Acre
Mídia é responsável por ‘cultura da violência’, diz delegado da Polícia Civil
Farias disse, ainda, que somente neste ano 2.392 pessoas foram conduzidas ao complexo penitenciário de Rio Branco.
Da Redação, com Agência ContilNet
Para o delegado-geral de Polícia Civil, Emylson Farias, os responsáveis pela disseminação da ‘cultura da violência’ são os meios de comunicação.
No caso do Acre, segundo ele, o principal problema são os furtos, motivados pelo tráfico de drogas. Em comparação com 2012, as ocorrências de furto, neste ano, aumentaram, evidenciando a necessidade de combater a máfia dos entorpecentes.
Em termos numéricos, ele diz que somente neste ano 2.392 pessoas foram conduzidas ao complexo penitenciário de Rio Branco. “Mas isso não nos orgulha”, esclareceu.
O delegado disse, ainda, durante entrevista na noite desta quarta-feira (11), que em outros estados, grandes empresas perderam a confiança na polícia e resolveram investir na própria segurança privada.
Sobre as ameaças de morte ao governador Tião Viana, por parte de um detento, Emylson afirmou que a conclusão das investigações já está a cargo da Justiça e que “a pessoa [que está presa] teve o benefício do regime semiaberto revogado para o fechado”.
Com relação ao caso Gildemar, o delegado informou que há dois meses o homem está desaparecido, após ser preso por supostos policiais.
“A autoria está identificada. Temos indícios de que pessoas do estado [servidores públicos] estão envolvidas”, relatou.
Para quem foi aprovado no último concurso da Polícia Civil, não há novidades: Farias disse que ainda não há previsão de chamada.
Comentários
Acre
Inmet emite alerta de perigo para chuvas intensas no Acre nesta segunda

Foto: Sérgio Vale
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na manhã desta segunda-feira, 26, um aviso meteorológico de chuvas intensas com grau de severidade classificado como “perigo” (nível laranja). O alerta teve início às 9h05 e segue válido até as 23h59 do mesmo dia.
De acordo com o órgão, são esperados volumes de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, além de ventos intensos que podem variar entre 60 e 100 km/h.
O Inmet orienta ainda que, em caso de emergência, a população acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Comentários
Acre
Aprosoja vai à Justiça contra cobrança de pedágios na BR-364 e alerta para impactos no Agro
Por Wanglézio Braga –ACRE MAIS
A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Rondônia (Aprosoja-RO) ingressou com uma ação na Justiça Federal para suspender a cobrança de pedágios na BR-364, principal eixo de escoamento da produção agrícola dos estados de Rondônia e do Acre. O pedido, feito em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), abrange o trecho entre Vilhena e Porto Velho e busca uma decisão urgente diante dos impactos econômicos sobre o agronegócio regional.
De acordo com as entidades, a antecipação da cobrança dos pedágios ocorreu sem previsibilidade e sem transparência, contrariando o cronograma inicialmente previsto no contrato de concessão. As alterações teriam sido consolidadas no fim de 2025, reduzindo em quase seis meses o prazo para início da tarifação. Para os produtores, a medida compromete o planejamento da atividade rural, que envolve contratos antecipados de venda, logística, financiamento e frete.
Estudos técnicos apresentados na ação reforçam o alerta. Levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) indica que a cobrança de pedágio pode provocar uma queda de cerca de 44% no volume de cargas que passam por Rondônia, o equivalente a quase 3 milhões de toneladas a menos em circulação. Na prática, isso significaria redução da atividade econômica, perda de renda e menor atratividade logística para o estado.
A Aprosoja destaca que não se opõe à concessão da rodovia nem aos investimentos em infraestrutura, mas defende que mudanças com forte impacto econômico precisam ser amplamente discutidas e planejadas. Além da ação judicial, a entidade articula com senadores de Rondônia a realização de uma audiência pública no Senado Federal, prevista para o início de fevereiro, com o objetivo de debater os efeitos econômicos e sociais da concessão da BR-364.
Comentários
Acre
Deputado Tadeu Hassem participa de comemoração pelo Dia do Farmacêutico
Parlamentar destacou a importância da categoria e prestou homenagem a profissionais da área da saúde durante confraternização
O deputado estadual Tadeu Hassem (Republicanos) participou, neste domingo (25), de um almoço seguido de churrasco em comemoração ao Dia do Farmacêutico. O evento reuniu profissionais da área e amigos em um momento de confraternização e reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela categoria.
Durante a celebração, o parlamentar destacou a presença dos deputados Arlenilson Cunha e Zé Adriano, a quem classificou como companheiros de caminhada política. Em sua fala, Tadeu Hassem ressaltou a relevância dos farmacêuticos para o sistema de saúde e a dedicação desses profissionais no cuidado com a população.
O deputado também parabenizou a categoria em nome do presidente do Sindicato dos Farmacêuticos (Sindifac), Felipe Lima Lora, e do vice-presidente, Bruno Araújo, reforçando o compromisso com a valorização dos trabalhadores da saúde.
“Estamos juntos, valorizando quem cuida da saúde da nossa gente”, afirmou o parlamentar ao final da homenagem.





Você precisa fazer login para comentar.