Extra
Moisés Diniz apresenta projeto que reduz preço de energia elétrica para famílias de baixa renda
O deputado federal Moisés Diniz (PCdoB) apresentou esta semana, na Câmara dos Deputados, proposta de isenção do PIS (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social) da fatura de energia elétrica de famílias com consumo de até 100 KWh.
Caso o projeto seja aprovado, a conta de luz das famílias de baixa renda terá redução de 5,55% – percentual relativo à soma do PIS e do Cofins incidentes sobre o valor total da fatura. “Precisamos ressaltar que a maioria dos Estados, como o Acre, já isenta de ICMS a faixa mais pobre dos consumidores”, disse o parlamentar do PCdoB.
Moisés participou de audiência pública, no sábado, dia 2, na Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, que debateu a privatização da Eletroacre. O evento contou com a participação de vereadores e líderes comunitários.
Representantes da Eletroacre não compareceram ao evento, o que arrancou duras críticas do deputado federal.
Além da bandeira contra a privatização da Eletroacre, Moisés antecipou, durante a audiência em Cruzeiro do Sul, sua disposição de lutar pela redução do preço da energia elétrica para famílias com baixo consumo.
“Além da luta por liberação de emendas, a bancada federal do Acre vai se unir para aprovar um projeto duradouro, que obrigue a União a fazer a sua parte na proteção dos consumidores mais pobres”, argumentou.
Luta intensa
Moisés Diniz disse ainda que vai intensificar sua mobilização contra a privatização da Eletroacre – “Não como uma luta ideológica, mas como defesa da economia e da população de regiões pobres e fronteiriças”, conforme afirmou.
“Em todo lugar do mundo, as regiões ricas e desenvolvidas subsidiam as regiões pobres e, especialmente, fronteiriças, porque aquelas regiões estavam excluídas dos grandes investimentos. Mas o Brasil está decidindo por entregar pedaços gigantes da Amazônia ao capital, com vazios demográficos que não têm como cobrir os custos de uma empresa privada”, explicou.
O deputado acreano informou que o leilão de venda da Eletroacre já tem data marcada, devendo ocorrer até dezembro deste ano. Por isso, essa “tentativa de privatização precisa de reação rápida e ampla”, concluiu ele.
Comentários
Extra
Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC / LICENÇA DE OPERAÇÃO
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC
LICENÇA DE OPERAÇÃO
Luceni Rufino Cateringe da Silva
Torna público que recebeu do Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, a LICENÇA DE OPERAÇÃO_ n° 124/2025, com validade de 4 (quatro) Anos, para atividade de SUINOCULTURA TERMINAÇÃO, GRANDE PORTE, COM CAPACIDADE PARA ALOJAR ATÉ 3.000 (TRÊS MIL) SUÍNOS, localizado à Rodovia BR 317, km 27, Ramal da Torre, km 04, Epitaciolândia – AC
Comentários
Extra
Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC / Licença Ambiental Única (LAU)
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC
Licença Ambiental Única (LAU)
JOSIAS O DA SILVA LTDA
AREACRE
Torna público que requereu do Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, a Licença Ambiental Única (LAU) para a atividade de Extração Mineral em Jazida de Solo Argiloso localizado na Estrada do Aeroporto, km 11, Igarapé Preto, no município de Cruzeiro do Sul – Acre.
Comentários
Extra
Jovem é baleado em Brasiléia e transferido para Rio Branco com projétil alojado próximo à coluna

Momento do embarque na ambulância no hospital regional do Alto Acre com destino à Capital…
Caso pode ter ligação com disputa entre facções criminosas na região de fronteira; polícia investiga
BRASILÉIA (AC) – Um jovem de 25 anos, identificado como Danilo Santos de Mesquita, foi vítima de uma tentativa de homicídio no final da tarde desta quarta-feira (9), no bairro Samaúma I, área periférica de Brasiléia, município localizado na fronteira com a Bolívia. O caso levanta suspeitas de envolvimento com a crescente disputa entre facções criminosas que atuam na região.
Segundo informações da Polícia Civil, Danilo foi atingido por um disparo de arma de fogo na região do tórax. O projétil ficou alojado próximo à coluna vertebral, exigindo a instalação de um dreno e a realização de uma cirurgia especializada.

Momento da chegada na capital, Rio Branco, onde passaria por cirurgia na tentativa de retirar o projétil.
Devido à gravidade do ferimento, o jovem foi transferido para Rio Branco em uma Unidade de Transporte Avançada (UTA). O traslado ocorreu por volta das 20h, e ele chegou à capital por volta das 22h50, em estado de saúde estável.
As investigações estão sendo conduzidas sob a coordenação do delegado Erick Maciel. A polícia não descarta a hipótese de que o ataque tenha relação com a onda de violência gerada por confrontos entre grupos criminosos. Esta é a terceira tentativa de homicídio registrada na semana, além de um homicídio já confirmado na região.
A identidade dos autores ainda é desconhecida. As autoridades seguem com diligências em busca de suspeitos e mais informações que possam esclarecer a motivação e os responsáveis pelo atentado.
O caso segue em investigação.
- Momento da chegada na capital, Rio Branco, onde passaria por cirurgia na tentativa de retirar o projétil.
Você precisa fazer login para comentar.