Acre
Ministro da Justiça José Cardoso voltará a Brasiléia para visitar imigrantes

Ministro José Cardoso esteve reunido com autoridades do Acre para tentar resolver situação – Foto: Alexandre Lima/Arquivo
Alexandre Lima
O Ministro da Justiça, José Cardoso, voltará a visitar Brasiléia nesta sexta-feira, dia 7, a confirmação foi dada nesta quarta (5), onde terá como pauta principal, a entrada dos imigrantes no Brasil pelo estado do Acre, que vem gerando desconfortos tanto na fronteira, quando aos olhos do mundo.
O governo do Acre decretou pela segunda vez, estado de emergência por mais 60 dias no tocante ao assunto, pois vem gerando a insatisfação junto ao munícipes e em outros setores sociais. A reunião ocorrida em Brasília, contou com a participação do senador Jorge Viana (PT), onde defende uma intervenção mais rígida.
“A situação está insustentável para o povo de Brasiléia, até mesmo para nós que estamos sendo solidários, mas precisamos encontrar uma definição urgente. Estivemos com o Ministro da Justiça José Cardoso, da Relações Exteriores e oito Ministério para resolver definitivamente”, disse o Senador Jorge Viana.
Se falou da possibilidade de formar uma comissão e ir até o Haiti, para resolver a questão dos vistos com mais agilidade, para que possam vir direto por São Paulo (SP). Assim, irão evitar essa rota onde existe explorações por parte dos ‘coiotes’, taxistas e muitos outros. Como consequência, irá desafogar a cidade de Brasiléia e acabar com a situação onde outros estão se aproveitando do ‘comercio’ criado em volta dos refugiados.
Jorge Viana acredita que, desta vez se está chegando numa definição sobre o caso dos refugiados. O Governo Federal vem criando uma política humanitária em deixar a fronteira aberta para a entrada dos refugiados desde 2010, e vem cogitando em assinar um termo de cooperação e continuar a gestão do centro de apoio na fronteira do Acre.
Segundo o secretario de direitos humanos no Acre, Nilson Mourão, a forma em que se vinha trabalhando, não gerou o esperado, mas acredita que a partir de agora com mais apoio financeiro e administrativo, poderá melhorar a situação dos que já chegaram e estão por vir.
Comentários
Acre
Acre fica fora dos 50 destinos mais desejados do Brasil em 2026, aponta índice nacional
Levantamento destaca hubs turísticos e destinos de ecoturismo, mas nenhum município acreano aparece no ranking

Domingo no Acre será de calor e céu parcialmente nublado, com chuvas pontuais em algumas regiões, sem previsão de chuvas fortes/Foto: Raylanderson Frota
Comentários
Acre
No Acre, bancos reabrem a partir das 10h nesta Quarta-Feira de Cinzas

No Acre, as agências bancárias voltam a funcionar a partir das 10h nesta Quarta-Feira de Cinzas (18), retomando o atendimento presencial ao público após o feriado de Carnaval. O horário segue a orientação nacional, que prevê a abertura a partir das 12h no horário de Brasília, o que corresponde às 10h no estado.
Em todo o país, os bancos permaneceram fechados na segunda e na terça-feira de Carnaval (14 a 17). Nas localidades onde o expediente normal se encerra antes das 15h, as instituições financeiras devem antecipar a abertura, garantindo pelo menos três horas de atendimento presencial aos clientes.
Com a suspensão do atendimento nos últimos dias, boletos de cobrança e contas de consumo com vencimento entre sábado (14) e terça-feira (17) podem ser pagos nesta quarta-feira sem acréscimo.
Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos seguem disponíveis para quitação por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).
Comentários
Acre
Rio Acre sobe 62 centímetros em 24 horas, aponta Defesa Civil
Nível passou de 7,41 metros para 8,03 metros em Rio Branco, mas segue abaixo das cotas de alerta

Foto: Sérgio Vale

Você precisa fazer login para comentar.