fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Mesmo com chuvas intensas, Acre registrou melhor índice de disponibilidade de energia para o mês dos últimos 15 anos 

Publicado

em

Investimento em construção, modernização do sistema elétrico e aumento da quantidade de colaboradores contribuíram para melhoria dos índices 

A Energisa registrou durante janeiro desse ano o melhor índice de disponibilidade de fornecimento para o mês dos últimos 15 anos. A quantidade representa 99,8% na disponibilidade de energia considerando a média por cliente. O resultado positivo é celebrado pela concessionária, especialmente ao considerar que, durante janeiro, o Acre registrou 350 milímetros de chuva e 64 mil raios. Volume acima da média esperada para região de acordo com o sistema de monitoramento climático do Grupo Storm.

Segundo o gerente de operações da Energisa no Acre, Anderson Rodrigues, a marca histórica é resultado do investimento de R$ 1 bilhão para modernização do sistema elétrico no estado. “A construção e renovação das subestações e redes de distribuição de energia fizeram o sistema elétrico estar mais robusto para enfrentar as adversidades climáticas. Mesmo com ventos e chuvas intensas, houve menos registro de falta de energia e quando elas aconteceram, conseguimos restabelecer o fornecimento em menor tempo do que no passado”, afirmou ao ressaltar que o aumento e capacitação das equipes que atuam diretamente em campo também foram fatores cruciais.

Rodrigues ainda destaca que é fundamental que o cliente informe as ocorrências de falta de energia nos canais de atendimento da concessionária para que a qualidade e frequência do fornecimento continue melhorando. “Caso haja alguma interrupção, primeiramente, o cliente deve verificar se o disjuntor do quadro geral do imóvel ou do padrão de entrada ao lado do medidor desligou. Caso a interrupção no fornecimento continue, o cliente deve informar a Energisa pelos canais de atendimento para que as equipes façam a manutenção”, explicou.

A duração e frequência do fornecimento de energia são acompanhados mensalmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que estabelece metas de qualidade do serviço e considera que há situações inesperadas que provocam falta de energia e que estão além do controle da concessionária como, por exemplo, temporais e acidentes de trânsito envolvendo postes.

Comentários

Continue lendo

Acre

Iapen divulga resultado do psicotécnico e convoca aprovados em concurso para exame médico

Publicado

em

Candidatos que optaram por Brasiléia, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Rio Branco realizarão o exame em Rio Branco.

Todos os candidatos aptos no exame psicotécnico que se declararam pessoa com deficiência estão sendo convocados para a perícia médica

O Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre (Iapen-AC) divulgou nesta quarta-feira, 12, o resultado definitivo do exame psicotécnico e a convocação para a realização do exame médico e toxicológico. As informações foram publicadas no Diário Oficial do Estado.

O resultado definitivo do exame psicotécnico inclui a lista de candidatos considerados aptos, organizada por cargo, inscrição e nome em ordem alfabética. Todos os candidatos que foram aprovados nesta fase estão convocados para o exame médico e toxicológico.

O exame médico e toxicológico será realizado nas cidades de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, conforme a opção escolhida pelos candidatos durante a inscrição:

Candidatos que optaram por Brasiléia, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Rio Branco realizarão o exame em Rio Branco.

Candidatos que optaram por Cruzeiro do Sul, Feijó, Jordão, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Tarauacá realizarão o exame em Cruzeiro do Sul.

Os exames estão previstos para ocorrer entre os dias 30 de junho e 7 de julho de 2024. O cartão de convocação, contendo a data, o local e o horário do exame, estará disponível no site do IBFC (www.ibfc.org.br), na aba “Local de Prova”, a partir de 24 de junho de 2024.

Perícia médica

Todos os candidatos aptos no exame psicotécnico que se declararam pessoa com deficiência estão sendo convocados para a perícia médica, que também ocorrerá nas cidades de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. O cartão de convocação com detalhes sobre a perícia será disponibilizado na mesma data e local que o do exame médico e toxicológico.

Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com o IBFC pelo Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC) através do telefone (11) 4788-1430, de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30, ou pelo site www.ibfc.org.br.

Comentários

Continue lendo

Acre

Vereadora acusa Câmara de Xapuri de pagar assessoria jurídica que ela nunca viu

Publicado

em

Pessoas ligadas à Câmara com quem a reportagem conversou a respeito das afirmações da vereadora na tribuna também dizem não saber de quem se tratam os profissionais. A informação também não está acessível no Portal da Transparência da Câmara.

Vereadora Alarice Botelho (PT) afirmar que existem “possíveis situações irregularidades” na casa para as quais está havendo “vista grossa” pela maioria dos vereadores.

 

Raimare Cardoso

O clima ficou pesado na sessão desta terça-feira, 11, da Câmara Municipal de Xapuri após a vereadora Alarice Botelho (PT) afirmar que existem “possíveis situações irregularidades” na casa para as quais está havendo “vista grossa” pela maioria dos vereadores. Ela pede que os órgãos competentes fiscalizem.

