Acre
“Me sinto angustiada”, dispara coordenadora do Samu sobre desperdício em hospitais
Como não se trata de desperdício calculado, Lúcia afirma que a situação tende a piorar.
Da redação, com Contilnet
Não é de hoje que a cultura do desperdício em hospitais e unidades de saúde incomoda algumas pessoas. E esse incômodo também parte de pessoas que trabalham na área. Por conta disto, a coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Lúcia Costa, fez um desabafo.
“Quero desabafar um pouco da minha angústia com relação à cultura do desperdício nas unidades hospitalares”. Foi com estas palavras que Lúcia deu início a um longo desabafo. Em sua declaração, ela afirma que grande percentual de gastos hospitalares vão para o lixo.
“Ela [a cultura do desperdício] é evidente e, atualmente, objeto de estudos em diversos trabalhos publicados, e nós, profissionais de saúde e gestores hospitalares, temos que nos alertarmos para esta problemática, considerando que entre 30% a 40% dos gastos hospitalares são perdidos pelo ralo causando um impacto no orçamento do serviço público”.
Como não se trata de desperdício calculado, Lúcia afirma que a situação tende a piorar.
“Este problema torna-se ainda mais agravado pelo fato do desperdício não ser medido; ele é um custo invisível, e isso dificulta muito a sensibilização dos envolvidos e ações para minimizar ou eliminar as perdas”.
Lúcia enumera, ainda, exemplos que evidenciam o que ela chama de ‘cultura do desperdício’.
“Poderia aqui citar milhões de exemplos do que é presenciado no dia a dia: respirador ligado para carga de sua bateria, que de imediato é desligado para utilização da carga de um celular, prejudicando a durabilidade da bateria; seringas, para cada 3 utilizadas, 1 é desperdiçada; raios X repetidos várias vezes por falta de calibragem ideal da ampola do raio-x; oxigênio ligado na parede sem o paciente estar utilizando (paciente sendo transportado para o exame); baixa rotatividade do leito (longa permanência), uso excessivo de material de consumo, ambulâncias com o ar condicionados ligados, e as portas abertas até a entrega do paciente, e outros. É preocupante!”.
O apelo continua, e Lúcia afirma que tomará providências para que as pessoas tenham conhecimento dos desperdícios.
Segundo ela, “temos que combatermos o desperdício, sob pena de corrermos o risco de trabalharmos com insuficiência na quantidade e qualidade do material, e atribuirmos nossas falhas a outros”.
“Faço aqui um convite aos colegas enfermeiros, que queiram compor um grupo de trabalho pensando em uma pós-graduação relacionada à auditoria, e que este assunto não se esgote apenas nesta mensagem e que nós possamos mostrar que é possível oferecer uma assistência de qualidade com eficiência e eficácia, agregando valores aos mesmos e eliminando os desperdícios”.
Lúcia termina desejando um feliz ano novo a todos: “[…] E feliz Ano Novo, que Deus abençoe todos nós!!!”.
Comentários
Acre
Véspera de Natal no Acre será marcada por tempo instável e chuvas intensas
Previsão indica céu encoberto, pancadas fortes e temperaturas mais amenas em várias regiões

Foto: Sérgio Vale
A véspera de Natal no Acre, nesta quarta-feira (24), será de tempo instável, com muitas nuvens e chuvas a qualquer hora do dia, que podem ser intensas em diversas regiões do estado. A previsão é do portal O Tempo Aqui, que alerta para atenção redobrada de quem pretende se deslocar ou realizar confraternizações ao ar livre.
Segundo o levantamento meteorológico, o cenário de instabilidade atmosférica também atinge áreas do sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de regiões da Bolívia e do Peru, com possibilidade de volumes elevados de chuva ao longo do dia.
Nas microrregiões do leste e sul do Acre, que incluem Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o tempo permanece fechado, com chuvas frequentes e chance de precipitações fortes. As temperaturas ficam mais amenas e a umidade relativa do ar varia entre 65% e 75% à tarde, podendo chegar a 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos sopram fracos, predominantemente do norte, com variações de noroeste e nordeste.
No centro e oeste do estado, abrangendo Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o clima será quente e abafado, com sol entre nuvens e pancadas de chuva isoladas, que também podem ser intensas em alguns pontos. A probabilidade de chuvas fortes é considerada média. A umidade do ar oscila entre 55% e 65% no período da tarde, alcançando até 95% ao amanhecer.
As temperaturas mínimas em todo o Acre devem variar entre 20°C e 23°C, enquanto as máximas ficam entre 25°C e 32°C, dependendo da região. Em Rio Branco e municípios vizinhos, os termômetros não devem ultrapassar os 27°C. Já no Vale do Juruá, incluindo Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, as máximas podem chegar a 32°C.
Comentários
Acre
Rio Acre recua mais de um metro em 24 horas, apesar do aumento das chuvas em Rio Branco
Nível do manancial caiu 1,34 metro entre terça e quarta-feira, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
O nível do Rio Acre, em Rio Branco, apresentou nova redução entre a terça-feira (23) e a quarta-feira (24) de dezembro, conforme boletins divulgados pela Defesa Civil Municipal. Em apenas 24 horas, o manancial recuou 1,34 metro, mesmo com o aumento do volume de chuvas registrado na capital acreana.
Na manhã da terça-feira (23), às 5h12, o rio foi medido em 9,01 metros, com registro de 8,60 milímetros de chuva nas 24 horas anteriores. Já na quarta-feira (24), às 5h16, o nível caiu para 7,67 metros, apesar de uma precipitação maior, que totalizou 14,80 milímetros no mesmo período.
Em ambos os dias, o Rio Acre permaneceu bem abaixo da cota de alerta, fixada em 13,50 metros, e distante da cota de transbordo, que é de 14 metros, afastando, por ora, o risco de alagamentos na capital.
Comentários
Acre
Ministério Público do Acre emite nota sobre morte de ativista Moisés Alencastro
Recebemos com extrema cautela a informação veiculada pela mídia acerca da hipótese de que o homicídio de Moisés Alencastro tenha decorrido de latrocínio, especialmente diante do cenário do crime tal como descrito nas próprias reportagens.
Destacamos, ainda, a plena confiança no rápido e eficiente trabalho desempenhado pela Polícia Civil na elucidação do caso, inclusive, com a devida qualificação a ser dada ao crime. Desde o primeiro momento, a instituição tem empenhado esforços grandiosos para o enfrentamento deste delito, de modo a dar à sociedade a pronta resposta que se espera.



Você precisa fazer login para comentar.