fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Militares do Acre concluem curso de motopatrulhamento no Rio de Janeiro

Publicado

em

O Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro), da Polícia Militar do Acre (PMAC), conta agora com mais dois profissionais especializados em motopatrulhamento. Os policias militares, cabo Hugo Lopes e cabo Janiso Queirós, concluíram com êxito o 20º Curso de Ações Táticas em Motopatrulhamento (Catem-2021), do Batalhão de Polícia de Choque (Bpchoq), da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). O curso iniciou no dia 20 de agosto e foi concluído na manhã desta sexta-feira, 1 de outubro.

Segundo a coordenação do curso, houveram 351 inscrições, 50 policiais iniciaram o curso e apenas 27 concluíram todas as etapas. Durante 42 dias, os policiais passaram por um rígido treinamento, que contou com disciplinas práticas e teóricas, como por exemplo, técnicas de abordagem com motos, técnicas de pilotagem, técnicas e táticas de conduta de patrulha em ambientes urbanos, entre outras.

Durante 42 dias, militares do Acre passaram por diversos treinamentos práticos e teóricos na cidade do Rio de Janeiro. Foto: cedida

Natural de Cruzeiro do Sul, o cabo Hugo Lopes entrou na PMAC em junho de 2013, trabalha no grupo Giro do 6º Batalhão e relata quais foram os principais desafios durante a formação no Rio de Janeiro.

“Além de sair do seio de nossos lares, atravessar o país para buscar capacitação profissional em um batalhão referência no Motopatrulhamento Tático, que é o Batalhão de Choque da PMERJ, as instruções na grande maioria foram bem desafiadoras, como por exemplo, as técnicas de pilotagem, que por serem bem criteriosas, em várias provas alunos eram desligados do curso por insuficiência técnica”, relembrou o novo “lança”, como são chamados os formados no Catem.

Segundo o comandante do Giro em Rio Branco, tenente Jonathas Willian, é de suma importância a capacitação profissional dos integrantes do Giro, já que além das peculiaridades inerentes ao serviço policial, o militar que trabalha no motopatrulhamento deve possuir técnicas avançadas para alcançar os objetivos.

“É motivo de muito orgulho receber estes profissionais compromissados e destemidos que representaram a nossa PMAC com louvor. Eles venceram uma importante etapa da sua vida profissional e hoje são especialistas em motopatrulhamento tático. Essa especialização, sem dúvidas, aumentará o nível técnico operacional do militar, resultando em um serviço mais eficiente a sociedade acreana”, frisou.

Ainda de acordo com o oficial, todos os integrantes do Giro fizeram aqui no Acre um estágio de pilotagem de alto risco e vários outros policiais concluíram cursos em diversos estados brasileiros.

Comentários

Continue lendo

Acre

Gladson articula em Brasília e sinaliza interesse no Senado em 2026

Publicado

em

Entre os destaques, o governador Gladson Cameli volta aos holofotes com articulações em Brasília. De olho em uma possível candidatura ao Senado, Gladson tem visitado colegas no Congresso e chegou a receber uma saudação pública do senador Davi Alcolumbre no plenário. “Eu fico me perguntando: quem é a casca de bala do Gladson? Ele estava com o Márcio no Senado. O do Bocalom é o Márcio”, questionou Astério.

 

Assista ao vídeo:

Comentários

Continue lendo

Acre

Derrota do Flamengo e CNH Social são os temas mais pesquisados no Acre

Publicado

em

Foto: Do jogo, Pablo Porciuncula/AFP; da CNH Social, José Caminha/SECOM

O jogo entre Flamengo e Central Córdoba na última quarta-feira (9), pela Libertadores, que terminou com a derrota improvável do time carioca, foi a frase mais pesquisada no Acre no site de buscas Google.

 

De acordo com o Google Trends, mais de 10 mil pessoas no Acre pesquisaram as palavras “flamengo x central córdoba”, numa alta que durou 13 horas. O time rubro-negro encontrou dificuldades para furar a defesa argentina e sofreu o revés por 2 a 1, na segunda rodada da Libertadores.

 

A segunda pesquisa mais alta foi “detran Acre”, com mais de 5 mil acessos. A data de pico coincide com a abertura de 5 mil vagas para tirar habilitação de graça no programa CNH Social.

Veja as outras tendências:

Comentários

Continue lendo

Acre

25% da população do Acre já tem a nova carteira de identidade nacional

Publicado

em

Foto: Agência Brasil / EBC

O Acre é o segundo estado brasileiro que mais emitiu a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), mais de 25% de sua população já possui a nova identidade que reúne todas as informações em único documento.

Conforme o levantamento, ao todo, foram entregues mais de 222 mil documentos para a população acreana., já foram emitidas mais de 23,5 milhões de CINs em todo o Brasil até essa sexta-feira (11/4).

O primeiro estado a alcançar a marca de emissões para 25% de sua população foi o Piauí em outubro de 2024. Atualmente, o estado já alcançou 32,60% da população com a emissão do novo modelo de documento.

Na sequência aparecem os estados de Alagoas com 21,01% da população alcançada, Mato Grosso com 20,83% e Sergipe com 19,25%.

Segundo o MGI, entre as vantagens da CIN está o padrão nacional e o número único para todo o país. A medida acaba, por exemplo, com a possibilidade de uma pessoa emitir diversas carteiras de identidade em cada estado, pois o número do CPF passa a ser o registro nacional do brasileiro e o cidadão ou cidadã continuará com o mesmo número de identificação em qualquer estado.

Comentários

Continue lendo