Cotidiano
Mais 20 mil doses de vacina contra a Covid-19 chegam no Acre
O Ministério da Saúde enviou o 28° lote de vacinas contra Covid-19 ao Acre na tarde desta quarta-feira, 2, em que foram entregues 20.750 doses do laboratório Oxford/AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Até o dia 26 de maio, o Acre havia recebido 336.500 doses, sendo 207.940 para primeira dose e 128.560 para segunda dose.
O quantitativo de distribuição ainda será pactuado e realizado aos municípios pela Rede de Frio Estadual. As doses serão ofertadas aos grupos prioritários conforme o cronograma de cada município. Em Rio Branco, para auxiliar e ampliar a imunização, o Estado está com um ponto de vacinação localizado na Arena Acreana, das 8h ás 17h de segunda a sexta-feira, a aplicação segue o cronograma municipal.
“Estamos organizando o fluxo de entrega para cada cidade, esse trabalho de organização é de suma importância para a distribuição correta conforme a orientação do MS. A entrega será para dar continuidade à imunização dos grupos prioritários vigentes”, destaca a chefe da Rede Frio Estadual, Renata Quilles.
O processo de entrega aos munícipios ocorre com o auxílio das demais instituições do governo do Estado, como a Segurança Pública, para que os imunizantes cheguem de forma célere até nas localidades mais isoladas, sendo este um esforço da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) por determinação do governo do Estado.
Comentários
Cotidiano
CBF amplia Série D para 96 clubes a partir de 2026 e Acre terá três representantes
Competição passa a oferecer seis acessos à Série C e mantém 24 datas no calendário nacional
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o novo calendário do futebol nacional com mudanças significativas nas competições organizadas pela entidade. Entre as principais alterações está a ampliação da Série D do Campeonato Brasileiro, que a partir de 2026 passará de 64 para 96 clubes, além do aumento no número de acessos: seis equipes conquistarão vaga na Série C.
A reformulação beneficia diretamente os clubes que avançaram à segunda fase da Série D desta temporada. Como quatro dessas equipes — Barra-SC, Santa Cruz, Maranhão e Inter de Limeira — já garantiram o acesso, a CBF optou por redistribuir as vagas remanescentes, concedendo quatro vagas extras às federações, com base no Ranking Nacional de Federações, que será divulgado ao final do ano.
Outra novidade é a adoção do Ranking Nacional de Clubes (RNC) como um dos critérios para a definição das vagas na competição. Apesar do aumento expressivo no número de participantes, a Série D manterá o mesmo número de datas, totalizando 24 jogos no calendário.
Com as mudanças, o Acre terá três representantes na Série D de 2026. Pelos critérios de desempenho nos campeonatos estaduais e copas regionais, Independência-AC e Galvez já estão garantidos. A vaga via Ranking Nacional de Clubes ficará com o Humaitá, atualmente o clube acreano mais bem posicionado no ranking da CBF.
A Série D do Campeonato Brasileiro de 2026 está prevista para começar no dia 5 de abril e seguirá até 13 de setembro.
Comentários
Cotidiano
Chuvas intensas provocam alagamentos em ruas de Rio Branco e deixam capital em estado de atenção
Volume de precipitação já ultrapassa 70 mm e afeta vias importantes, como a Avenida Maria José de Oliveira
As fortes chuvas que atingem Rio Branco desde a noite de quinta-feira (25) continuam causando transtornos à população. Além da elevação do nível do Rio Acre e de outros mananciais da bacia, as precipitações já provocam alagamentos em diversas ruas da capital, incluindo a Avenida Maria José de Oliveira, principal via do bairro Universitário.
Imagens divulgadas por internautas nas redes sociais mostram a avenida tomada pela água, o que dificulta a passagem de veículos e o deslocamento de moradores da região.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Cláudio Falcão, em entrevista concedida na manhã desta sexta-feira (26), o volume de chuva já ultrapassa 70 milímetros em Rio Branco. Segundo ele, a previsão indica a continuidade das chuvas ao longo do dia, mantendo o município em estado de atenção para a possibilidade de novos alagamentos.
A Defesa Civil segue monitorando a situação e orienta a população a evitar áreas de risco e a acionar os órgãos competentes em caso de emergência.
Comentários
Cotidiano
CBF confirma realização da Copa do Brasil Sub-15 em 2026

Foto Sueli Rodrigues: Santa Cruz será o representante do Acre no torneio
O departamento técnico da CBF divulgou nesta quinta, 25, o calendário do futebol base masculino para a temporada de 2026. A novidade será a realização da Copa do Brasil Sub-15, competição programada entre os meses de abril e agosto.
“Essa é mais uma competição importante para a base do futebol acreano. A CBF mantém essa política crescente de investimentos nas competições e isso também significa oportunidade para as nossas equipes e atletas”, declarou o presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC), Adem Araújo.
Santa Cruz é o representante
O Santa Cruz, atual tricampeão Estadual Sub-15, será o representante do Acre na Copa do Brasil. A FFAC vai manter o critério e as equipes campeãs seguem como representantes do Estado nos torneios nacionais.






Você precisa fazer login para comentar.