fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Médica que socorreu bebê abandonada em bacia quer adotá-la

Publicado

em

Recém-nascida foi encontrada ainda na placenta, em cidade boliviana.
‘Quando vi o rostinho dela não prestei atenção em mais nada’, conta.

 G1/Ac
Risoneide conta que se apaixonou pela criança ao atendê-la no Hospital de Brasileia, no interior do Acre (Foto: Risoneide Nunes/Arquivo Pessoal)

Risoneide conta que se apaixonou pela criança ao atendê-la no Hospital de Brasileia, no interior do Acre (Foto: Risoneide Nunes/Arquivo Pessoal)

Quando pediu para trocar de plantão com um colega no Hospital Raimundo Chaar, no último sábado (6), no município acreano de Brasileia, a 232 km da capital Rio Branco, a médica Risoneide Nunes, de 43 anos, não imaginava que sua vida estava prestes a se transformar. Foi a médica quem prestou socorro a uma recém-nascida que havia sido abandonada, ainda na placenta, dentro de uma bacia em uma avenida na cidade boliviana de Cobija, na fronteira do Acre. Agora, ela luta para conseguir adotar a bebê.

Segundo a médica, a criança, que é prematura, havia nascido há menos de 1 hora, quando foi levada até a unidade de saúde. “A mãe, se é que podemos chamar de mãe, jogou a criança com placenta e tudo, mas, graças a Deus, não cortou o cordão umbilical, senão teria provocado um sangramento e ela poderia ter morrido”, explica.

Risoneide conta que a criança foi encontrada por dois rapazes que, sem condições financeiras para levar a criança até um hospital boliviano, resolveram levar a bebê ao hospital público no lado brasileiro. De acordo com ela, a menina veio ao mundo após aproximadamente 8 meses de gestação, pesando pouco mais de 2 quilos.

A médica diz ainda que após prestar os primeiros socorros e colocar a bebê em uma incubadora. Apaixonada pela pequena, ela agora está determinada a adotar a menina. “Sempre quis adotar uma criança, mas nunca tive oportunidade. Porém, quando vi a criança pensei, ela vai ser minha, Deus mandou ela para mim. Não quis nem saber se ela tinha duas mãos, dois pés, quando vi o rostinho dela não prestei atenção em mais nada”, lembra.

Mesmo sendo madrugada, Risoneide conta que começou então a ligar para todos os familiares para falar sobre a criança. “Às 4h da manhã liguei para meu marido que não botou nenhuma dificuldade. Como ele é policial, me orientou a ir na delegacia registrar um boletim de ocorrência e entrar em contato com nosso advogado para dar entrada no processo de adoção”, diz.

Quem também aprovou a adoção, segundo ela, foi Adrian, o filho dela de cinco anos. “Ele amou, disse que foi um presente de Deus, que ele sempre quis uma irmãzinha”, diz.

A criança até mesmo recebeu um nome, Ádria Rebeca, o primeiro para homenagear o potencial irmão adotivo e o segundo que reflete a história da pequena. “Rebeca além de ser um nome bíblico significa guerreira, que é o que ela é”, afirma.

Criança está sob guarda do Conselho Tutelar
A saga da criança, todavia, ainda não terminou. Na última segunda-feira (8), ela teve uma piora no quadro clínico e precisou ser transferida para o Hospital Santa Juliana, em Rio Branco. Na capital, a criança acabou sendo entregue ao Conselho Tutelar.

“Entrei em desespero. Falei com a médica que a atendeu em Rio Branco e ela me disse que como a criança não tinha mãe ou pai, não era possível que ela mantivesse o nome que eu havia dado e passaria a ser responsabilidade do Conselho Tutelar”, diz.

A médica, então, enviou uma declaração atestando que já havia dado entrada no processo de adoção da criança. Agora, ela aguarda que a história tenha um final feliz. “Tenho certeza que essa batalha a gente vai vencer. Quero muito essa criança, já a tenho no meu coração”, finaliza.

Processo será analisado pela Justiça
O G1 entrou em contato com a 2ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Rio Branco, para onde o processo da criança foi encaminhado. De acordo com o órgão, em casos de abandono são analisadas as circunstâncias em que a criança foi encontrada, e se nenhum familiar reclamar a guarda, o menor é encaminhado para o Educandário Santa Margarida, na capital acreana.

Estando apta para adoção, os procedimentos seguem as regras do cadastro de pretendentes estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). É dada, primeiramente, prioridade para potenciais pais com residência no Acre. Se não houver nenhum interessado no perfil da criança, a possibilidade de adoção é aberta para os demais estados do Brasil.

Sobre o interesse da médica em adotar a criança, a 2ª Vara da Infância explica que ela precisa se cadastrar e aguardar na fila de adoção. O Juizado informou que ainda vai analisar o processo e confirmar se a criança realmente foi encontrada na Bolívia e trazida para o Brasil.

Comentários

Continue lendo

Acre

VÍDEO: Acusado de sequestrar casal é preso em ação conjunta da DCORE E DHPP

Publicado

em

A ação, realizada em conjunto por investigadores da DHPP e da DCORE, ocorreu no início da tarde de quarta-feira, 27, em um beco no Bairro Cidade.

Depois de preso Wellison da Silva Chagas, conhecido como Pestana, foi encaminhado à sede da Divisão Especializada de Investigações Criminais, a DEIC.

De acordo com a polícia Wellison da Silva é um dos integrantes de uma quadrilha que tentou executar duas pessoas.

O crime aconteceu no dia 19 de dezembro do ano passado. Um casal foi rendido quando chegava em casa.

As vítimas foram mantidas em cárcere privado. Uma liderança de uma organização criminosa autorizou a execução dos dois, mas marido e mulher conseguiram fugir.

O delegado Leonardo Santa Barbara disse que outros envolvidos no crime estão sendo investigados.

Welisson da Silva Chagas foi indiciado pelos crimes de roubo, cárcere privado e também extorsão.

No momento da prisão, ‘Pestana”, portava esta arma de fogo e munições.

Ele a prisão expedida pelo Juiz da Vara de Delitos de Roubo e Extorsão da Comarca de Rio Branco.

O acusado foi localizado após uma investigação conjunta entre agentes da DCORE e da DHPP.

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia investiga causa da morte de colono encontrado em ramal de Brasiléia

Publicado

em

A Polícia Civil do município de Brasiléia está investigando a causa da morte de um colono, cujo corpo foi localizado em um ramal dentro da selva, que tem acesso pelo km 19 da BR 317 (Estrada do Pacífico), sendo mais 60 quilômetros até o local.

Segundo foi informado, a vítima que foi identificada como Irineu Ferreira, de 44 anos, estaria caminhando pelo ramal sozinho e pode ter sofrido um mal súbito e caído, indo a falecer momentos depois.

Somente foi localizado no final do dia desta terça-feira (26), quando uma pessoa passava pelo local. Acreditam que possa ter sido uma morte natural, uma vez que seus pertences estavam próximo ao corpo e não havia sinais de luta, ou perfurações pelo corpo.

Juntamente com apoio de uma guarnição da Polícia Militar, o corpo do colono foi resgatado e levado para o Instituto Médico Legal – IML, na Capital, onde passará por uma equipe médica forense, para tentar descobrir a verdadeira causa da morte.

Somente após os procedimentos, o corpo seria liberado aos familiares para realizarem seu sepultamento.

Comentários

Continue lendo

Acre

OCA passa a oferecer serviços do TRE nas unidades de Cruzeiro do Sul e Xapuri

Publicado

em

A Organização em Centros de Atendimento (OCA), firmou, nesta segunda-feira, 25, mais uma vez seu compromisso com o atendimento público, por meio da parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desta vez visando ampliar os serviços eleitorais aos moradores de Cruzeiro do Sul e Xapuri.

OCA e TRE assinam termo de cooperação entre instituições. Foto: Arquivo/TRE

Assim, o secretário de Estado de Administração do Acre, Paulo Roberto Correia da Silva; a diretora da OCA, Fran Brito; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Júnior Alberto; o vice-presidente e corregedor, desembargador Laudivon Nogueira; realizaram a assinatura do termo de cooperação entre as instituições, expandindo a oferta de serviços eleitorais. Louise Santana, juíza auxiliar da presidência, também esteve presente no evento.

Os atendimentos operacionais nas unidades de Cruzeiro do Sul e Xapuri iniciaram nesta terça-feira, 26, e já contavam com grande procura da comunidade. Vale ressaltar que a demanda dos serviços eleitorais é significativa. Apenas no primeiro trimestre de 2024 mais de 4 mil cidadãos já foram atendidos na Central de Rio Branco.

“Essa iniciativa é de grande importância para a população. Por meio dela ampliamos as oportunidades para que os cidadãos de Cruzeiro do Sul e Xapuri assegurem seus direitos eleitorais de forma prática e acessível”, enfatizou o secretário de Administração, Paulo Roberto Correia.

Atendimentos operacionais nas unidades de Cruzeiro do Sul e Xapuri iniciaram nesta terça-feira, 26. Foto: Arquivo/TRE

“Nosso objetivo é garantir comodidade e qualidade ao cidadão. Ter a parceria do TRE é muito importante, porque é um serviço muito procurado pela população” afirmou a diretora da OCA, Fran Brito.

“É muito importante toda iniciativa que amplie as possibilidades de as pessoas garantirem seus direitos. É isso que nós temos buscado aqui no TRE. Agradecemos ao secretário de Administração e à diretora da OCA por firmar mais uma parceria, e que possamos continuar oferecendo serviço de qualidade para a população”, ressaltou o presidente do TRE-AC, desembargador Júnior Alberto.

Apenas no primeiro trimestre de 2024 mais de 4 mil cidadãos já foram atendidos na Central de Rio Branco. Ludymila Maia/OCA

O vice-presidente e corregedor eleitoral frisou a importância da parceria estabelecida. “Neste momento a parceria é imprescindível, pois ampliamos a oportunidade de o cidadão regularizar sua situação eleitoral antes do fechamento do cadastro eleitoral, que será em 8 de maio”, enfatizou o desembargador Laudivon Nogueira.

Comentários

Continue lendo