fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Marcus Alexandre comandava organização criminosa com núcleos distintos, diz denúncia do MP

Até o último contato feito pela reportagem o ex-prefeito Marcus Alexandre, na sexta-feira, 2 de junho, ele afirmou não tinha, ainda, sido notificado e que desconhecia a ação, razão pela qual optou por não se manifestar naquele momento a respeito do assunto.

Publicado

em

Por Raimari Cardoso

O teor da recente denúncia de improbidade administrativa feita pelo Ministério Público do Acre (MPAC) contra o ex-prefeito Marcus Alexandre no âmbito da Operação Midas, investigação de desvio de recursos público na Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (EMURB), revela um esquema intrincado de desvios de recursos públicos e de favorecimento pessoal.

De acordo com o MP, na parte executiva, a atuação da organização criminosa supostamente comandada pelo ex-prefeito se dava em núcleos distintos, em conformidade com a estrutura administrativa da EMURB e com atuação específica. O esquema, segundo as investigações da 2ª Promotoria Especializada de Defesa do Patrimônio Público e do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO), ocorria da seguinte maneira:

a) o núcleo das COMPRAS era integrado pelos ordenadores de despesas, chefias da Divisão de Almoxarifado e da Divisão Administrativa, da qual o setor de compras estava subordinado. Sua atuação voltava-se ao desvio de recursos públicos mediante a realização de despesa e efetivo pagamento sem a correspondente contraprestação.

b) O núcleo do ABASTECIMENTO era integrado pelos ordenadores de despesas, chefias da Divisão de Abastecimento e da Divisão Administrativa, da qual o setor de compras estava subordinado. Sua atuação volta-se para o desvio de combustíveis e fraude na execução dos contratos de fornecimento.

c) O núcleo das MEDIÇÕES era integrado pelos membros da Diretoria Executiva, chefia da Divisão de Transporte, chefia da Divisão de Custos e Controle e chefia da Divisão Administrativa. Sua atuação volta-se para o desvio de recursos públicos mediante a realização de despesas com locação de veículos e equipamentos sem a correspondente contraprestação.

d) O núcleo do ALMOXARIFADO era integrado pelos membros da Diretoria Executiva e chefia da Divisão de Almoxarifado, e se voltava para o desvio de bens de propriedade da EMURB.

O MP explica que a presente ação tem por objeto uma fração dos ilícitos cometidos e diz respeito especificamente com o núcleo do ALMOXARIFADO e ABASTECIMENTO, que consistiam no desvio de materiais e estoque da EMURB e de combustíveis, e na execução fraudulenta de contratos de fornecimento de combustíveis e derivados firmados com as empresas POSTO ALE V LTDA e POSTO TREVO LTDA.

A denúncia ainda diz que “apesar da existência de um contexto geral de fatos, a formulação de uma única ação concentrando todos os atos ímprobos praticados pela organização criminosa e todos os responsáveis tornaria gigantesco o processo, com prejuízo ao princípio da razoável duração, tanto para a sociedade, por envolver apropriação de recursos públicos, bem como para os próprios demandados”.

Assim, outros atos de improbidade administrativa apurados ao longo da operação Midas foram imputados em peças autônomas, de acordo com o núcleo da organização e empresa envolvidos.

De acordo com os promotores que assinam a denúncia, a organização tinha no seu nível mais alto o então prefeito Marcus Alexandre, que detinha o domínio de todo o esquema, e logo abaixo os membros diretores da EMURB, Jackson Marinheiro (Diretor Presidente), Jorge Ney Fernandes (Diretor Administrativo e Financeiro) e José Carlos da Silva Fernandes (Diretor Operacional), todos nomeados pelo então prefeito, que perpetravam as fraudes em meio à administração da referida empresa pública.

Até o último contato feito pelo ac24horascom o ex-prefeito Marcus Alexandre, na sexta-feira, 2 de junho, ele afirmou não tinha, ainda, sido notificado e que desconhecia a ação, razão pela qual optou por não se manifestar naquele momento a respeito do assunto.

“Não tenho conhecimento sobre tal ação. Assim, prefiro não me manifestar. Sequer fui notificado ou qualquer ato correlato. Estou em paz e absolutamente tranquilo”, disse.

O processo tramita na 2ª Vara de Fazenda Pública de Rio Branco, cuja juíza titular é a magistrada Zenair Ferreira Bueno.

LEIA TAMBÉM: >>>Ministério Público do AC volta a denunciar Marcus Alexandre e pede devolução de R$ 1,2 milhão

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeito Jerry Correia recebe Senador Márcio Bittar e recebe ambulância traçada 4×4 para reforçar o atendimento na zona rural

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira(29), o prefeito Jerry Correia recebeu o senador Márcio Bittar para a entrega de uma ambulância traçada 4×4, um importante investimento para o atendimento de urgência e emergência, especialmente nas áreas rurais de difícil acesso.

