Conecte-se conosco

Acre

“Me sinto angustiada”, dispara coordenadora do Samu sobre desperdício em hospitais

Publicado

em

Lúcia afirma que a situação tende a piorar em todo o Estado

Lúcia afirma que a situação tende a piorar em todo o Estado

Como não se trata de desperdício calculado, Lúcia afirma que a situação tende a piorar.

Da redação, com Contilnet

Não é de hoje que a cultura do desperdício em hospitais e unidades de saúde incomoda algumas pessoas. E esse incômodo também parte de pessoas que trabalham na área. Por conta disto, a coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Lúcia Costa, fez um desabafo.

“Quero desabafar um pouco da minha angústia com relação à cultura do desperdício nas unidades hospitalares”. Foi com estas palavras que Lúcia deu início a um longo desabafo. Em sua declaração, ela afirma que grande percentual de gastos hospitalares vão para o lixo.

“Ela [a cultura do desperdício] é evidente e, atualmente, objeto de estudos em diversos trabalhos publicados, e nós, profissionais de saúde e gestores hospitalares, temos que nos alertarmos para esta problemática, considerando que entre 30% a 40% dos gastos hospitalares são perdidos pelo ralo causando um impacto no orçamento do serviço público”.

Como não se trata de desperdício calculado, Lúcia afirma que a situação tende a piorar.

“Este problema torna-se ainda mais agravado pelo fato do desperdício não ser medido; ele é um custo invisível, e isso dificulta muito a sensibilização dos envolvidos e ações para minimizar ou eliminar as perdas”.

Lúcia enumera, ainda, exemplos que evidenciam o que ela chama de ‘cultura do desperdício’.

“Poderia aqui citar milhões de exemplos do que é presenciado no dia a dia: respirador ligado para carga de sua bateria, que de imediato é desligado para utilização da carga de um celular, prejudicando a durabilidade da bateria; seringas, para cada 3 utilizadas, 1 é desperdiçada; raios X repetidos várias vezes por falta de calibragem ideal da ampola do raio-x; oxigênio ligado na parede sem o paciente estar utilizando (paciente sendo transportado para o exame); baixa rotatividade do leito (longa permanência), uso excessivo de material de consumo, ambulâncias com o ar condicionados ligados, e as portas abertas até a entrega do paciente, e outros. É preocupante!”.

O apelo continua, e Lúcia afirma que tomará providências para que as pessoas tenham conhecimento dos desperdícios.

Segundo ela, “temos que combatermos o desperdício, sob pena de corrermos o risco de trabalharmos com insuficiência na quantidade e qualidade do material, e atribuirmos nossas falhas a outros”.

“Faço aqui um convite aos colegas enfermeiros, que queiram compor um grupo de trabalho pensando em uma pós-graduação relacionada à auditoria, e que este assunto não se esgote apenas nesta mensagem e que nós possamos mostrar que é possível oferecer uma assistência de qualidade com eficiência e eficácia, agregando valores aos mesmos e eliminando os desperdícios”.

Lúcia termina desejando um feliz ano novo a todos: “[…] E feliz Ano Novo, que Deus abençoe todos nós!!!”.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete

Publicado

em

Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa 15 metros e mantém Rio Branco em estado de atenção máxima

Publicado

em

Nível do rio segue em elevação, famílias estão desabrigadas e chuvas de dezembro quase dobram média histórica

O nível do Rio Acre continua em elevação e atingiu 15,04 metros ao meio-dia deste domingo (28), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O volume já supera a cota de transbordo, fixada em 14 metros, e mantém a capital acreana em estado de atenção máxima.

De acordo com as medições oficiais, o rio marcava 14,86 metros às 5h21, subiu para 14,94 metros às 9h e alcançou 15,04 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de alta ao longo do dia. Apesar da elevação, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas em Rio Branco.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros — ambas ultrapassadas desde o sábado (27).

Situação dos rios e afluentes
Além do Rio Acre em Rio Branco, outros municípios e afluentes também apresentam níveis elevados neste domingo (28). Na Aldeia dos Patos, o rio marca 3,27 metros, em elevação. Em Assis Brasil, o nível é de 4,50 metros, em declínio. Em Brasiléia, o rio registra 8,63 metros, com tendência de subida.

Em Xapuri, o Rio Córrego Dolores apresenta 9,48 metros, em estabilização, enquanto o Rio Xapuri atinge 10,67 metros, em elevação. Em Capixaba, o nível chegou a 10,26 metros, também em alta. No Espalha, o rio marca 10 metros, com tendência de subida. O Riozinho do Rola atingiu 14,36 metros e, em Porto Acre, o Rio Acre registra 9,99 metros, ambos em elevação.

Famílias desabrigadas
Em Rio Branco, até a manhã deste domingo (28), a Defesa Civil contabiliza 34 famílias desabrigadas, totalizando 115 pessoas acolhidas em abrigos municipais. Além disso, seis famílias indígenas, somando ao menos 47 pessoas, estão abrigadas na Escola Estadual Leôncio de Carvalho.

As equipes da Defesa Civil Municipal, em conjunto com outras secretarias e o Corpo de Bombeiros, seguem atuando no monitoramento das áreas de risco, na retirada preventiva de famílias e na oferta de acolhimento emergencial.

O volume de chuvas registrado em Rio Branco em dezembro é significativamente superior à média histórica. Até este domingo (28), o acumulado chegou a 483 milímetros, enquanto o esperado para o mês é de aproximadamente 265 milímetros — um volume 97% acima da média. Somente nos últimos quatro dias, foram registrados 246 milímetros de chuva, índice que, isoladamente, já supera a média prevista para todo o mês de dezembro.

Comentários

Continue lendo

Acre

Deputado se desloca de barco até casa da mãe no bairro Seis de Agosto

Publicado

em

O deputado estadual Whendy Lima publicou nas redes sociais, neste domingo, 28, um vídeo em que aparece se deslocando de barco até a casa da mãe, no bairro Seis de Agosto, em Rio Branco. Na publicação, o parlamentar relata que a situação faz parte de uma realidade enfrentada há anos por moradores da região durante […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo