Conecte-se conosco

Geral

Ministério Público do Acre vai rever Recomendação sobre escolas militares, informa deputado coronel Ulysses

Publicado

em

O Ministério Público do Acre vai reavaliar a Recomendação direcionada às escolas militares do Acre contrária à imposição aos alunos de padrões estéticos e comportamento típicos do modelo militar. A informação é do deputado coronel Ulysses(UB) que entrou em contato telefônico com o procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro, criticando a Recomendação. Por seu lado, o procurador-geral afirmou que não comunga com as orientações contidas na Recomendação, se solidarizou com as posições do deputado e adiantou que a elaboração de um documento direcionado ao Governo do Estado é de competência dele próprio como procurador-geral. ”A Recomendação certamente será reavaliada”, afirmou o procurador.

O deputado coronel Ulysses elogiou a posição do procurador-geral, “que revela sabedoria, equilíbrio e imparcialidade”. A Recomendação, elaborada em conjunto entre Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Acre(MP/AC)produziu enorme reação contrária entre pais de alunos, Associação dos Militares do Acre (Ameac) e uma contundente desaprovação do parlamentar. ”Recebi dezenas de reclamações de pais e mães de alunos contra a Recomendação”, acrescentou.

Admiração

O deputado lembrou que as regras existentes nas escolas militares acreanas contam com o respeito e admiração da comunidade em geral. “O regimento Interno existente nas escolas militares contribuem para a consolidação moral e intelectual dos alunos, estimulam para a formação sólida de valores sociais e consolidam uma efetiva noção de cidadania”, acrescentou o parlamentar.

As escolas militares, enfatizou o deputado, por seu padrão de excelência, preocupação social e rigor na disciplina favorecem que seus alunos fiquem protegidos das más influências, da delinquência(como as facções) e do atrativo às drogas. Por isto mesmo, continuou o deputado, é que as escolas militares acreanas se consagraram como modelo não só de informação pedagógica mas também de formação cívica e hoje figuram como autênticos exemplos de ensino e educação. E as regras militares contribuem decisivamente para o sucesso e reconhecimento destas escolas por toda a sociedade acreana.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Homem monitorado por tornozeleira é esfaqueado em via pública em Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi socorrida pelo Samu e levada ao centro cirúrgico; autor do ataque não foi identificado

Um homem identificado como Carlos Ismael Uchoa, de 44 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta sexta-feira (27), na Travessa Edmundo Pinto, no bairro Esperança II, em Rio Branco.

Segundo relatos de populares, a vítima, que é monitorada por tornozeleira eletrônica, estava em via pública quando foi surpreendida por um indivíduo armado com uma faca. Durante o ataque, Carlos Ismael foi atingido por dois golpes, sendo um na região do abdômen e outro na nádega.

Mesmo ferido, ele conseguiu correr até uma residência próxima, onde pediu socorro.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou inicialmente uma ambulância de suporte básico. Devido à gravidade da ocorrência, uma equipe de suporte avançado também foi deslocada para auxiliar no atendimento.

Após ser estabilizado, o homem foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco. Apesar de ter dado entrada em estado considerado estável, ele precisou ser levado ao centro cirúrgico após avaliação mais detalhada da equipe médica.

Até o momento, não há informações sobre a identidade do autor do ataque. A polícia ainda não havia sido acionada para atender a ocorrência.

Comentários

Continue lendo

Geral

Roda de conversa prepara alunos para eleição de autodefensores na Apae Rio Branco; oito estudantes participam do processo

Publicado

em

Uma roda de conversa realizada na quinta-feira, 26, na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, em Rio Branco, reuniu alunos para esclarecer o papel da autodefensoria e orientar sobre o processo eleitoral que escolherá os representantes estudantis da instituição.

De acordo com a diretora do Centro Educacional Especializado Dr. Chalub Leite, Sanmarah Alves, o encontro teve como objetivo principal explicar, de forma acessível, como funciona a atuação dos autodefensores dentro da Apae. “A gente realizou uma roda de conversa para esclarecer o que é a autodefensoria e de que forma os alunos vão atuar, entendendo suas responsabilidades e as demandas que podem apresentar”, afirmou.

A atividade contou com a participação das coordenadoras Elisângela e Márcia, que apresentaram aos estudantes os critérios para participação no pleito, marcado para o dia 10 de abril, às 15h, na própria instituição.

Segundo a gestão, poderão votar alunos dos turnos da manhã e da tarde, desde que atendam a requisitos como frequência mínima de dois anos, assiduidade, bom comportamento e participação ativa nas atividades escolares.

O presidente da Apae Rio Branco, Lázaro Barbosa, destacou a relevância do processo para o fortalecimento da participação dos alunos dentro da entidade, reforçando a importância do envolvimento ativo dos estudantes nas decisões institucionais.

Sanmarah ressaltou ainda o papel dos autodefensores. “Eles têm a função de representar e defender os interesses dos alunos, além de auxiliar a equipe gestora e a presidência nas demandas internas”, explicou.

Ao todo, cerca de oito estudantes participam do processo eleitoral, distribuídos em três chapas formadas por duplas — um menino e uma menina. A eleição integra as ações de incentivo ao protagonismo estudantil e à inclusão, fortalecendo a autonomia dos alunos atendidos pela Apae em Rio Branco.

Comentários

Continue lendo

Geral

PM apreende mais de 88 kg de maconha em abordagem na AC-40; colombiano é preso com brasileiro

Publicado

em

Dupla tentou fugir em alta velocidade ao avistar viatura, mas foi capturada após acompanhamento policial no sentido Quinari

A Polícia Militar, por meio de uma guarnição do 2º Batalhão, realizava um patrulhamento preventivo e ostensivo na manhã desta sexta-feira (27) na região do bairro Vila Acre, quando ao entrar no pátio de um posto de combustíveis, percebeu a presença de um veículo Fiat Siena de cor prata com dois ocupantes. O condutor, ao avistar a guarnição, realizou uma manobra brusca e retornou no sentido do município de Senador Guiomard, pela rodovia AC-40, em alta velocidade.

Os policiais realizaram um acompanhamento e, após darem ordem de parada por várias vezes, o veículo parou logo após a curva do Tucumã, no sentido Quinari.

Na busca veicular, foram localizados 75 tijolos de maconha guardados em 4 sacos de estopas no banco traseiro do Fiat Siena. Após pesarem o entorpecente, totalizou 88.361 kg de maconha. Foto: captada

Suspeitos

O carro era ocupado por:

  • Weligton Lucas Nunes da Silva, 30 anos, que já possui passagens pelo sistema judiciário por tráfico de drogas e receptação

  • Carlos Alberto Alcaraz Londono, 35 anos, de nacionalidade colombiana

Após a abordagem, os suspeitos informaram à polícia que transportavam entorpecentes para sanar uma dívida.

Na busca veicular, foram localizados 75 tijolos de maconha guardados em 4 sacos de estopas no banco traseiro do Fiat Siena. Após a pesagem do entorpecente, o total foi de 88,361 kg de maconha.

Após a abordagem, os suspeitos informaram para polícia que transportavam entorpecentes para sanar uma dívida. Foto: captada 

Condução

Diante do flagrante de tráfico de drogas, a dupla recebeu voz de prisão e foi conduzida à Delegacia Central de Flagrantes (Defla) juntamente com as drogas e o carro apreendidos, para que fossem tomadas as providências cabíveis.

O carro era ocupado por Weligton Lucas Nunes da Silva, 30 anos que já possui passagens pelo sistema judiciário por tráfico de drogas e receptação e Carlos Alberto Alcaraz Londono, de 35 anos, de nacionalidade colombiana. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo