Cotidiano
Maioria da bancada do Acre vota a favor para que governo “passe a mão” em dinheiro esquecido das contas dos brasileiros
A matéria foi aprovada na Câmara dos Deputados na última quinta-feira (12), por 253 votos favoráveis e 67 contrários e 4 abstenções.

O Ministério da Fazenda publicará no Diário Oficial da União a relação das contas, seus números, bancos em que estão e valores recolhidos. A partir dessa listagem, os titulares poderão contestar o recolhimento no prazo de 30 dias.
O único deputado do Acre a votar contrário ao projeto pelo fim gradual da desoneração e que também, literalmente, permite ao governo “passar a mão” no dinheiro esquecido em contas bancárias sem movimentação, foi o republicano Roberto Duarte. A matéria foi aprovada na Câmara dos Deputados na última quinta-feira (12), por 253 votos favoráveis e 67 contrários e 4 abstenções.
Do Acre, votaram favoráveis, Coronel Ulysses (UB/AC), Meire Serafim (UB/AC), Eduardo Velloso (UB/AC), Gerlen Diniz (PP/AC), Zezinho Barbary (PP/AC), Antônia Lúcia Câmara (Republicanos/AC).
A deputada federal Socorro Neri (PP/AC) não votou. Ao Notícias da Hora, ela disse que estava no voo para o Acre no momento da votação e não conseguiu votar pelo Infoleg “em razão da internet estar fraca demais. Por isso, na sequência fiz a declaração de voto”.
“Meus amigos, hoje foi votado no Plenário da Câmara o Projeto de Lei 1847/2024, que propõe a desoneração das folhas de pagamento em diversos setores. Sou a favor dessa proposta, pois ela aumenta a segurança das empresas, gera empregos e impulsiona a economia. No entanto, apresentei uma declaração de voto contrária à redação final do projeto, que permite ao Governo apropriar-se de quantias esquecidas em bancos, considerando-as como receita primária. Essa medida infringe os direitos dos cidadãos, pois utiliza recursos que deveriam ser devolvidos à população. Não posso concordar com CONFISCO. É fundamental que o Governo busque soluções que respeitem os direitos de todos, em vez de preencher lacunas orçamentárias às custas da população. Nosso compromisso deve ser sempre proteger os direitos dos cidadãos e garantir que a justiça prevaleça”, disse Socorro Neri.
Veja o que diz matéria pública pela Agência de Câmara de Notícias a respeito do dinheiro esquecido nas contas bancárias.
Matéria vai à sanção do presidente Lula, que pode também vetar esse trecho da lei aprovada na Câmara e no Senado.
Dinheiro esquecido
Em relação aos R$ 8,5 bilhões esquecidos em contas bancárias sem movimentação há vários anos, o projeto direciona os recursos ao Tesouro Nacional em definitivo, se o interessado não pedir o resgate até 30 dias depois da publicação da futura lei.
Depois dessa apropriação, o Ministério da Fazenda publicará no Diário Oficial da União a relação das contas, seus números, bancos em que estão e valores recolhidos. A partir dessa listagem, os titulares poderão contestar o recolhimento no prazo de 30 dias.
No caso de contestação indeferida, caberá recurso com efeito suspensivo ao Conselho Monetário Nacional, a ser apresentado em dez dias após o indeferimento.
Embora o texto considere que a incorporação será definitiva se não houver contestação, concede prazo de seis meses para o requerente entrar na Justiça reclamando os recursos.
O prazo conta a partir da publicação da listagem ou, se houver decisão administrativa definitiva indeferindo a restituição, contará a partir da ciência dessa decisão pelo interessado.
Por outro lado, o texto permite também, em outro trecho, que o titular da conta reclame os recursos junto à instituição financeira até 31 de dezembro de 2027.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.