Conecte-se conosco

Acre

Márcio Bittar diz que PSDB está unido em torno de Aécio

Publicado

em

Presidente do PSDB no Acre, Bittar participou segunda-feira de encontro do partido em SP que manifestaram apoio à candidatura do senador mineiro à direção do partido

i050511_584

Aécio Neves (PSDB-MG) deu um passo decisivo para se tornar o candidato tucano à presidência da República em 2014, ao receber da direção partidária apoio para sua candidatura a presidente nacional da legenda. A avaliação é do presidente da Executiva Regional do PSDB no Acre, deputado Márcio Bittar (PSDB-AC), após participar, na segunda-feira (25), de seminário do diretório do PSDB de São Paulo.  O encontro reuniu os principais nomes do país, num gesto de garantir a unidade com vista às eleições presidenciais do próximo ano.

“A meu ver, o encontro de São Paulo consolida a candidatura do Aécio à Presidência da República”, diz Bittar, que retornou à Brasília otimista com a reunião da cúpula tucana. Para Bittar, o apoio do governador Geraldo Alckmin – que acatou pedido da direção do PSDB, inclusive do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso – à candidatura de Aécio para a direção do partido é um claro indicativo de que o mineiro se tornará candidato do partido à Presidência no ano que vem.

Além de Alckmin, os demais governadores manifestaram apoio irrestrito ao nome de Aécio.  E o próprio Alckmin reconheceu: “A mensagem de todo o partido, da militância, de todas as nossas lideranças é: Aécio Neves assuma a presidência do PSDB. Percorra este Brasil continente, vá do Oiapoque ao Chuí ouvir o povo brasileiro”.  A declaração do governo representa uma vitória para Aécio e uma mudança de posição.  Até então, Alckmin dizia que a presidência do PSDB poderia ser ruim para o senador, pois acarretaria trabalho burocrático no momento em que ele deveria percorrer o País.

Bittar disse que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi outro a estimular a candidatura de Aécio. “Está na hora do PSDB diversificar”,  disse FHC, que fez apelo a favor da união – o ex-presidente tem trabalhado como mediador da disputa entre Aécio e Serra. “Estamos aqui para mostrar que o partido está integralmente unido”, disse FHC no encontro tucano.  O senador Aloísio Ferreira Nunes, também ligado a Serra, foi outro que manifestou apoio a Aécio para dirigir o partido.

Segundo Márcio Bittar, essas manifestações de apoio à candidatura de Aécio a presidente do partido é sinalizador de que o senador está consolidando seu nome  para a disputa presidencial de 2014. “Vejo com isso que o PSDB está dando uma prova de maturidade”, disse Bittar, que, na condição de integrante da Executiva nacional tucana, tem trabalhado para assegurar a unidade partidária.

Assessoria

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre recua 10 centímetros, mas segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco

Publicado

em

Nível do rio marcou 14,30 metros às 15h; Defesa Civil mantém monitoramento devido à previsão de novas chuvas.

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre apresentou recuo de 10 centímetros neste sábado, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 15h, o manancial marcou 14,30 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.

De acordo com os dados oficiais, na primeira medição do dia, às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em seguida, às 12h, o Rio Acre subiu para 14,40 metros e, no início da tarde, recuou para 14,30 metros.

Apesar de não haver registro de chuva nas últimas 24 horas na capital — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nas regiões de cabeceiras e em municípios do interior do estado, cujas águas continuam chegando a Rio Branco.

Segundo Falcão, há previsão de novas chuvas tanto nas áreas de nascente do Rio Acre quanto na capital acreana, o que mantém os órgãos de monitoramento em estado de atenção.

Comentários

Continue lendo

Acre

Moradores da Sapolândia começam a deixar suas casas por conta da cheia

Publicado

em

Moradores do bairro Hélio Melo, conhecido como “Sapolândia”, em Rio Branco, começaram a deixar suas casas no início da tarde deste sábado (27), em razão da cheia do igarapé São Francisco que já começa a deslojar as famílias da região.

De acordo com a organização sem fins lucrativos Conexão do Bem, as famílias aguardaram durante a manhã por apoio da Defesa Civil. Diante da ausência de atendimento no período, os próprios moradores decidiram sair das residências por conta própria, como forma de evitar maiores prejuízos

A Defesa Civil informou que a previsão é de que o nível do Rio Acre e dos igarapés continue subindo neste domingo, o que pode agravar o cenário de inundação em áreas já atingidas da capital acreana. A situação segue em monitoramento.

VEJA O VÍDEO:

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre segue em elevação e atinge 14,40 metros em Rio Branco

Publicado

em

Nível do rio permanece acima da cota de transbordamento e aumenta risco de alagamentos na capital acreana.
Foto: Sérgio Vale

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre continua em elevação em Rio Branco neste sábado, 27, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com os dados oficiais, às 12h, o manancial marcou 14,40 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.

Na primeira medição do dia, realizada às 5h26, o rio estava em 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em poucas horas, o Rio Acre subiu mais 40 centímetros, intensificando o risco de alagamentos em diferentes regiões da capital.

Segundo a Defesa Civil, não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas em Rio Branco. Mesmo assim, a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações registradas nos dias anteriores, principalmente nas áreas de cabeceiras e em municípios do interior, cujas águas continuam desaguando na capital acreana.

Comentários

Continue lendo