Acre
Maiores desafetos de Tião Viana saíram vitoriosos da eleição
É público e notório os adversários políticos que mais incomodaram a atual gestão do Acre. Alguns mereceram até reprimendas publicadas oficialmente em jornais do Estado como foi o caso do deputado estadual Major Rocha(PSDB). Mas essa política de comunicação social do atual Governo provou ter efeito contrário. Os piores desafetos políticos do governador Tião Viana (PT) foram eleitos. Rocha teve uma votação surpreendente praticamente sem nenhuma estrutura de campanha. O agora deputado federal eleito levou rasteiras até de aliados e parecia carta fora do baralho. Terminou a eleição como o mais votado da oposição. A vereadora Eliane Sinhasique (PMDB), crítica feroz do alto valor do ICMS sobre as contas de energia, elegeu-se deputada estadual. O mais antigo rival da FPA, deputado federal Flaviano Melo (PMDB), conseguiu retornar pela terceira vez à Câmara. O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), considerado um dos mais perigosos adversários do atual “projeto” conseguiu um feito que parecia impossível. E elegeu a sua filha Jéssica Sales (PMDB) a deputada federal em apenas 40 dias de campanha. Agora, uma pergunta que não quer calar. Será que se Tião Viana conseguir a sua reeleição irá continuar com a mesma política “desastrada” de comunicação social?
Falem mal, mas falem de mim
O erro básico da atual gestão foi manter os adversários em evidência. Conseguiram vitimizar os desafetos e, portanto, fortalece-los diante de parte do eleitorado que tem rejeição ao atual modelo de Governo.
Absurdos dos absurdos
Quando cobri a inauguração da ponte sobre o Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, em 2011, alguns discursos no palanque foram dirigidos aos oposicionistas. No momento da festa, não conseguiram esquecer os desafetos e os levaram para cima do palanque. Lembraram ao povo da suas existências.
Melhor não cutucar a onça
Em outra ocasião quando o deputado federal Gladson Cameli (PP) rompeu com a FPA por um motivo facilmente contornável ouvi a seguinte frase: “se quiser voltar à FPA terá que pedir perdão de joelhos”. Gladson não se humilhou e foi o senador mais bem votado da história do Acre.
Conclusão
Muito da força e do bom desempenho de alguns oposicionistas foi alimentada pela própria FPA. Colocar em foco adversários é uma maneira de valoriza-los perante a opinião pública. A ferramenta de comunicação deveria ter sido usada para exaltar as realizações do Governo e não para desqualificar desafetos. O resultado está escrito nas urnas para quem quiser ver.
A ilha
O senador Jorge Viana (PT) terá que conviver com uma bancada acreana no Senado onde será a minoria. Os senadores Sérgio Petecão (PSD) e Gladson Cameli que são de oposição deverão criar muitas dores de cabeça ao Jorge.
Ternos reluzentes
Mas Jorge Viana mudou muito. Está mais acessível e diplomático. Uma curiosidade que ninguém sabe. O terno que Gladson usará na sua posse do Senado foi comprado numa loja em Paris indicada por Jorge Viana ao colega da bancada.
Erros fatais do PC do B
A derrota acachapante de Perpétua Almeida (PC do B) para Gladson revela erros de estratégia dos comunistas. Na eleição passada Edvaldo Magalhães (PC do B) tinha feito a melhor gestão da história da ALEAC. Tinha o mapa político do Acre nas mãos. Mas preferiu ficar a reboque das lideranças do PT e foi derrotado por Petecão.
A história se repetiu
Novamente o PC do B preferiu ser “arrastado” pelo brilho fugas dos “aliados”. Apesar de ter feito três excelentes mandatos como deputada federal, Perpétua, privilegiou o pedido de votos feitos por outros personagens. Um erro.
A hora de mudar
Se o PC do B tivesse se descolado mais do PT e optado por um caminho mais independente talvez tivesse tido uma melhor sorte. E o momento para isso ter acontecido foi no auge da gestão de Edvaldo na ALEAC.
Mais uma “carona”
Ouvi de um comunista histórico que o nome natural para ser vice do prefeito da Capital, Marcus Alexandre (PT), em 2016, será o de Perpétua Almeida. Ainda é cedo para tal debate. Mas vão tentar a jogada política para manter o PC do B em destaque. Será mais um erro, na minha avaliação.
Contradições do Cacique
Que o deputado estadual Moisés Diniz (PC do B) foi um dos mais atuantes da ALEAC não resta dúvida. No entanto, Moisés abraçou bandeiras furadas na atual legislatura. Telexfree e AcreCap provaram ser canoas furadas.
Quem ganha é a literatura
Moisés é um excelente escritor. Se depois da derrota para federal optar pelo caminho que sempre sonhou de dedicar-se à literatura quem sairá vitorioso são os leitores acreanos. O livro o Santo de Deus é um retrato bem desenhado da realidade “mística” dos rincões isolados do Acre.
