fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Petecão mobiliza bancada para garantir verbas aos municípios em 2014

Publicado

em

O senador Sérgio Petecão (PSD) irá mobilizar a bancada federal acriana e a Associação dos Municípios do Acre (AMAC) para debater os impasses do Orçamento Impositivo, que obrigar o governo a executar as emendas parlamentares aprovadas pelo Congresso para o Orçamento anual. De acordo com o senador, os prazos para apresentação e análise dos projetos estão curtos, e há a necessidade de ouvir a AMAC sobre a capacidade de cumprir as exigências dentro do limite estipulado.

Os parlamentares terão até o próximo dia 10 de fevereiro para priorizar e indicar os beneficiários das programações de todas as emendas. Existe ainda a possibilidade de a Presidência da República publicar nos próximos dias Portaria autorizando a prorrogação deste prazo para o dia 20 de fevereiro. “Contudo, os municípios ou entidades beneficiadas deverão cadastrar e enviar as propostas para análise até 19 de março”, alerta Petecão.

O prazo curto é em razão das particularidades do ano eleitoral, que proíbe empenho e repasses seis meses antes das eleições. Como os prazos passam a ter o controle de um novo sistema, qualquer atraso poderá resultar em problemas para execução das emendas individuais.

De acordo com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO/2014), os Ministérios terão 120 dias (contados da publicação da LOA, em 21/01/2014), para justificar as impossibilidades de execução.

Os projetos considerados pelo executivo com impossibilidades técnicas poderão ter seus valores remanejados para novos projetos dos autores das emendas. Neste caso, será editado pela Presidência um PLN e enviado ao Congresso até o dia 19 de julho. Porém, não haverá mais possibilidade de empenho dos recursos antes das eleições.

Comentários

Acre

Idoso atropelado ao tentar atravessar avenida Sobral para chegar em forró

Publicado

em

No domingo à noite, Antônio Flávio Carneiro Ferreira da Silva, de 63 anos, foi atropelado na Avenida Sobral, no bairro Aeroporto Velho, Rio Branco.

Testemunhas relatam que ele tentou atravessar a avenida fora da faixa de pedestres e foi surpreendido por uma motocicleta. O idoso sofreu ferimentos graves, incluindo um traumatismo craniano, fratura na perna esquerda e cortes profundos na cabeça e na boca, além de escoriações.

Populares prestaram socorro, chamando a polícia e uma ambulância do Samu, que o levou para o pronto-socorro em estado estável. A perícia foi realizada no local, e o veículo envolvido foi liberado após as investigações.

Comentários

Continue lendo

Acre

Grave acidente de moto deixa jovem motociclista ferida na Capital do Acre

Publicado

em

Uma colisão envolvendo uma motociclista e um carro deixou Amanda Katrine Araújo Feitosa, de apenas 26 anos, está em recuperação após o incidente que aconteceu por volta das 15h00, no cruzamento das ruas Via Parque com a Pernambuco, no bairro do Bosque.

De acordo com as autoridades de trânsito, Amanda estava seguindo pela rua Pernambuco no sentido centro-bairro, pilotando sua motocicleta modelo Honda/Titan, placa NAG-8B45. O que parecia ser um domingo comum logo se tornou um pesadelo quando ela alegadamente atravessou o sinal vermelho. Nesse momento, um carro modelo Chevrolet/Onix, placa QLW-3J15, que seguia no sentido centro/bairro na Via Parque.

O impacto da colisão foi devastador, arremessando Amanda violentamente ao chão, onde sua cabeça bateu com força no asfalto, deixando-a inconsciente. Felizmente, a motorista do veículo envolvido permaneceu no local e imediatamente solicitou a assistência da ambulância e da Polícia de Trânsito.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) agiu prontamente, enviando uma ambulância de suporte avançado para prestar os primeiros socorros à jovem vítima. Após receber os cuidados necessários e ser estabilizada, Amanda foi transportada para o pronto-socorro de Rio Branco. Apesar da gravidade da colisão, ela foi descrita como estando em estado de saúde estável, embora tenha sofrido fraturas na perna direita e no braço esquerdo.

A Polícia de Trânsito também compareceu ao local para isolar a área e permitir que os peritos realizassem seu trabalho. Após a conclusão das investigações periciais, o veículo envolvido no acidente foi devolvido à proprietária, enquanto a motocicleta de Amanda foi removida por um guincho.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre vai apresentar atrativos naturais e culturais na maior feira de turismo da América Latina

Publicado

em

Com muitos atrativos naturais e o turismo de base comunitária do estado a serem divulgados, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (Sete), e o programa REDD+ Early Movers (REM) têm estreia marcada na 50ª edição da maior feira de turismo da América Latina, a ABAV Expo 2023.

Organizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens, o evento será realizado de quarta-feira, 27, a sexta, 29, no Rio de Janeiro (RJ), reunindo as principais personalidades do turismo do Brasil e do mundo.

No estande do Acre serão apresentados regiões do estado com óculos 3D. Foto: Ilustração Wagner Lucena, Cidade Publicidade e Sebrae Acre

Da comitiva acreana, participarão agentes do turismo de base comunitária do Parque Nacional Serra do Divisor, Comunidade Croa e representantes dos povos Puyanawa e Yawanawa. Gestores e equipes da Sete, do Programa REM, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SebraeAC) e da Cidade Publicidade também estarão presentes com projetos inovadores.

No estande, apresentam produtos as cooperativas Cooperacre e Coopfarinha, e os empreendimentos Miragina, Florisa Vinhos da Amazônia, Cachaça Acreaninha, Artesanato Novo Crochê, Café Náuas, Farofa Gourmet e Casa do Artesão.

Secretário Marcelo Messias está confiante em obter bons resultados em negócios e parcerias na ABAV Expo 2023. Foto: Neto Lucena/Secom

Segundo o gestor da Sete, Marcelo Messias, a participação no evento é primordial para divulgar os destinos turísticos do Acre, as culturas indígenas, os empreendimentos e agências de turismo, além da culinária local.

“Teremos um estande com muitos atrativos, apresentando o etnoturismo e as culturas indígenas, além de participar das rodadas de negócios. Também apresentaremos os principais pontos de turismo, como a Serra do Divisor e o Croa, com óculos 3D, em parceria com o Sebrae Acre e Cidade Publicidade, em que as pessoas poderão vivenciar como são essas localidades e os festivais indígenas com visão 360°. Vai ser bem bacana”, adianta o gestor.

O destino turístico de base comunitária, com o apoio do Programa REM, é essencial para manter a floresta em pé, como acrescenta a diretora de Empreendedorismo da Sete, Bianca Marques. “O programa REM visa fortalecer o turismo de base comunitária, que por sua vez coloca a população como protagonista e apoia o modelo de sustentabilidade ambiental e social necessária para o desenvolvimento desses territórios”, destaca.

Comentários

Continue lendo

Em alta