Cotidiano
Menores de 16 anos não podem entrar desacompanhados na Expoacre 2024, determina portaria
Juiz de Direito da 2ª Vara da Infância e Juventude de Rio Branco, Jorge Luiz Silva Filho, divulgou as regras e recomendações sobre a permanência de menores no Parque de Exposições Wildy Viana.

juiz de Direito da 2ª Vara da Infância e Juventude de Rio Branco, Jorge Luiz Silva Filho, conversou com a imprensa nesta sexta-feira (30). Foto: Asscom/Tribunal de Justiça do Acre
Por Aline Nascimento
Menores de 16 anos não podem entrar desacompanhados na Expoacre 2024, em Rio Branco. Isso é o que determina portaria que regulamenta a permanência de crianças e adolescentes tanto nos shows, como no Parque de Exposições Wildy Viana.
Nesta sexta-feira (30), o juiz de Direito da 2ª Vara da Infância e Juventude de Rio Branco, Jorge Luiz Silva Filho, divulgou as regras para acesso e permanência de crianças e adolescentes. A portaria de Nº 3.819 estabelece ainda que maiores de 16 anos podem permanecer na feira até meia-noite.
“É terminantemente proibida a presença de crianças e adolescentes menores de 16 anos desacompanhadas de pais ou responsáveis, qualquer que seja o horário, qualquer que seja o local dentro do parque de exposições. É um evento importantíssimo do ponto de vista de lazer, de cultura com a população acreana, de desenvolvimento de novos talentos, mas o evento só é um sucesso se não houvesse tipo de violação dos direitos de crianças e adolescentes”, destacou o magistrado.
A portaria também determina que empresas promotoras de shows públicos ou privados que ocorrerem durante o evento impeçam a entrada de crianças e adolescentes desacompanhados. Além disso, que sejam fixadas informações sobre a classificação etária dos shows.
No evento, também haverá assistência dos órgãos, que além de autuações, estarão orientando a população. “Há uma recomendação expressa aos agentes de proteção que procurem a despeito de fazer a sua atividade de fiscalização e, necessariamente, se for necessário, de autuação. Que procurem também fazer um trabalho educativo, conversando com pais, com os responsáveis, orientando sobre a necessidade de que esses adolescentes maiores de 16 anos devem ter documentação e identidade com foto para comprovar a sua idade”, destacou o juiz.
Regras para a Expoacre 2024
Acesso aos shows
- Impedida a entrada de crianças e adolescentes desacompanhados de seus pais ou responsável
- Proibir a venda e o consumo de bebidas alcóolicas e cigarros e outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica aos menores de 18 anos, mesmo que fornecidos gratuitamente, ainda que dentro de shows privados, mesmo que acompanhados dos pais ou responsáveis, sob pena do cometimento do crime previsto no art. 243, do Estatuto da Criança e do Adolescente, o qual prevê pena de 02 (dois) a 04 (quatro) anos de detenção e multa.
Permanência no parque
- Permitir a entrada e permanência de adolescentes maiores de 16 anos, desacompanhados, até meia-noite, devendo estar munidos de documento de identificação oficial com foto.
- Proibir aos menores de 16 anos o exercício de qualquer atividade remunerada, salvo expressa autorização judicial.

Shows do grupo Limão com Melo e Marilia Tavares serão gratuitos, segundo o governo. Foto: Reprodução
Confira os shows agendados:
Sábado (31)
- Palco alternativo
Domingo (1º)
- Biguinho Sensação (23h) – Palco principal
Segunda-feira (2)
- Marilia Tavares (23h) – Arena de Rodeio – Gratuito
Terça-feira (3)
- Limão com Mel (23h) – Arena de Rodeio – Gratuito
Quarta-feira (4)
- Nadson O Ferinha (23h) – Palco principal
Quinta-feira (5)
- Thalles Roberto (20h) – Palco principal
Sexta-feira (6)
- Palco alternativo
Sábado (7)
- Palco alternativo
Domingo (8)
- Henry Freitas (23h) – Palco principal
Comentários
Cotidiano
Santa Cruz e Furacão do Norte goleiam na abertura das quartas na Copinha

