fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

Milei insistiu que o golpe denunciado pela Bolívia foi uma fraude e falou das “agressões” de Lula

Publicado

em

O Presidente não cessou as tensões que impõe à sua política externa; Foi no meio de uma mensagem em que ele atacou alguém que não identificou.

Em uma nova expressão da sua política externa, o Presidente Javier Milei  insistiu em frisar, que a tentativa de golpe de estado denunciada na Bolívia foi na verdade uma “fraude encenada”, depois de o embaixador argentino ter sido chamado para consulta. Presidente falou também das “agressões”  do seu homólogo brasileiro, Luis Inácio Lula da Silva , a quem voltou a chamar de “comunista e corrupto”.

Da mesma forma, presidente Milei, reforçou a ideia do comunicado emitido pela Casa Rosada e que levou o presidente boliviano, Luis Arce, a chamar seu embaixador Jorge Tapia para consulta, o que aumenta o atrito diplomático entre as duas nações. Isto porque o presidente boliviano afirma ter sido vítima de uma tentativa de golpe de Estado, na qual as autoridades locais desacreditam.

Enquanto isso, o líder libertário continuou, sempre em relação ao seu ataque a esse anônimo: “Depois dos ataques de Lula (especialmente sua forte interferência na campanha eleitoral e seu sólido apoio à campanha mais suja da história) ele reclama porque eu respondo com sinceridade (ele foi preso por corrupção, e é comunista). Foi assim que se referiu então a Lula, após decidir não participar da cúpula do Mercosul no Paraguai na próxima segunda-feira para não atravessá-la, mas sim ir a Camboriú, no Brasil, no sábado para uma cúpula de ação conservadora onde se reunirá com o ex-presidente Jair Bolsonaro, maior adversário politico do expoente Partido dos Trabalhadores (PT).

As divergências entre o presidente local e o brasileiro se agravaram quando Lula concedeu entrevista ao UOL e garantiu que Milei deveria pedir desculpas a ele caso pretenda iniciar uma conversa bilateral. Ele também considerou naquele relatório que o Presidente disse “muita bobagem”. Longe de baixar o tom da disputa, nas suas primeiras expressões sobre o tema – que reforçou esta terça-feira – o líder libertário disse que não tem de pedir perdão e acusou Lula de ser um “canhoto com ego inflado.

Para encerrar sua fala, Milei indicou sobre esse “dinossauro idiota perfeito” que atacou sem se identificar: “É assim que esses idiotas exaltam as formas porque lhes falta conteúdo e que também são escravos de si, o que os torna funcionais”. governos corruptos. “Eles fazem parte do fracasso argentino.”

Publicação do presidente Milei

Comentários

Continue lendo

Brasil

Cúpula com China e Rússia combate o “separatismo e o extremismo”, segundo Putin

Publicado

em

Por

Cúpula com China e Rússia combate o “separatismo e o extremismo”, segundo Putin
ESTADÃO CONTEÚDO

Cúpula com China e Rússia combate o “separatismo e o extremismo”, segundo Putin

O presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente chinês, Xi Jinping, participaram nesta quinta-feira (4) da cúpula de um grupo de segurança criado por Moscou e Pequim para combater as alianças ocidentais. Os líderes se juntaram a outros países-membros da Organização de Cooperação de Xangai em sua reunião anual em Astana, capital do Cazaquistão.

Ao discursar na cúpula, Putin enfatizou o foco do grupo em garantir a segurança de seus membros e disse que a Organização de Cooperação de Xangai formará um centro dedicado que coordenará a resposta a vários desafios de segurança. Ele acrescentou que os membros do grupo também aprovarão um programa especial para combater o separatismo e o extremismo.

Xi conclamou os membros da organização a demonstrarem solidariedade diante dos “desafios reais de intervenção e polarização” , de acordo com a leitura de seu discurso pela agência de notícias oficial Xinhua . “Diante da ameaça real da mentalidade da Guerra Fria, temos que proteger o resultado final da segurança” , acrescentou.

O grupo foi criado em 2001 pela China, Rússia e por quatro nações que pertenceram à União Soviética na Ásia Central: Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão e Uzbequistão, para promover a segurança regional e a cooperação econômica. Posteriormente, a Índia, o Paquistão e o Irã se juntaram a ela. A vizinha e aliada ocidental da Rússia, Belarus, juntou-se à organização nesta quinta-feira. Os estados observadores e parceiros de diálogo incluem a Turquia, a Arábia Saudita e o Egito. Também esteve presente o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, que está visitando a Ásia Central.

Para Putin, a cúpula ofereceu outro local para demonstrar o fracasso dos esforços ocidentais para isolar a Rússia, após a invasão da Ucrânia em 2022. Também em seu discurso, o presidente russo reiterou que as hostilidades podem terminar se a Ucrânia retirar suas tropas das quatro regiões que Moscou anexou em 2022 e abandonar tentativa de ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Kiev e seus aliados rejeitam a ideia.

Em encontro com Xi Jinping na quarta-feira (3), Putin afirmou que a Organização de Cooperação de Xangai é “um dos pilares principais de uma ordem global justa e multipolar” e que os laços entre Moscou e Pequim “estão no seu melhor período de toda história” . Fonte: Associated Press.

