foi concluído.

Júlio Cézar Teles Brazil, de 27 anos, morreu no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), após ser baleado na Rua Severino Ferreira, bairro Wanderley Dantas, capital acreana.

A polícia informou que a vítima era usuária de drogas. As investigações continuam e ninguém foi identificado nem preso.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Homem é ferido com golpe de canivete no peito pela ex-esposa no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Mulher foi presa em flagrante por tentativa de homicídio; vítima foi socorrida pelo Samu e está fora de risco

O peão de fazenda Cosme Sousa Pinheiro, de 40 anos, foi ferido com um golpe de canivete no peito na noite desta quinta-feira (5), na rua Coronel Honório Alves, no bairro 15, região do Segundo Distrito de Rio Branco. A autora do ataque, segundo a Polícia Militar, é a ex-esposa da vítima, Juliana Andrade da Frota, de 31 anos, que foi presa em flagrante pelo crime de tentativa de homicídio.

De acordo com testemunhas, Cosme teria passado o dia ingerindo bebida alcoólica em um bar próximo e, no início da noite, retornou à residência do casal. Juliana estava em frente ao imóvel conversando com familiares enquanto cortava uma maçã com um canivete.

Ainda conforme os relatos, movido por ciúmes, Cosme passou a proferir ofensas verbais contra a mulher e, em seguida, teria avançado para agredi-la fisicamente. O padrasto de Juliana interveio para tentar conter a situação.

Durante a confusão, Juliana utilizou o canivete que segurava e desferiu um golpe no peito do marido. Cosme caiu na calçada e pediu ajuda. Após o ocorrido, a mulher deixou o local.

Familiares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte avançado. A vítima recebeu os primeiros atendimentos no local, foi estabilizada e encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado de saúde estável.

Policiais militares do 2º Batalhão atenderam a ocorrência, colheram informações e realizaram buscas na região. Juliana foi localizada em uma parada de ônibus na mesma rua, onde recebeu voz de prisão e foi conduzida à Delegacia de Flagrantes (Defla).

O caso está sendo apurado pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil e deverá ser encaminhado à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Na delegacia, Juliana afirmou à equipe de reportagem que é mãe de três filhos com Cosme e que possui diversos boletins de ocorrência registrados contra ele. Segundo a mulher, a vítima é natural do estado de Mato Grosso e havia chegado a Rio Branco há cerca de três dias. Ela relatou ainda que possui medida protetiva contra o marido e que, sempre que ele aparece, ocorrem discussões e conflitos, embora, segundo ela, a situação nunca tivesse chegado a um desfecho tão grave quanto o registrado nesta quinta-feira.

Comentários

Continue lendo

Flash

MIDR reconhece a situação de emergência em Cruzeiro do Sul e outras cidades afetadas por desastres

Publicado

em

Rio Juruá em Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves. Foto: Diego Silva/ Secom

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quinta-feira (5), a situação de emergência em nove cidades afetadas por desastres nos estados do Acre, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo:

Passam por um período de estiagem os municípios de Itatira e Paramoti, no Ceará, e Camalaú, na Paraíba. Já Pau dos Ferros e Várzea, no Rio Grande do Norte, enfrentam a seca, que é um período de ausência de chuva mais prolongado do que a estiagem.

Por outro lado, a cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, foi atingida por inundações, enquanto Itaberaba, na Bahia, e Joanésia, em Minas Gerais, por enxurradas e deslizamentos, respectivamente. O município de Dona Francisca, no Rio Grande do Sul, foi castigada por fortes chuvas.

Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Como solicitar recursos

Os municípios com reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar apoio financeiro ao MIDR por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A Defesa Civil Nacional avalia os planos de trabalho enviados e, após a aprovação, publica portaria no DOU com os valores a serem liberados.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Com informações do MIDR

Comentários

Continue lendo

Flash

Motociclista fica ferido após colidir com capivara na Estrada de Porto Acre

Publicado

em

Acidente ocorreu na noite de quarta-feira (4), no km 13 da rodovia AC-10; vítima foi socorrida pelo Samu e levada ao Pronto-Socorro de Rio Branco

Um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e um animal silvestre deixou Valdir Pires da Silva, de 59 anos, ferido na noite desta quarta-feira (4), na rodovia AC-10, no km 13 da Estrada de Porto Acre, no interior do Acre.

De acordo com testemunhas, Valdir seguia em uma motocicleta Honda CG 150 Titan, de cor vermelha, placa MZY-4740, no sentido Rio Branco–Vila do Incra, quando uma capivara atravessou repentinamente a pista, impossibilitando qualquer reação por parte do condutor. A colisão foi inevitável.

Com o impacto, o motociclista foi arremessado ao solo e sofreu queimadura de terceiro grau no ombro direito, além de suspeita de fraturas no punho e no ombro, diversas escoriações pelo corpo e um Traumatismo Crânioencefálico (TCE) leve. O animal morreu no local.

Populares que passavam pela rodovia acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte avançado. Após receber os primeiros atendimentos ainda na via, Valdir foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado clínico estável.

A ocorrência foi atendida por policiais militares do Batalhão de Trânsito, que realizaram o registro do Boletim de Acidente de Trânsito (BAT) e providenciaram a remoção da motocicleta da pista.

Comentários

Continue lendo