Acre
Médica que socorreu bebê abandonada em bacia quer adotá-la
Recém-nascida foi encontrada ainda na placenta, em cidade boliviana.
‘Quando vi o rostinho dela não prestei atenção em mais nada’, conta.

Risoneide conta que se apaixonou pela criança ao atendê-la no Hospital de Brasileia, no interior do Acre (Foto: Risoneide Nunes/Arquivo Pessoal)
Quando pediu para trocar de plantão com um colega no Hospital Raimundo Chaar, no último sábado (6), no município acreano de Brasileia, a 232 km da capital Rio Branco, a médica Risoneide Nunes, de 43 anos, não imaginava que sua vida estava prestes a se transformar. Foi a médica quem prestou socorro a uma recém-nascida que havia sido abandonada, ainda na placenta, dentro de uma bacia em uma avenida na cidade boliviana de Cobija, na fronteira do Acre. Agora, ela luta para conseguir adotar a bebê.
Segundo a médica, a criança, que é prematura, havia nascido há menos de 1 hora, quando foi levada até a unidade de saúde. “A mãe, se é que podemos chamar de mãe, jogou a criança com placenta e tudo, mas, graças a Deus, não cortou o cordão umbilical, senão teria provocado um sangramento e ela poderia ter morrido”, explica.
Risoneide conta que a criança foi encontrada por dois rapazes que, sem condições financeiras para levar a criança até um hospital boliviano, resolveram levar a bebê ao hospital público no lado brasileiro. De acordo com ela, a menina veio ao mundo após aproximadamente 8 meses de gestação, pesando pouco mais de 2 quilos.
A médica diz ainda que após prestar os primeiros socorros e colocar a bebê em uma incubadora. Apaixonada pela pequena, ela agora está determinada a adotar a menina. “Sempre quis adotar uma criança, mas nunca tive oportunidade. Porém, quando vi a criança pensei, ela vai ser minha, Deus mandou ela para mim. Não quis nem saber se ela tinha duas mãos, dois pés, quando vi o rostinho dela não prestei atenção em mais nada”, lembra.
Mesmo sendo madrugada, Risoneide conta que começou então a ligar para todos os familiares para falar sobre a criança. “Às 4h da manhã liguei para meu marido que não botou nenhuma dificuldade. Como ele é policial, me orientou a ir na delegacia registrar um boletim de ocorrência e entrar em contato com nosso advogado para dar entrada no processo de adoção”, diz.
Quem também aprovou a adoção, segundo ela, foi Adrian, o filho dela de cinco anos. “Ele amou, disse que foi um presente de Deus, que ele sempre quis uma irmãzinha”, diz.
A criança até mesmo recebeu um nome, Ádria Rebeca, o primeiro para homenagear o potencial irmão adotivo e o segundo que reflete a história da pequena. “Rebeca além de ser um nome bíblico significa guerreira, que é o que ela é”, afirma.
Criança está sob guarda do Conselho Tutelar
A saga da criança, todavia, ainda não terminou. Na última segunda-feira (8), ela teve uma piora no quadro clínico e precisou ser transferida para o Hospital Santa Juliana, em Rio Branco. Na capital, a criança acabou sendo entregue ao Conselho Tutelar.
“Entrei em desespero. Falei com a médica que a atendeu em Rio Branco e ela me disse que como a criança não tinha mãe ou pai, não era possível que ela mantivesse o nome que eu havia dado e passaria a ser responsabilidade do Conselho Tutelar”, diz.
A médica, então, enviou uma declaração atestando que já havia dado entrada no processo de adoção da criança. Agora, ela aguarda que a história tenha um final feliz. “Tenho certeza que essa batalha a gente vai vencer. Quero muito essa criança, já a tenho no meu coração”, finaliza.
Processo será analisado pela Justiça
O G1 entrou em contato com a 2ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Rio Branco, para onde o processo da criança foi encaminhado. De acordo com o órgão, em casos de abandono são analisadas as circunstâncias em que a criança foi encontrada, e se nenhum familiar reclamar a guarda, o menor é encaminhado para o Educandário Santa Margarida, na capital acreana.
Estando apta para adoção, os procedimentos seguem as regras do cadastro de pretendentes estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). É dada, primeiramente, prioridade para potenciais pais com residência no Acre. Se não houver nenhum interessado no perfil da criança, a possibilidade de adoção é aberta para os demais estados do Brasil.
Sobre o interesse da médica em adotar a criança, a 2ª Vara da Infância explica que ela precisa se cadastrar e aguardar na fila de adoção. O Juizado informou que ainda vai analisar o processo e confirmar se a criança realmente foi encontrada na Bolívia e trazida para o Brasil.
Comentários
Acre
Polícia Civil prende dois homens por tráfico de drogas em Xapuri; um filmava vídeo para venda no momento da abordagem
R.S.F., de 24 anos, era alvo de mandado de prisão; “Paulista” foi flagrado com entorpecentes e gravando vídeo oferecendo drogas, segundo a polícia

A Polícia Civil reforça que as ações de investigação e repressão ao tráfico de drogas seguem intensificadas no município, visando garantir mais segurança à população. Foto: captada
A Polícia Civil do Acre prendeu na manhã desta quinta-feira (18) dois homens suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas em Xapuri. Um deles, identificado como “Paulista”, foi flagrado gravando um vídeo no qual anunciava a venda de entorpecentes no momento em que os policiais chegaram ao local.
A ação foi realizada pela Delegacia-Geral de Xapuri no bairro Constantino Melo Sarkis, durante o cumprimento de um mandado de prisão contra R.S.F., de 24 anos. Ao se aproximarem da casa onde ele estava, os investigadores observaram “Paulista” com um celular nas mãos, registrando um vídeo em que dizia haver drogas disponíveis para venda.
Durante a busca, foi encontrada uma quantidade de entorpecentes com “Paulista”. Os dois foram presos: R.S.F., pelo mandado judicial, e “Paulista”, por tráfico de drogas.
Os detidos foram encaminhados à Delegacia-Geral de Xapuri e permanecem à disposição da Justiça. A Polícia Civil reforçou que as ações de combate ao tráfico seguem intensificadas no município para coibir a comercialização ilegal de drogas e garantir mais segurança à população.
Comentários
Acre
Aleac entrega títulos de cidadania e moções de aplauso em sessão solene, entre os homenageados Nutricionista Janilda Moraes
Nutricionista Janilda Moraes Neri, com atuação internacional, está entre os homenageados; evento reconhece serviços prestados ao Acre em 2025

Entre os homenageados estava a nutricionista Janilda Moraes, natural de Brasiléia, que atuou em estados do Nordeste e em países como México e Argentina antes de retornar ao Acre. Foto: captada
A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou, na manhã desta quinta-feira (18), uma sessão solene para a entrega de mais de 50 Títulos de Cidadão Acreano e mais de 90 Moções de Aplauso a personalidades e instituições que se destacaram em 2025. Entre os homenageados estava a nutricionista materno-infantil Janilda Moraes Neri, natural de Brasiléia, que retornou ao estado após anos de atuação no Nordeste, México e Argentina.

A homenagem foi uma das mais de 140 entregues pela Aleac a personalidades e instituições que se destacaram em 2025. Janilda Moraes recebeu das mãos da deputada Maria Antonia. Foto: cedida
Destaques da cerimônia:
-
Títulos de Cidadão Acreano: Concedidos, entre outros, a Débora Ribeiro da Cunha, Miriam do Carmo Paiva e Silva e Andryo Marrane Amaral.
-
Moções de Aplauso: Reconheceram contribuições de entidades públicas, privadas e civis.
-
Presença: Deputados estaduais, autoridades civis e militares, familiares e convidados lotaram o plenário.
Em nome do presidente Nicolau Junior (PP), os parlamentares ressaltaram que a homenagem é um ato de reconhecimento e gratidão do Legislativo a quem ajuda a fortalecer o estado e melhorar a qualidade de vida no Acre. “Valorizamos o mérito, o serviço público e o trabalho coletivo”, afirmaram.

O presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior (PP), destacou que as homenagens reforçam o reconhecimento do Legislativo a quem contribui para o desenvolvimento do estado. Foto: captada
Perfil da homenageada:
Janilda Moraes Neri, nutricionista especializada em saúde materno-infantil, foi agraciada pelos serviços prestados ao Acre em 2025. Ela retornou ao estado após atuar em projetos na Paraíba, no México e na Argentina, e segue desenvolvendo trabalhos na área no estado do acre.
A entrega de honrarias é uma tradição do Parlamento acreano e visa reforçar a aproximação institucional e a valorização de trajetórias que contribuem para o desenvolvimento social, econômico e humano do estado.

A solenidade reuniu autoridades civis e familiares. Além de Janilda Moraes, onde recebeu Moção de Aplausos pelos relevantes serviços no estado. Foto: captada
Os nomes dos homenageados serão registrados nos anais da Aleac, e a sessão será disponibilizada na íntegra pelo canal oficial da Assembleia. Novas indicações para honrarias em 2026 já podem ser encaminhadas pelos deputados. A solenidade reforça o papel da Aleac como ponte entre sociedade e poder público, celebrando contribuições que muitas vezes ocorrem fora dos holofotes.

Em nome do presidente Nicolau Junior, os parlamentares ressaltaram que a homenagem é um ato de reconhecimento e gratidão do Legislativo a quem ajuda a fortalecer o estado e melhorar a qualidade de vida no Acre. Foto: captada
A nutricionista Janilda Moraes, utilizou suas redes sociais para agradecer publicamente a concessão do Moção de Aplausos 2025, recebido durante sessão solene da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) nesta quinta-feira (18). Em publicação, ela expressou emoção e gratidão pelo reconhecimento em sua terra natal, Brasiléia/Acre, após anos de atuação profissional em estados como Nordeste, também no México e na Argentina.


Homenageada pela Aleac, profissional com atuação no Brasil e no exterior destacou emoção pelo reconhecimento em sua terra natal. Foto: captada
Veja vídeo pessoal:
Comentários
Acre
Ação rápida e integrada das polícias resulta na apreensão de arma e recuperação de motocicleta roubada em Brasiléia
Operação conjunta da PM e da Polícia Civil resultou na detenção de um suspeito no bairro José Hassem, em Epitaciolândia
Equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil atuaram de forma integrada para dar uma resposta rápida a um roubo à mão armada de uma motocicleta, ocorrido por volta das 8h30 da manhã desta quinta-feira (18). Logo após o crime, as forças de segurança iniciaram diligências conjuntas para localizar o veículo e identificar os responsáveis.
As buscas se concentraram no bairro José Hassem, onde, graças à ação coordenada, a motocicleta foi localizada em menos de quatro horas após o roubo. A recuperação do veículo destacou a eficiência operacional e o empenho das forças policiais na segurança da população.
Durante a operação, uma arma foi apreendida, um revólver calibre 38 municiado, uma pessoa foi detida e encaminhada à delegacia do município, onde deverá prestar depoimento ao delegado titular. De acordo com a polícia, outros possíveis envolvidos no crime seguem sendo procurados.
A ação reforça a importância da integração entre a Polícia Militar e a Polícia Civil na região do Alto Acre, que seguem atuando de forma firme e contínua no combate à criminalidade e na proteção dos cidadãos.





Você precisa fazer login para comentar.