The post Cúpula com China e Rússia combate o “separatismo e o extremismo”, segundo Putin first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo

Brasil

Resultado final do CNU será divulgado em 21 de novembro

Publicado

em

Por

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou, nesta quinta-feira (4), o novo cronograma completo do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Os resultados finais obtidos pelos candidatos nas provas serão conhecidos em 21 de novembro e a previsão de posse nos cargos públicos é janeiro de 2025.

O cartão de confirmação de inscrição, com os detalhes sobre os locais de provas, será divulgado em 7 de agosto. O candidato deverá acessar novamente o documento na Área do Candidato para checar se o local da prova foi mantido ou alterado.

No fim de maio, o governo federal já havia anunciado que as provas do chamado Enem dos Concursos serão aplicadas em 18 de agosto.

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou hoje (4), em entrevista coletiva, que um novo edital do concurso será publicado nesta quinta-feira (4) com a previsão de novas regras em caso de eventos excepcionais e imprevisíveis de grandes proporções como o que atingiu o Rio Grande do Sul no fim de abril e mês de maio, para que não haja a necessidade de novo adiamento do Concurso Nacional. 

“Caso ocorra algo da mesma magnitude, temos uma solução para que não seja preciso adiar a prova, como ocorreu em maio. São algumas alterações no edital, importantes para fazer frente à  mudança de calendário. Hoje saiu um decreto do presidente [Luiz Inácio Lula da Silva], já prevendo alteração no edital que será publicado ainda hoje”.

Segurança

A ministra também garantiu segurança para mais de 18,7 mil malotes de provas que foram recolhidos em todo o Brasil e concentrados em um único local.

Segundo Esther Dweck, os lacres dos malotes de provas foram checados um a um por membros da rede de segurança e confirmou que as provas não tiveram nenhum tipo de violação.

“A checagem de todos os lacres foi feita, e não houve nenhuma violação nos malotes de prova. As provas estão seguras, guardadas e foram armazenadas em local que tem vigilância 24 horas, nos sete dias da semana, em processo de extrema segurança.”

A operação de segurança das provas coordenada pelo ministério envolve vários órgãos federais e estaduais, como a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Agência Brasileira de Inteligência, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, a Força Nacional de Segurança Pública, as secretaria de segurança pública estaduais, responsáveis pelos efetivos das  polícias militares e civil, do corpo de bombeiros militar e membros da Defesa Civil.

Tragédia no sul do país

Inicialmente, as provas do Concurso Unificado ocorreriam em 5 de maio. No entanto, dois dias antes do evento, em 3 de maio, o governo federal adiou o concurso, por causa das fortes chuvas que atingiram 96,38% (479, dos 497) dos municípios gaúchos.

Desde o fim de abril, a tragédia já provocou 180 mortes, além de alagamentos e prejuízos ainda não calculados. Neste momento,32 pessoas seguem desaparecidas.

Fonte: EBC GERAL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Bia Haddad Maia só precisou de três games para avançar em Wimbledon

Publicado

em

Por

Bia Haddad Maia só precisou de três games para avançar em Wimbledon
ESTADÃO CONTEÚDO

Bia Haddad Maia só precisou de três games para avançar em Wimbledon

Beatriz Haddad Maia só precisou disputar três games nesta quinta-feira (4) para avançar à terceira rodada de Wimbledon . Bia faturou a vitória após abandono precoce da rival colombiana Camila Osorio, que sofreu uma lesão na coxa esquerda. Na chave de duplas, Luisa Stefani foi eliminada logo na estreia.

Osorio, atual 84ª do mundo, deixou a partida no decorrer do quarto game do primeiro set, em razão de dores na coxa. Bia vencia por 3 a 0, com uma quebra de saque de vantagem. A partida durou apenas 24 minutos, o que deve ajudar na recuperação física e na preparação da brasileira para seu próximo jogo.

Na terceira rodada, Bia enfrentará a vencedora do duelo entre a favorita americana Danielle Collins, número 11 do mundo, e a húngara Dalma Galfi, 127ª do mundo. Collins é um dos destaques da temporada, justamente em seu ano de despedida do circuito, segundo anunciou no começo de 2024. Um triunfo sobre Collins poderá “abrir” a chave para a brasileira, que teria uma adversária mais complicada somente nas quartas de final, podendo cruzar com a polonesa Iga Swiatek, atual número 1 do mundo, mas que não tem resultados relevantes sobre a grama.

Com o resultado desta quinta, Bia tem em Wimbledon o Grand Slam em que mais venceu até agora. São sete, na esteira da boa campanha da temporada passada, quando parou nas oitavas de final após sentir dores nas costas. Em Roland Garros, ela tem seis triunfos, contra cinco do Aberto da Austrália.

Duplas
Luisa Stefani e a holandesa Demi Schuurs sofreram uma dura derrota logo na estreia na chave de duplas. Nesta quinta, apesar do status de cabeças de chave número 6, elas foram batidas pela eslovaca Tereza Mihalikova e pela local Olivia Nicholls pelo placar de 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/0.

A brasileira já vinha de uma decepção em Roland Garros quando precisou deixar a chave pouco antes do início da competição em razão de uma lesão sofrida pela parceira holandesa.

The post Bia Haddad Maia só precisou de três games para avançar em Wimbledon first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo