Conecte-se conosco

Brasil

Milei insistiu que o golpe denunciado pela Bolívia foi uma fraude e falou das “agressões” de Lula

Publicado

em

O Presidente não cessou as tensões que impõe à sua política externa; Foi no meio de uma mensagem em que ele atacou alguém que não identificou.

Em uma nova expressão da sua política externa, o Presidente Javier Milei  insistiu em frisar, que a tentativa de golpe de estado denunciada na Bolívia foi na verdade uma “fraude encenada”, depois de o embaixador argentino ter sido chamado para consulta. Presidente falou também das “agressões”  do seu homólogo brasileiro, Luis Inácio Lula da Silva , a quem voltou a chamar de “comunista e corrupto”.

Da mesma forma, presidente Milei, reforçou a ideia do comunicado emitido pela Casa Rosada e que levou o presidente boliviano, Luis Arce, a chamar seu embaixador Jorge Tapia para consulta, o que aumenta o atrito diplomático entre as duas nações. Isto porque o presidente boliviano afirma ter sido vítima de uma tentativa de golpe de Estado, na qual as autoridades locais desacreditam.

Enquanto isso, o líder libertário continuou, sempre em relação ao seu ataque a esse anônimo: “Depois dos ataques de Lula (especialmente sua forte interferência na campanha eleitoral e seu sólido apoio à campanha mais suja da história) ele reclama porque eu respondo com sinceridade (ele foi preso por corrupção, e é comunista). Foi assim que se referiu então a Lula, após decidir não participar da cúpula do Mercosul no Paraguai na próxima segunda-feira para não atravessá-la, mas sim ir a Camboriú, no Brasil, no sábado para uma cúpula de ação conservadora onde se reunirá com o ex-presidente Jair Bolsonaro, maior adversário politico do expoente Partido dos Trabalhadores (PT).

As divergências entre o presidente local e o brasileiro se agravaram quando Lula concedeu entrevista ao UOL e garantiu que Milei deveria pedir desculpas a ele caso pretenda iniciar uma conversa bilateral. Ele também considerou naquele relatório que o Presidente disse “muita bobagem”. Longe de baixar o tom da disputa, nas suas primeiras expressões sobre o tema – que reforçou esta terça-feira – o líder libertário disse que não tem de pedir perdão e acusou Lula de ser um “canhoto com ego inflado.

Para encerrar sua fala, Milei indicou sobre esse “dinossauro idiota perfeito” que atacou sem se identificar: “É assim que esses idiotas exaltam as formas porque lhes falta conteúdo e que também são escravos de si, o que os torna funcionais”. governos corruptos. “Eles fazem parte do fracasso argentino.”

Publicação do presidente Milei

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

Educação: acordo entre órgãos federais reforça fiscalização de recursos

Publicado

em

Sala de aula

Órgãos federais firmaram um acordo para ampliar a fiscalização dos recursos destinados à educação básica em todo o país.

A iniciativa ocorre entre o Inep, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), por intermédio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) estabelecido para qualificar o uso de dados educacionais.

Conforme o documento, a iniciativa prevê o compartilhamento estratégico de dados e o uso de ferramentas para identificar instabilidades e prevenir fraudes na execução do orçamento.

Entre as medidas estão previstas a criação de painéis de Business Intgelligence (BI) para monitorar a execução do Plano Nacional de Educação (PNE).

Atualmente, dados como os do Censo Escolar servem de base para a distribuição de recursos a estados e municípios, incluindo verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb).

A formalização deste acordo funcionará para melhorar o uso dessas informações, transformando o Censo em uma ferramenta estratégica de fiscalização e prevenção de irregularidades.

Segundo o governo federal, estão previstos cerca de R$ 230 bilhões para a educação em 2026. Com o novo acordo, os órgãos pretendem garantir que esses recursos sejam aplicados com mais transparência e eficiência, além de estabelecer a capacitação técnica de conselheiros, membros do MP e auditores.

Cada órgão arcará com as despesas relacionadas às ações previstas, conforme suas atribuições e orçamento próprio.

Pelo acordo, o Inep ficará responsável por fornecer a inteligência estatística, o CNMP orientará o Ministério Público para aprimorar os procedimentos de fiscalização e a Atricon coordenará os Tribunais de Contas no aprimoramento das auditorias.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Polícia prende seis suspeitos de agiotagem e extorsão em Manaus

Publicado

em

Entre os detidos está dono de banco apontado como fachada para lavagem de dinheiro; grupo teria como alvo servidores público

Seis pessoas foram presas na quinta-feira (12), em Manaus, durante operação da Polícia Civil do Amazonas que investiga um grupo suspeito de envolvimento com agiotagem e extorsão. Entre os detidos está o proprietário de um banco que, segundo as investigações, seria utilizado como fachada para lavagem de dinheiro da organização criminosa.

Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam celulares, quantias em dinheiro, computadores e armas.

De acordo com o delegado Cícero Túlio, as investigações apontaram que o grupo era estruturado em diferentes núcleos de agiotas, que tinham como principais alvos servidores públicos, com foco em funcionários do Tribunal de Justiça do Amazonas e de outros órgãos oficiais do estado.

Ainda conforme o delegado, os suspeitos utilizavam ameaças e violência para garantir o pagamento das dívidas. A quadrilha também recorria a empresas para movimentar grandes valores, tanto em espécie quanto por meio de transações financeiras.

Em nota, o Tribunal de Justiça do Amazonas informou que não irá se manifestar sobre o caso.

Comentários

Continue lendo

Brasil

PRF apreende 15 quilos de cocaína moldada em pratos durante fiscalização no Pará

Publicado

em

Droga foi encontrada na bagagem de passageira de ônibus que seguia de Belém para o Nordeste

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 15,4 quilos de cocaína moldada em formato de pratos durante fiscalização no km 153 da BR-316, em Capanema, no nordeste do Pará, na quinta-feira (11).

A droga foi encontrada na bagagem de uma mulher de 37 anos, natural de Manaus, que viajava em um ônibus com saída de Belém e destino a Natal. A abordagem ocorreu por volta das 17h20.

Segundo a PRF, a passageira apresentou nervosismo durante a verificação de documentos e informou que seguiria para Fortaleza. Durante a inspeção na bagagem, os agentes localizaram 41 pratos com características suspeitas.

Inicialmente, a mulher afirmou que os objetos seriam presentes para familiares. Em seguida, declarou que se tratava de uma herança deixada pela avó. As versões contraditórias levantaram suspeitas e, após análise, foi constatado que o material era cocaína.

A suspeita foi presa em flagrante e encaminhada, junto com o entorpecente, à Delegacia de Polícia Civil de Capanema. Ela poderá responder por tráfico de drogas, crime cuja pena pode chegar a 15 anos de prisão.

A Polícia Civil vai investigar se a mulher tem ligação com organização criminosa envolvida no tráfico interestadual de drogas.

Comentários

Continue lendo