Conecte-se conosco

Acre

Mesmo com chuvas intensas, Acre registrou melhor índice de disponibilidade de energia para o mês dos últimos 15 anos 

Publicado

em

Investimento em construção, modernização do sistema elétrico e aumento da quantidade de colaboradores contribuíram para melhoria dos índices 

A Energisa registrou durante janeiro desse ano o melhor índice de disponibilidade de fornecimento para o mês dos últimos 15 anos. A quantidade representa 99,8% na disponibilidade de energia considerando a média por cliente. O resultado positivo é celebrado pela concessionária, especialmente ao considerar que, durante janeiro, o Acre registrou 350 milímetros de chuva e 64 mil raios. Volume acima da média esperada para região de acordo com o sistema de monitoramento climático do Grupo Storm.

Segundo o gerente de operações da Energisa no Acre, Anderson Rodrigues, a marca histórica é resultado do investimento de R$ 1 bilhão para modernização do sistema elétrico no estado. “A construção e renovação das subestações e redes de distribuição de energia fizeram o sistema elétrico estar mais robusto para enfrentar as adversidades climáticas. Mesmo com ventos e chuvas intensas, houve menos registro de falta de energia e quando elas aconteceram, conseguimos restabelecer o fornecimento em menor tempo do que no passado”, afirmou ao ressaltar que o aumento e capacitação das equipes que atuam diretamente em campo também foram fatores cruciais.

Rodrigues ainda destaca que é fundamental que o cliente informe as ocorrências de falta de energia nos canais de atendimento da concessionária para que a qualidade e frequência do fornecimento continue melhorando. “Caso haja alguma interrupção, primeiramente, o cliente deve verificar se o disjuntor do quadro geral do imóvel ou do padrão de entrada ao lado do medidor desligou. Caso a interrupção no fornecimento continue, o cliente deve informar a Energisa pelos canais de atendimento para que as equipes façam a manutenção”, explicou.

A duração e frequência do fornecimento de energia são acompanhados mensalmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que estabelece metas de qualidade do serviço e considera que há situações inesperadas que provocam falta de energia e que estão além do controle da concessionária como, por exemplo, temporais e acidentes de trânsito envolvendo postes.

Comentários

Acre

Associação nipo-brasileira oferta à Prefeitura de Rio Branco intercâmbio no Japão na área de produção agrícola

Publicado

em

Associação nipo-brasileira oferta à Prefeitura de Rio Branco intercâmbio no Japão na área de produção agrícola

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, recebeu na tarde desta segunda-feira (20), o presidente e o vice-presidente da Associação Nipo Brasileira do Acre (ANBA), Eduardo Kawada e Luciano Sasai, respectivamente.

Kawada retornou há poucos dias de uma viagem oficial ao Japão e trouxe para o prefeito um belo calendário japonês, presente do Consulado do Japão ao gestor. O presidente trouxe também a oportunidade de o Município enviar ao país nipônico um representante para um curso de 30 dias na área de produção agrícola. O intercâmbio será totalmente custeado pelo governo japonês.

Kawada: “O Japão sabe trabalhar muito bem a questão da agricultura” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

“É uma parceria do governo japonês, o interesse de oferecer novas tecnologias de agricultura. É uma oportunidade muito boa, para a pessoa passar, através de indicação da prefeitura, um mês no Japão, aprendendo novas técnicas e podendo passar para a população, para poder ajudar… porque o Japão sabe trabalhar muito bem a questão da agricultura, é um país pequeno onde se produz muito, acho que vai ser de grande valia para Rio Branco e para o Acre”, explicou.

O prefeito Tião Bocalom aproveitou a oportunidade para apresentar aos dirigentes da ANBA, o projeto de moradia popular “1.001 Dignidades”, que consiste na construção de 1.001 casas para pessoas que residem em área de risco, alagadiças, em vulnerabilidade social ou sob esgoto a céu aberto. Kawada se comprometeu em levar uma cópia do projeto ao governo japonês.

“O Japão valoriza muito essa questão do meio ambiente, eu acho que é um projeto que vai ser bem avaliado pelo governo japonês e eu espero que a gente tenha uma boa parceria nessa questão também.”

O prefeito Tião Bocalom comentou sobre a oportunidade de buscar novas tecnologias agrícolas no país nipônico.

“Muito proveitosa, a vinda deles aqui, me trouxeram um belo calendário e também a possibilidade de a gente poder, através de um intercâmbio, enviar para o Japão um técnico agrícola para que lá ele possa, durante 30 dias, ter o encontro com novas tecnologias na agricultura. A gente sabe que a agricultura japonesa é muito avançada. Evidentemente que são climas diferentes, mas indo um técnico agrícola para lá, ele vai observar e aprender muitas das técnicas que eles têm para o desenvolvimento de tecnologias novas.”

Comentários

Continue lendo

Acre

Dra. Michelle Melo propõe Audiência Pública na Aleac sobre pessoas em situação de rua

Publicado

em

Ao utilizar a tribuna na sessão legislativa desta terça-feira (21), na Aleac, a deputada Dra.Michelle Melo (PDT), líder do governo, chamou a atenção para a problemática das pessoas em situação de rua que, segundo ela, cresce vertiginosamente no Acre.

“É urgente trazermos para esta Casa essa discussão. Como presidente da Comissão Legislativa de Direitos Humanos e Cidadania, estou propondo uma Audiência Pública com participação ampla para tratarmos o assunto e encaminharmos soluções.”, disse.

Por meio da Ação Itinerante de seu gabinete, a deputada tem articulado o o apoio institucional e o diálogo com as pessoas que vivem a situação.

“Eles não querem que façamos para ele, mas com eles e estudando sobre esse tema, fui alertada de que não são “moradores de rua”, como se costuma dizer, porque na rua não é o seu lar, nem sua morada, mas uma situação que deve ser transitória, passageira. Por isso estou trazendo essa temática porque precisamos chamar à responsabilidade o Poder Público, incluindo o Poder Legislativo para reverter dessa condição desumana e garantir seus direitos humanos.”, destacou.

A Audiência Pública na Aleac já tem data marcada e deve acontecer no próximo dia 14 de Abril.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo promove palestras no Saneacre para comemorar Dia Mundial da Água

Publicado

em

A comemoração do Dia Mundial da Água, na próxima quarta-feira, 22, será marcada por uma série de eventos a serem realizados pelo Saneacre (Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre). “De acordo com as diretrizes da gestão Gladson Cameli, a data deve ser lembrada internamente junto aos servidores do Saneacre para ampliar sua percepção da importância do serviço prestado, bem como para sua própria valorização enquanto trabalhador de um setor estratégico da administração pública”, esclarece o diretor-presidente da autarquia, José Bestene.

De acordo com a programação, técnicos do Saneacre começaram em Porto Acre dia 22 uma série de palestras junto aos funcionários das sedes municipais que vão se estender até a próxima sexta-feira, dia 24, passando por Plácido de Castro, Vila Campinas, Senador Guiomard, Xapuri e Capixaba. “Estes eventos vão aproximar ainda mais os servidores do municípios à sede na Capital e nos proporcionar uma visão mais abrangente da situação atual do serviço prestado, bem como do pensamento que a população tem sobre o serviço, o feedback do consumidor”, explica Bestene.

De acordo com o presidente, as palestras também vão abordar aspectos técnicos da atividade dos servidores do Saneacre, atenção às dosagens de produtos químicos no tratamento da água e os benefícios à saúde da população proporcionados por um serviço de saneamento básico de qualidade. “Nossa responsabilidade como gestores públicos é garantir não só um serviço de qualidade, como também a preservação de nossos recursos hídricos para que nunca nos venha a faltar água neste que é um dos maiores reservatórios de água potável do mundo, a Bacia Amazônica”, completa Bestene.

Comentários

Continue lendo

Em alta