fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Ministro da Saúde chega ao Acre para inaugurar hospital de campanha com o governador Gladson Cameli

Publicado

em

A convite do governador Gladson Cameli, o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, chegou ao Acre neste domingo, 14, para participar da inauguração do hospital de campanha de Rio Branco. Finalizada em tempo recorde, a unidade conta com recursos do governo federal e faz parte do conjunto de ações do Estado no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

A convite do governador Gladson Cameli, o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, chegou ao Acre neste domingo, 14, para participar da inauguração do hospital de campanha de Rio Branco Fotos: Odair Leal/Secom

O hospital de campanha da capital será inaugurado nesta segunda-feira, 15, data em que se comemora os 58 anos de emancipação política do Estado do Acre. Durante a solenidade, será feita ainda a abertura do atendimento ambulatorial de pacientes com Covid-19 no Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into). Oficialmente, o complexo será o novo hospital de referência no tratamento da doença, em Rio Branco.

Com investimentos na ordem de R$ 3 milhões, o hospital de campanha foi construído pelo governo do Acre com recursos provenientes do Ministério da Saúde. Concluído em apenas 30 dias, o novo pavilhão de mil metros quadrados será permanente, agregando mais uma importante estrutura para a rede pública hospitalar. O local oferecerá mais 100 novos leitos de enfermeira, que atenderão, exclusivamente, pacientes com coronavírus de vários municípios acreanos.

Recebido no aeroporto de Rio Branco pelo governador Gladson Cameli, vice-governador Major Rocha, secretário de Saúde, Alysson Bestene, e pelo presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado estadual Nicolau Júnior, o ministro explicou que a visita ao estado faz parte da estratégia adotada pelo governo federal no combate à pandemia. Segundo Pazuello, é preciso conhecer de perto a realidade de cada região para que as melhores experiências sejam levadas para todo o país.

Segundo Pazuello, é preciso conhecer de perto a realidade de cada região para que as melhores experiências sejam levadas para todo o país Fotos: Odair Leal/Secom

“Todas as semanas, estamos indo a ponta da linha. Isso é necessário para aprendermos as melhores práticas, trazer isso para distribuir para outros estados e esta é a nossa grande oportunidade porque as soluções estão com quem está combatendo o coronavírus na ponta da linha. Vir ao Estado do Acre é sempre muito importante para mantermos a proximidade. Temos que trabalhar em equipe para ganhar essa guerra”, enfatizou.

O governador Gladson Cameli fez questão de agradecer a vinda do ministro da Saúde ao Acre. Para o gestor, esta será uma excelente oportunidade para que Pazuello verifique a situação local e ajude ainda mais o Estado no combate à Covid-19.

Governador Gladson Cameli fez questão de agradecer a vinda do ministro da Saúde ao Acre Fotos: Odair Leal/Secom

“Sabemos que não é fácil a vinda de um ministro ao Acre em um momento tão difícil que o Brasil vem passando por conta dessa pandemia. Quero dizer que estou muito feliz em inaugurar o nosso hospital de campanha juntamente com o general Pazuello. Tenho que agradecer a agilidade e o compromisso do ministério da Saúde no atendimento aos pleitos que temos feito pelo nosso estado. Essa visita será muito importante ainda para que ele veja e conheça a nossa real situação e tenho certeza que isso fará com que o governo federal nos ajude ainda mais no enfrentamento do coronavírus”, afirmou Cameli.

Major Rocha também aproveitou a oportunidade para reconhecer os esforços do governo federal com o Acre. O vice-governador pontua que o momento pede a união de todos para que o vírus seja logo superado.

“O nosso governo não vem medindo esforços para construir hospitais de campanha, contratar mais profissionais e comprar medicamentos e insumos para que o atendimento seja o melhor possível para a população. Isso só está sendo possível graças ao apoio que temos recebido do governo federal e essa determinação de todos é que está sendo fundamental para que o máximo possível de vidas sejam salvas dessa situação de pandemia que estamos passando”, observou.

Comentários

Continue lendo

Flash

Incêndio destrói parcialmente residência em Mâncio Lima e moradora se desespera: “Ainda estou pagando, Senhor!”

Publicado

em

Fogo começou em terreno baldio ao lado da casa; caso levanta alerta sobre riscos de áreas sem manutenção

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma residência no início da tarde desta terça-feira (22), no bairro Cohab, em Mâncio Lima, interior do Acre. As chamas, que teriam começado em um terreno baldio ao lado da casa, se alastraram rapidamente e provocaram danos significativos ao imóvel.