O prefeito destacou que essa conquista é resultado de uma agenda realizada no ano passado, quando esteve no gabinete do senador e apresentou a realidade do município quanto às dificuldades de resgate na zona rural. Sensibilizado com a situação, o senador se comprometeu a viabilizar uma ambulância equipada e com tração adequada para enfrentar os desafios da região.

“Hoje estamos colhendo o resultado de um compromisso assumido. Essa ambulância vai salvar vidas, garantindo que os moradores da zona rural tenham um atendimento digno e ágil quando mais precisarem”, enfatizou o prefeito Jerry Correia.

Além da entrega da ambulância, o senador Márcio Bittar firmou o compromisso de apoiar uma obra de grande importância para Assis Brasil. Ele se colocou à disposição para destinar emendas de bancada e trabalhar em parceria com o Deracre para viabilizar essa realização, reforçando o compromisso com o desenvolvimento do município.

Comentários

Continue lendo

Flash

Gelo saborizado acreano conquista o Brasil e desbanca até Coca-Cola em prêmio de inovação

Publicado

em

Fundada há cerca de dois anos pelo casal Marilza Savaris e Ivonei Junior, a empresa nasceu com a proposta de trazer uma nova experiência sensorial aos consumidores – Foto: Alexandre Lima

Frutayce se destaca com gelo de sal e limão e amplia presença nacional com produto que virou febre entre consumidores e bartenders

A Frutayce, empresa genuinamente acreana, tem ganhado destaque no mercado nacional de bebidas ao inovar com gelos saborizados, especialmente o de sal e limão — combinação ideal para o popular “copo sujo”, drink que mistura cerveja com toque cítrico e salgado. O produto, que une praticidade e sabor, virou febre em festas, bares e eventos por todo o Brasil.

Fundada há cerca de dois anos pelo casal Marilza Savaris e Ivonei Junior, a empresa nasceu com a proposta de trazer uma nova experiência sensorial aos consumidores. Durante o Carnaval, os gelos da Frutayce foram presença garantida entre foliões e bartenders, ampliando o uso também para bebidas não alcoólicas, como água com gás e sucos.

A expansão da marca surpreende: em apenas oito meses, a Frutayce já abastece mercados em Rondônia e Amazonas e iniciou operações em grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro. A aceitação tem sido positiva, consolidando a marca como uma das promessas do setor de bebidas.

Premiada em disputa com gigante do mercado

Um dos marcos recentes da trajetória da Frutayce foi a vitória em um concurso nacional de inovação, no qual disputou com grandes empresas — entre elas, a própria Coca-Cola, que apresentou sua versão com café. Com seu gelo de sal e limão, a Frutayce conquistou o primeiro lugar na categoria Inovação, levando o prêmio para o Acre.

A conquista reforçou o potencial da marca acreana no cenário nacional e motivou ainda mais os empresários a seguir apostando no produto, que agora se destaca nos mercados alimentício, de festas, baladas e no universo dos drinks.

Acesse a página no Instagram para conhecer mais.

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Vídeo: Homem é encontrado desacordado em motel e morre após ser socorrido em Rio Branco

Publicado

em

Ricardo Alexandre, de 35 anos, sofreu hipóxia após tentativa de enforcamento; caso ocorreu em meio a crise conjugal e será investigado pela Polícia Civil

Um homem identificado como Ricardo Alexandre Abreu de Oliveira, de 35 anos, morreu na tarde desta segunda-feira (28), após ser encontrado desacordado na garagem do motel Classic, localizado na Avenida 7 de Setembro, no bairro Novo Esperança, em Rio Branco.

De acordo com funcionários do estabelecimento, Ricardo foi localizado com uma corda amarrada ao teto da garagem, indicando uma tentativa de enforcamento. Ao lado do corpo, estava sua motocicleta caída. Um dos trabalhadores chegou a iniciar manobras de reanimação até a chegada de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que realizou a intubação e o levou ao setor de trauma do Pronto-Socorro da capital. No entanto, ele não resistiu.

A causa da morte foi confirmada como hipóxia, provocada pela falta de oxigenação nas células do organismo.

Ricardo era casado e, segundo informações de pessoas próximas, passava por uma crise conjugal. A esposa, ex-funcionária da empresa Contax, havia se desligado do emprego após a repercussão de um suposto episódio de infidelidade ocorrido no estacionamento da empresa no último dia 5 de julho.

O caso ganhou destaque nas redes sociais e, embora tratado oficialmente como “boato”, culminou no pedido de demissão da mulher. O casal estava separado e tem uma filha pequena.

Agentes do Instituto Médico Legal (IML) realizaram a remoção do corpo e exames cadavéricos. O caso está sob investigação da Polícia Civil, que busca esclarecer as circunstâncias da morte.

Comentários

Continue lendo