Acre
Mais uma criança morre na maternidade; ” Os médicos não quiseram fazer cesárea”,diz cunhada
A cunhada da mãe Marly Silva conta que a criança nasceu com hematomas pelo corpo e deformidade no crânio
No último sábado (4), por volta das 17 horas, a senhora Marly Silva de Almeida de 31 anos e mãe de 5 filhos, deu entrada na Maternidade Bárbara Heliodora, sentindo fortes contrações provenientes de sua sexta gestação.
De acordo com relatos da cunhada de Marly, que preferiu não se identificar, a paciente foi recebida pela equipe da unidade e encaminhada a um leito, onde aguardaria por exame.
Após o exame, a equipe médica responsável pelo parto teria tentando de todas as formas que o nascimento do bebê fosse realizado de forma normal, porque, de acordo com eles, a mãe apresentava quadro de hipertensão no momento, e não poderia ser conduzida a um parto cirúrgico.
“Eles tentaram até o final que o neném viesse de parto normal, metiam a mão dentro dela para mover a criança e tudo, na brutalidade mesmo. A orientação que a gente conhecia de médicos que ela viu durante a gestação era de que o parto fosse cesária”, disse a cunhada.
LEIA TAMBÉM:
Em nota, direção da maternidade diz que criança morreu por causa de malformação do coração
Após sete horas de procedimento e a complicação do quadro da paciente, a equipe médica relatou aceleração do batimento cardíaco do bebê e encaminhou a paciente para o centro cirúrgico para que fosse feito o parto cesária. Após a retirada do bebê já morto de dentro do útero da mãe, a cunhada conta que a criança nasceu extremamente machucada, apresentando hematomas pelo corpo e deformidade no crânio, nunca relatada antes por exames pré-natais.
“O bebê era perfeito, nenhum médico nunca relatou nenhum problema de saúde com ele. E aí quando o médico vem contar para gente que ele já nasceu morto, ele vem falando que o bebê apresentava problemas cardíacos, que nasceu com crânio reduzido e tudo mais. Como isso nunca foi visto antes?”, questionou a cunhada.
A mulher ainda relata as condições precárias em que Marly foi recebida na maternidade e a demora na decisão da equipe médica em encaminhar a paciente ao centro cirúrgico, mesmo após o quadro de hipertensão ter sido normalizado.
“Disseram que não fariam a cesariana porque ela tava com pressão alta, mas, mesmo depois que normalizaram o quadro, ainda assim ela não foi imediatamente levada pra cesária, e ainda a levaram enrolada em lençóis do hospital, já que nem camisola eles tinham mais, sem contar que uma mulher do hospital ainda ficava falando para ela não sujar o lençol de sangue, porque não tinha outro”, relatou.
Questionada sobre as condições de realização dos partos que presenciou, a cunhada de Marly afirma que o procedimento foi feito de forma desumana e que a falta de cuidado tanto no manuseio da paciente como nos procedimentos adotados pela equipe é de certa forma brutal.
“O que tá acontecendo aqui na maternidade não é parto humanizado, não. O que eu vi a gente pode chamar de ‘atentado vaginal’. Destruíram a vagina da coitada, ela tá no hospital em choque, sedada, toda inchada e roxa. Eu não quero nunca passar pelo que essa coitada passou”, denunciou.
A reportagem entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Estado de Saúde que ficou de enviar nota de esclarecimento sobre a morte da criança, mas até o fechamento desta edição a redação não recebeu a resposta.
Comentários
Acre
Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA
Comentários
Acre
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte
Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C
A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.
Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Fonte: Brasil 61








Você precisa fazer login para comentar.