Foto Manoel Façanha: Semifinalistas do Sub-12 serão definidos nas partidas de volta no próximo dia 9
Santa Cruz e Furacão do Norte golearam neste domingo, 23, na abertura da fase de quartas de final da 10ª edição da Copinha Arasuper de Futsal. O Santa Cruz bateu a Escolinha do Santinha por 7 a 1 e o Furacão do Norte derrotou o Flamenguinho por 10 a 1.
Nos outros confrontos das quartas, Camisa 11 e Real Aquiri empataram por 2 a 2 e a Escolinha do Galvez venceu o Cruz Azul por 5 a 1.
Jogos de volta
O coordenador da Copinha Arasuper, Auzemir Martins, confirmou para 9 de março as partidas de volta.
“Tínhamos essa parada no torneio programada. Vamos ter dois fins de semana sem confrontos”, explicou Auzemir Martins.
Outros resultados
Sub-14
Ecoville 2 x 1 Veneza/Marilda Goveia
Esc. Conquista 4 x 2 Esc. Santinha
Esc. Galvez 3 x 2 Rei Artur
Furacão do Norte 5 x 0 Amigos Solidários
Sub-10
Rei Artur 9 x 0 Flamenguinho
Santa Cruz 5 x 0 Esc. do Santinha
Esc. Xavier Maia 3 x 2 Esc. do Psica
Ame 3 x 2 Ecoville
Comentários
Cotidiano
Adesg vence o São Francisco e fica próxima da classificação

Foto Sueli : Adesg e São Francisco realizaram uma partida muito equilibrada
A Adesg venceu o São Francisco por 1 a 0 neste domingo, 23, na Arena da Floresta, e deu um passo decisivo para ser semifinalista do Campeonato Estadual. O atacante Marcus Vinícius decidiu o confronto aos 32 minutos do segundo tempo.
A Adesg segue na vice-liderança do Estadual com 11 pontos e o São Francisco entra na zona de rebaixamento mantendo os 3 pontos.
Chances perdidas
O São Francisco dominou boa parte do jogo. Na primeira etapa, a equipe criou oportunidades e no último lance, Yarles cabeceou e o travessão salvou a Adesg.
No início da segunda etapa, Ismael ganhou no alto e testou. O travessão voltou a salvar a Adesg.
O técnico Erismeu Silva fez mudanças na Adesg e a equipe melhorou na partida. Em uma jogada pela direita a bola foi cruzada e na sobra Marcus Vinícius decidiu o jogo.
Erramos muito
Segundo o zagueiro Yarles, o São Francisco voltou a errar muito nas finalizações e por isso foi derrotado.
“Precisamos dominar e concluir as oportunidades. Poderíamos ter vencido a partida”, disse Yarles.
Fala, Jô!
“Conquistamos uma vitória muito importante. Vamos seguir trabalhando forte durante a parada do carnaval para podermos conquistar a nossa classificação”, declarou o zagueiro Jô.
Comentários
Cotidiano
Humaitá derrota o Rio Branco e deixa zona de rebaixamento

Foto Glauber Lima: Com a vitória, o Humaitá voltou a sonhar com uma vaga na semifinal
O Humaitá derrotou o Rio Branco por 3 a 2 neste sábado, 22, no Florestão, e deixou a zona de rebaixamento do Campeonato Estadual. Aldair (2) e Matheus Nego anotaram os gols do Humaitá enquanto Paulo Negão e Cassiano marcaram para o Rio Branco.
Muita chuva
A partir da metade do primeiro tempo uma chuva forte na capital acreana deixou o gramado do Florestão muito encharcado e a partida passou a ser disputada na base da superação.
O Humaitá foi para o intervalo vencendo por 1 a 0 com gol de Aldair e no início da segunda etapa o Rio Branco empatou em um belo chute de Paulo Negão.
O árbitro Ruan Santos marcou um pênalti duvidoso e Cassiano marcou o gol da virada. Na sequência outra penalidade duvidosa, agora, para o Humaitá e Matheus Nego marcou o gol de empate. Nos acréscimos, a bola sobrou para Aldair fazer 3 a 2, Humaitá.
Quebrou jejum
Com a vitória diante do Rio Branco, o Humaitá quebrou um jejum de 20 partidas sem vencer. O último triunfo do Tourão tinha ocorrido no Estadual de 2024.
Os três pontos conquistados coloca o Humaitá na luta por uma vaga na semifinal faltando duas partidas para o fim da fase de classificação. A equipe assume a 5ª colocação com 6 pontos.
Luta contra rebaixamento
A derrota para o Humaitá coloca o Rio Branco na 7ª colocação com 3 pontos e dentro da zona de rebaixamento do Estadual.
Você precisa fazer login para comentar.