Questionando a colocação de uma emenda de sua autoria em votação, sem a sua presença, a um projeto de lei que trata sobre a regulamentação de horários de funcionamento de bares e casas noturnas na cidade, a vereadora disse que a Câmara paga uma assessoria jurídica que ela nunca viu.

Perguntada pela reportagem a respeito do assunto, depois da sessão, a vereadora disse que não sabe informar quem são os advogados ou a empresa de advocacia contratados pela Câmara para prestar os serviços de assistência jurídica. “O presidente não diz quem é”, informou.

Pessoas ligadas à Câmara com quem a reportagem conversou a respeito das afirmações da vereadora na tribuna também dizem não saber de quem se tratam os profissionais. A informação também não está acessível no Portal da Transparência da Câmara.

Alarice Botelho também chamou atenção para o fato de o Portal da Transparência não estar funcionando devidamente. “Está tudo apagado lá. Não dá para ver nada”, ela diz. “Por que na Casa do Povo é tão difícil acessar a transparência?”, questionou a vereadora.

O momento mais quente da sessão ocorreu quando, em seu pronunciamento, o vereador Clemilton Lima, primeiro-secretário da Câmara, disse que a vereadora é “a cara do PT”, que faz uma gestão, segundo ele, “igual à do PT nacional”, que “por onde passa deixa o estrago”.

Ainda durante a fala do vereador Clemilton, o presidente, Eriberto Mota, pediu um aparte e disse ter sido uma vergonha o pré-candidato do PT à prefeitura, Erivélton Soares, ter ido ao bairro Sibéria no dia do aniversário da Associação de Moradores “levando um bolo e um refrigerante”.

“Aí falam que o deputado, deputados, ficam fazendo mídia, média. E o que foi fazer o pré-candidato do PT com um bolo e um refrigerante? Não é mídia não? É uma vergonha, uma vergonha. Isso é usar o povo da Sibéria. Eu deveria ter vergonha na cara de ir à Sibéria e levar um bolo e um refrigerante. Leve solução”, afirmou.

Quando voltou à tribuna para o momento das explicações pessoais, a vereadora Alarice Botelho respondeu ao colega Clemilton Lima dizendo que tem mesmo muito orgulho de ser a cara do PT e de não viver “pulando de galho em galho”, se referindo às mudanças de partido feitas pelo vereador.

Com relação ao aparte de Eriberto Mota no pronunciamento de Clemilton, ela disse que vergonha é “sair nas páginas dos jornais como ocorreu recentemente. Não vou citar porque, pois o senhor já sabe. Isso é uma vergonha”. Ela se referiu à denúncia de agressão que uma suposta amante fez contra o presidente da Câmara.

A informação sobre quem são os contratados para prestar os serviços de assessoria jurídica para a Câmara não foi obtida, não foi possível manter contato com eles para que pudessem se pronunciar sobre as acusações da vereadora

Alarice Botelho voltou a mencionar a contratação da assessoria jurídica que, segundo ela, não comparece à cidade, e falou, sem dar maiores detalhes, de um pagamento no valor de R$ 11 mil referente à contratação de serviços de roçagem do terreno da Câmara.

Segundo a vereadora, os detalhes do pagamento deveriam estar no Portal da Transparência, mas não estão. “Inclusive os pagamentos de diárias, que são públicos, porém nem nós, vereadores, estamos tendo acesso”, enfatizou.

A reportagem telefonou para o vereador Eriberto Mota, para que ele pudesse responder com relação às afirmações e questionamentos da vereadora, mas ele não atendeu e nem respondeu às mensagens enviadas. Já Clemilton Lima, o primeiro-secretário, disse não ser o vereador indicado para falar sobre os temas levantados.

Como a informação sobre quem são os contratados para prestar os serviços de assessoria jurídica para a Câmara não foi obtida, não foi possível manter contato com eles para que pudessem se pronunciar sobre as acusações da vereadora. O espaço segue à disposição para uma manifestação posterior.

Comentários

Continue lendo

Acre

Homem morre em acidente de trânsito depois de ser visto dirigindo na contramão na BR-364

Publicado

em

Por

O carro de passeio, conduzido por Marcos, bateu de frente com uma carreta após uma ultrapassagem irregular. O homem morreu no local, e o condutor da carreta não teve ferimentos.

Homem morre em acidente de trânsito na BR-364 após ser flagrado andando em zigue-zague.

Um homem identificado como Marcos Roberto Fernandes morreu em um acidente de trânsito. O acidente aconteceu por volta das 11h da manhã do último sábado (8), na BR-364 em Ji-Paraná (RO). O carro envolvido no acidente foi flagrado invadindo a contramão da rodovia.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro de passeio, conduzido por Marcos, bateu de frente com uma carreta após uma ultrapassagem irregular. O homem morreu no local, e o condutor da carreta não teve ferimentos.

Uma passageira que estava passando pela rodovia registrou imagens de momentos antes do acidente. No vídeo, é possível observar que o veículo invade a pista contrária e o acostamento diversas vezes. Além disso, outros veículos precisam ultrapassar o carro de Marcos para evitar acidentes

Homem morre em ultrapassagem irregular na BR-364. Foto: Montagem g1 RO

Comentários

Continue lendo