Flash
Médico boliviano acusado de cometer mais de 20 estupros a pacientes é preso quando tentava se enconder no Brasil
O homem pretendia se esconder na zona rural do município de Guajará-Mirim.
O médico boliviano, acusado de cometer mais de 20 estupros a pacientes, na província de Santa Cruz de La Sierra/Bolívia, foi preso na manhã deste sábado, 19, quando tentava buscar abrigo em Guajará-Mirim/RO.
De acordo com os policiais do Núcleo Integrado de Inteligência da Fronteira (NIIF), lotados na Unidade Especializada de Fronteira (Unesfron), realizavam diligência no Porto Oficial de Guajará-Mirim/RO, quando observavam os passageiros desembarcarem notaram o a agitação e nervosismo de um homem de nacionalidade boliviana, resolveram então acompanhar o homem que seguiu pela Estrada do Palheta, zona rural do município. Levantando ainda mais suspeitas, os policiais acionaram policiais militares do Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) que deu suporte na abordagem ao homem que não informou o que estaria fazendo ali. Por se tratar de um estrangeiro, os policiais conduziram o homem até a sede da Delegacia da Polícia Federal para que providências fossem tomadas.
Na Delegacia, foi identificado tratar-se de Robert Mendonza Gusman, de 48 anos. Com o apoio da Fuerza Especial de Lucha Contra el Crimen (FELCC), na Bolívia, o homem foi apontado como o médico procurado na província de Mairana, estando foragido a cerca de seis dias. O homem é acusado de cometer mais de 20 estupros adolescentes e mulheres. O médico e o seu comparsa, um farmacêutico, Rubén D.Ch., acusados de doparem as vítimas e posteriormente praticar o estupro, foram considerados foragidos.
O sitio O Mamoré obteve informações da cidade de Santa Cruz de La Sierra, que o médico costumava dopar suas vítimas e aproveitava da fragilidade das mesmas para cometer o ato sexual.
Ainda um manifesto foi realizado na província e na cidade de Santa Cruz para que a Justiça boliviana tomasse providências já que a responsável pela Defensoria na província é uma prima do médico acusado. A Polícia na localidade também teve conhecimento do estupro ocorrido no dia 25 de dezembro do ano passado, onde o farmacêutico teria praticado o estupro e nenhuma providência foi tomada.
A jovem de 15 anos ficou fragilizada e teve que ser atendida pelo médico, acreditando que novamente seria abusada, a jovem deixou o aparelho pronto para filmar, e quando sentiu sonolência ela apertou no ‘rec’ e filmou enquanto estava inconsciente, registrando o abuso sexual praticado pelo médico. O Ministério da Justiça foi acionado para intervir na situação, pois acreditam familiares da vítima que tanto as autoridades como a polícia foi corrompida pelo médico.
Na Delegacia da PF, o médico foi extraditado para o país boliviano escoltado por policiais da FELCC e está à disposição da Justiça daquele país.
Fonte: O MAMORÉ
Comentários
Flash
Durante visita à Casai, Mailza Assis destaca fortalecimento da saúde indígena com revitalização e ampliação da unidade
A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, realizou, nesta quarta-feira, 28, visita institucional à Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai), em Rio Branco, unidade que passou por reforma e ampliação após a destinação de mais de R$ 1,5 milhão em emendas parlamentares de sua autoria, ainda durante seu mandato como senadora da República.

Durante a agenda, Mailza percorreu as dependências da Casai, dialogou com indígenas atendidos no local e acompanhou o trabalho das equipes de saúde, destacando a importância do fortalecimento das políticas públicas voltadas aos povos indígenas.
“Cuidar do nosso povo é valorizar o passado, construir no presente e confiar no futuro. Esse investimento reafirma o compromisso com a saúde indígena e com políticas públicas que respeitam os territórios, as tradições, a preservação e a conservação da floresta. Cuidar dos povos originários é um dos alicerces primordiais do governo Gladson Camelí, haja vista a criação da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas”, destacou a vice-governadora.

A secretária de Povos Indígenas, Francisca Arara, enfatizou a importância da revitalização da manutenção predial da Casai como um avanço significativo na garantia de direitos e na melhoria do atendimento aos povos indígenas do estado.
“A Casai é um espaço essencial de acolhimento aos indígenas que precisam se deslocar de suas comunidades em busca de atendimento de saúde. A reforma e a ampliação representam mais dignidade, conforto e respeito aos povos indígenas, fortalecendo uma política pública construída com diálogo e compromisso. Agradecemos à vice-governadora Mailza por ter destinado essa emenda quando era senadora, e por ter tido esse olhar tão importante e especial aos indígenas do nosso Acre”, afirmou a secretária.

A obra de revitalização proporcionou melhorias significativas na estrutura física da unidade, garantindo mais conforto, dignidade e qualidade no atendimento aos indígenas que se deslocam de suas comunidades para tratamento de saúde na capital. A Casai oferece suporte durante o período de acompanhamento médico, exames, procedimentos de fisioterapia e outros atendimentos especializados.
A casa de apoio conta ainda com parcerias com a Secretaria de Saúde (Sesacre) para atender os indígenas com dignidade e respeito, garantindo um atendimento adequado e diferenciado aos povos indígenas.

Mailza Assis ressaltou ainda que o governo do Acre tem ampliado as ações integradas voltadas às comunidades indígenas, com investimentos não apenas na saúde, mas também na educação, por meio da entrega de tablets, notebooks, fardamento escolar, kits educativos e iniciativas de valorização dos profissionais da educação.
The post Durante visita à Casai, Mailza Assis destaca fortalecimento da saúde indígena com revitalização e ampliação da unidade appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Flash
Prazo para adesão ao Simples Nacional se encerra nesta sexta
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), informa que empreendedores que desejem aderir ou retornar ao Simples Nacional em 2026 têm até esta sexta-feira, 30, para fazer a solicitação.
O pedido deve ser realizado pelo site do Simples Nacional. As empresas precisam possuir CNPJ regularizado, além de inscrição municipal e, quando exigível, inscrição estadual.
O Simples Nacional é um regime tributário destinado a microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs), que oferece benefícios como a unificação de tributos e a simplificação no pagamento de impostos.

“O Simples Nacional torna mais fácil para as empresas cumprir suas obrigações com o fisco e organizar a própria contabilidade”, explica o secretário da Fazenda do Acre, Amarísio Freitas.
O regime
Criado pela Lei Complementar nº 123/2006, o Simples Nacional proporciona um sistema favorecido e simplificado de recolhimento de tributos para micro e pequenas empresas. Para fazer a solicitação, é essencial que o contribuinte esteja com todas as pendências regularizadas, seja em relação a débitos ou à situação cadastral.
As empresas excluídas do Simples Nacional por dívidas podem retornar ao regime, desde que regularizem todas as pendências até 30 de janeiro e façam um novo pedido de adesão no prazo.
Simples Nacional na Reforma Tributária
A Reforma Tributária, instituída pela Emenda Constitucional nº 132/2023, não extingue o Simples Nacional e mantém o regime simplificado para micro e pequenas empresas. As diretrizes transcorrerão de forma gradual a partir de 2027, sem alterações previstas para este ano.
As mudanças permitem que as empresas optem por destacar o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), permitindo a geração de créditos para seus clientes, ou manter o modelo atual de tributação.
A medida tem como objetivo integrar os pequenos negócios ao novo sistema de Imposto sobre Valor Agregado (IVA) Dual, sem a perda dos benefícios garantidos pelo Simples Nacional.
The post Prazo para adesão ao Simples Nacional se encerra nesta sexta appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Flash
Motorista sem habilitação provoca grave acidente envolvendo carro de autoescola em Brasiléia
Caminhonete colidiu com Celta de autoescola, que foi arremessado contra poste; passageira ficou gravemente ferida
Um grave acidente de trânsito foi registrado na tarde desta terça-feira (27), na parte alta do município de Brasiléia, no interior do Acre. Segundo informações, a colisão que envolveu uma caminhonete Hilux, placa MZT-3996, seria conduzida por Luan Rocha Pereira, de 23 anos, e um veículo Celta pertencente à Autoescola Padrão, de placa NA64H86.
De acordo com as informações apuradas, o motorista da caminhonete não possui habilitação para conduzir veículos. Após o acidente, Luan foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Brasiléia, onde foi ouvido pelo delegado de plantão e permaneceu preso à disposição da Justiça, devendo passar por audiência de custódia.
Ainda segundo a apuração, a Hilux atingiu a lateral do Celta, que acabou sendo arremessado violentamente contra um poste de energia elétrica. Com o impacto, uma passageira do veículo da autoescola sofreu ferimentos graves, incluindo um corte profundo na cabeça. A vítima, que teve a identidade preservada, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Hospital Regional Wildy Viana, onde segue em atendimento médico.
O condutor do Celta não sofreu ferimentos, assim como o motorista da caminhonete. No entanto, o veículo da autoescola teve perda total. A informação foi confirmada pela proprietária da Autoescola Padrão.
As circunstâncias do acidente seguem sendo apuradas pelas autoridades competentes.

















Você precisa fazer login para comentar.