De acordo com testemunhas, o fogo teve início por volta do meio-dia. Moradores da vizinhança tentaram conter as chamas utilizando baldes com água, mas a força do incêndio exigiu a intervenção do Corpo de Bombeiros, que conseguiu evitar que o fogo atingisse outras residências próximas.

A cena mais marcante foi protagonizada pela dona da casa, que, em desespero, foi filmada chorando e pedindo ajuda. Em um dos vídeos compartilhados nas redes sociais, ela grita: “Eu ainda tô pagando, Senhor!”, frase que emocionou internautas e revelou o drama de quem perdeu parte do que ainda lutava para conquistar.

A estrutura do imóvel foi severamente comprometida e parte do mobiliário foi consumido pelas chamas. Apesar do prejuízo material, não houve feridos.

As causas do incêndio ainda serão apuradas pelas autoridades, mas a principal suspeita é que o fogo tenha se iniciado no mato seco do terreno vizinho, agravado pelas altas temperaturas e pela falta de manutenção do local. O caso acende o alerta para os riscos de áreas abandonadas em perímetros urbanos.

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Homem em situação de rua urina em frente a ponto de ônibus e gera revolta em Rio Branco

Publicado

em

Moradores denunciam comportamento recorrente e cobram ações das autoridades

Na noite desta terça-feira (22), um episódio causou indignação entre usuários do transporte público em Rio Branco (AC). Um homem em situação de rua foi flagrado urinando em frente a uma parada de ônibus na movimentada Avenida Getúlio Vargas, no bairro Bosque. A cena, presenciada por adultos e crianças que aguardavam o coletivo, gerou constrangimento e revolta.

Identificado como Cristiano Silva de Lima, de 39 anos, o homem é conhecido por frequentadores da região por comportamentos hostis. Segundo relatos, ele costuma agir de forma agressiva, chegando a cuspir em pedestres que se recusam a oferecer dinheiro ou comida. “Já vi ele cuspindo nas pessoas. Quando é contrariado, age com violência”, relatou uma moradora, que preferiu não se identificar.

O caso reacende o debate sobre políticas públicas voltadas à população em situação de rua, especialmente em áreas de grande circulação. Além do impacto social, o episódio levanta preocupações sobre segurança e saúde pública para os cidadãos que utilizam o transporte coletivo diariamente.

Até o fechamento desta reportagem, não havia confirmação sobre a atuação da Polícia Militar ou de órgãos municipais no caso.

Comentários

Continue lendo

Flash

Contra as queimadas: Prefeitura de Brasiléia recebe do Governo do Estado kits para combate a incêndios florestais

Publicado

em

Atuando na prevenção, preparação e parceria, a Prefeitura de Brasiléia recebeu do Governo do Estado, por meio da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros, kits de combate a incêndios florestais.

A entrega ocorreu no gabinete do prefeito e contou com a presença de autoridades municipais e representantes da força estadual.

A ação visa reforçar o preparo do município diante do período de estiagem, que aumenta os riscos de queimadas em áreas urbanas e rurais.

Entre os materiais entregues estão equipamentos de proteção individual (EPIs), mochilas costais, abafadores, roçadeira, ferramentas manuais como enxadas, pás, rastelos, foices e facões.

O coordenador da Defesa Civil de Brasiléia, Major Emerson Sandro, destacou a importância da iniciativa. “Neste período crítico do nosso verão amazônico muito seco, todo reforço é essencial na prevenção e na preparação das equipes se houver necessidade para atuar contra os incêndios florestais, campos e caseiros também. Esses equipamentos vão nos ajudar a agir com mais rapidez e segurança nos focos de incêndio, principalmente nas áreas de difícil acesso”, afirmou.

O Major Emerson também ressaltou a união de esforços. “O trabalho conjunto entre município e Estado fortalece a nossa capacidade de resposta. Estamos prontos para atuar e proteger nossa população e o meio ambiente”, completou.

Participaram da entrega o vice-prefeito Amaral do Gelo, a secretária de Gabinete Silvânia Gadelha, a secretária de Assistência Social Suly Guimarães, o secretário de Comunicação Chiquinho Chaves e a assessora especial Lajúcia Cantuário.

Representando a Defesa Civil estadual, estiveram presentes o Tenente Coronel Cassiano, o Capitão Brito, o técnico operacional Eden Neto e o assessor de comunicação Jean Cavalcante.

A medida integra a estratégia estadual de prevenção e combate a incêndios, com apoio direto aos municípios mais vulneráveis à seca e queimadas.

Comentários

Continue lendo