Acre
Menor de 14 anos é detida com cocaína dentro da vagina em Xapuri
Alexandre Lima
Por volta das 10h00 desta sexta-feira, dia 5, quando uma equipe de investigadores da Polícia Civil do município de Xapuri, coordenados pelo agente Eurico Feitosa e com apoio de policiais do município vizinho de Epitaciolândia, realizaram uma blitz na tentativa de deter um possível traficante de drogas.
Na blitz, um taxi lotação que saiu de Epitaciolândia rumo à Xapuri, foi parado para uma revista de rotina, mas o alvo seria uma adolescente, de apenas 14 anos. Com ela, foi localizado um pacote contendo uma quantia de cloridrato de cocaína.
O detalhe, ficou para a forma em que a jovem levava a droga, dentro de sua vagina. De acordo com a investigação, a menor estava abastecendo os pontos de vendas de droga na cidade de Xapuri.
O flagrante aconteceu quando a menor chegava na cidade de Xapuri. O Delegado titular do município, Cristiano Bastos, fez todos os procedimento de praxe e iria encaminhar o caso ao Ministério Público para procedimentos cabíveis sobre o caso.
Em tempo, este não seria primeiro caso em que os policiais detém jovens menores envolvidas com o tráfico, e com idades cada vez menor que são aliciadas pelos traficantes, com promessas de ganhar dinheiro rápido e que caso seja detida, será rapidamente liberada, enquanto ficam em liberdade.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale





Você precisa fazer login para comentar.