Acre
Major Rocha faz visita à enfermaria do PS do Huerb e encontra o caos e superlotação

O deputado federal Major Rocha (PSDB) ficou aterrorizado com o que viu em uma rápida visita feita na tarde desta quinta-feira (11) a um dos pavilhões de enfermarias do Hospital de Urgência e Emergências de Rio Branco (Huerb). O local, onde estão os paciente à espera de cirurgias, mais parece um hospital durante uma guerra, com superlotação, falta de condições de acomodação e poucos medicamentos.
O absurdo no local é tamanho a ponto do parlamentar informar estar entrando com uma representação no Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) para buscar uma solução para o abando e sofrimentos infligidos às pessoas.
19 pessoas em macas no corredor
“Isso aqui é um absurdo para com a população de nosso Estado. Hoje tinha 19 pessoas jogadas no corredor da Clínica Cirurgica ‘B’ do Huerb. E segundo os servidores, já teve dias com muito mais gente. As pessoas estão jogadas em cima de macas, apenas com um colchonete como forração”, comentou.
O deputado classificou como heroico o trabalho dos servidores, que precisam se esgueirar por entre macas e pessoas no corredor, enquanto tentam reduzir o sofrimento deles com poucos e escassos medicamentos.

Sem visita de cirurgião paciente pode perder a perna
“Nós vimos pessoas com mais de três meses hospitalizadas e à espera de uma cirurgia. Vimos o caso de um jovem, vítima de acidente de moto, internado há 24 dias e há 8 dias esperando um cirurgião plástico pra fazer uma avaliação de emergência, pois corre o risco de perder a perna dado estar com o osso da fíbula exposto”, destacou o deputado.
Enquanto isso um grupo de pacientes denunciou não haver qualquer critério para as cirurgias, pois pessoas há muitos dias internadas são preteridas por outros. Mesmo com medo de represálias e ficarem ainda mais tempo à espera de cirurgia, os paciente denunciaram não estar havendo respeito à ordem de chegada ou mesmo a gravidade dos casos,
Rocha cobra providências
O deputado Major Rocha destacou o fato de que a espera não fica apenas para as pessoas acomodadas nos leitos, mas há casos de pessoas com uma semana ou até mais jogadas nas macas do corredor. O parlamentar ainda destacou o fato da reforma do Huerb demorar mais que a construção da pirâmide de Quéops, no Egito.
“E nós fomos apenas verificar uma denúncia e nos deparamos com este absurdo somente naquele setor, sendo informado que o caos da superlotação, a falta de remédios e equipamentos é generalizada no local. Por isso vamos cobrar uma providência urgente do MPAC. Não dá para esperar mais tempo, pois isso custa vidas humanas”, declarou.

Comentários
Acre
Nicolau Júnior destaca papel da Aleac na democracia durante última sessão solene do ano
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior (Progressistas), conduziu nesta quinta-feira (18), no auditório do Detran Acre, a última sessão solene de 2025, marcada pela tradicional entrega de Títulos de Cidadão Acreano e Moções de Aplausos. O momento reuniu autoridades, homenageados, servidores e representantes da sociedade civil em uma celebração de reconhecimento e valorização de quem contribui com o desenvolvimento do Estado.
Em seu discurso, Nicolau Júnior destacou a união e o trabalho coletivo como marcas do ano legislativo. O presidente ressaltou que os desafios enfrentados ao longo do período foram superados graças ao empenho conjunto de deputados, deputadas e servidores da Casa. “Cada desafio vencido foi possível graças à união e ao trabalho incansável de todos, que atuaram com obstinação, superando expectativas”, afirmou.
Ao reforçar o papel institucional do Parlamento, Nicolau enfatizou que o Poder Legislativo representa a alma e o espírito da verdadeira democracia, destacando a integração entre os Poderes, as instituições e a população. Segundo ele, a Aleac se consolida como uma Casa aberta, funcionando como um verdadeiro portal de diálogo para atender as necessidades do povo acreano.
O presidente também classificou a solenidade como um reconhecimento público à sociedade civil e política do Estado, transformando o evento em um marco na história do Parlamento acreano e na cultura de um povo que vive e luta por um Acre cada vez melhor. Para Nicolau, a Assembleia cumpre um papel essencial ao fortalecer a conexão entre o Legislativo e os cidadãos que ajudaram a construir o Estado, incluindo aqueles que vieram de outras regiões e adotaram o Acre como sua terra.
Durante o pronunciamento, Nicolau Júnior agradeceu ao governador Gladson Cameli, aos deputados e deputadas, às instituições parceiras e aos servidores do Poder Legislativo, destacando o compromisso coletivo com o fortalecimento das políticas públicas e da democracia.
Encerrando sua fala, o presidente projetou um futuro de ainda mais trabalho e dedicação. Ele afirmou que, em 2026, o entusiasmo será redobrado para garantir melhores serviços à população na esfera do Poder Legislativo Estadual. “Que 2026 seja um ano de grandes realizações no seio desta Casa e para o desenvolvimento do nosso querido Estado do Acre”, concluiu.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Comentários
Acre
Rio Acre sobe quase três metros em 24 horas em Rio Branco após chuvas intensas
Mesmo com elevação expressiva, nível do rio permanece abaixo das cotas de alerta e transbordo, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Comentários
Acre
Ameaça de desbarrancamento leva Defesa Civil a retirar família de residência

Foto: Defesa Civil de Rio Branco/divulgação
Uma família precisou ser retirada de uma residência localizada na avenida Dorva Caminho, no bairro Areal, em Rio Branco, na quarta-feira (17), após o registro de ameaça de desbarrancamento durante a forte chuva que atingiu a capital acreana.
De acordo com as informações repassadas, o risco foi identificado em meio às ocorrências provocadas pelo grande volume de chuva que caiu ao longo do dia, elevando a instabilidade do solo em áreas consideradas vulneráveis. Diante da situação, a Defesa Civil Municipal realizou a retirada preventiva dos moradores para evitar possíveis acidentes.
O órgão, no entanto, não informou para onde a família foi levada, nem o número de pessoas que habitavam a residência. Também não há detalhes sobre danos estruturais no imóvel ou se o local seguirá interditado.




Você precisa fazer login para comentar.