Matemática furada
As lideranças da oposição calculam que faltam 77 mil votos para alcançarem Tião Viana no segundo turno. Na verdade, estão errando porque se juntarem com Bocalom (DEM) precisariam apenas de 1% a mais de votos para vencerem.
A realidade dos números
É muito simples a conta. Bittar unido a Bocalom, somada as votações, precisariam de 1%. O mesmo vale para a FPA. Faltou 0,27% para Tião Viana ganhar no primeiro turno. Se tiver 1% a mais leva a fatura.
Quem arrastou Bittar ao segundo turno
Se quiser ter alguma chance de vitória, o candidato ao Governo, Márcio Bittar deve fazer uma humilde reflexão antes de traçar seus próximos passos. Na minha avaliação, Bittar deve o feito de ter ido ao segundo turno aos seguintes fatores: o desempenho espetacular de Gladson nas urnas. A força e o empenho de Vagner e Antônia Sales no Juruá. E por último, a surpreendente virada de Aécio Neves (PSDB) na corrida presidencial.
Nelson Liano Jr é colunista político do sitio ac24horas
Comentários
Acre
Vídeo: Trabalhador é alvo de atentado a tiros e facada no Segundo Distrito de Rio Branco
Vítima foi atacada ao chegar em casa no loteamento Praia do Amapá e conseguiu buscar socorro por conta própria
O trabalhador Jaércio Martins, de 38 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (26), no loteamento Praia do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.
De acordo com testemunhas, Jaércio chegava em frente à própria residência, dirigindo um caminhão, quando foi surpreendido por integrantes de uma organização criminosa. Os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o veículo, na tentativa de atingir a vítima.
Na sequência, um dos criminosos se aproximou e desferiu um golpe de faca que atingiu o peito esquerdo do trabalhador. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local.
Mesmo ferido, Jaércio conseguiu se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em razão da gravidade do ferimento, ele foi transferido por uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro de Rio Branco.
Segundo a equipe médica, o estado de saúde da vítima é considerado estável. A Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência.
Comentários
Acre
Sesacre aponta números e ações que marcaram a saúde pública do Acre em 2025

Foto: Reprodução
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou um balanço destacando números e ações que marcaram a saúde pública acreana ao longo de 2025. De acordo com os dados apresentados, o ano foi caracterizado pela ampliação do acesso aos serviços e pela interiorização dos atendimentos especializados.
Entre os principais resultados, a Sesacre informou a realização de mais de 27 mil atendimentos por meio do programa Saúde Itinerante, que levou serviços de saúde a municípios do interior do estado. Outro dado destacado foi a execução de mais de 12 mil cirurgias pelo programa Opera Acre.
O balanço também aponta a retomada de centros cirúrgicos, ampliação da oferta de exames, fortalecimento da rede hospitalar e avanços considerados históricos na área da oncologia. Segundo a secretaria, houve ainda recorde de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ao longo do ano.
A Sesacre mencionou, ainda, a implantação de programas voltados ao atendimento de urgência e à redução da mortalidade, como o Conecta Coração e o AVC – Segundos Importam, voltados para situações críticas em que o tempo de resposta é determinante.
Os dados foram divulgados em um vídeo publicado nas redes sociais da secretaria, que apresenta um resumo das ações realizadas em 2025 e projeta a continuidade das iniciativas para o próximo ano.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros após fortes chuvas na capita

Foto: David Medeiros
As fortes chuvas que atingem Rio Branco nas últimas horas provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade e elevaram rapidamente o nível do Rio Acre. Entre as áreas mais afetadas estão a Estrada do Calafate, a região da Igreja da Pista do Poço e a Baixada da Sobral, especialmente nos bairros Boa União e Plácido de Castro, onde a água invadiu várias residências.
Durante acompanhamento ao vivo feito pela equipe, foi constatado que, apesar de uma breve trégua na chuva, o volume de água nos rios segue aumentando. Imagens mostram que o nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros e continua em elevação, embora, até o momento, a Defesa Civil Municipal ainda não tenha divulgado boletim oficial atualizado.
Na região da Ponte Metálica, a força da correnteza chamou atenção pelo grande volume de balseiros descendo pelo rio, indicando que a chuva atingiu toda a bacia hidrográfica.
Mesmo diante da situação de risco, moradores dos dois lados do rio aproveitaram a cheia para pescar. Durante a transmissão, duas pescadoras foram flagradas capturando peixes da espécie pintado. Segundo elas, apesar de alguns peixes serem pequenos, a pescaria rendeu o suficiente “para garantir o caldo”.
Outro episódio inusitado chamou a atenção durante a cobertura. Um homem foi visto dormindo sobre um dos pilares da Ponte Metálica, próximo à marca de medição do Rio Acre, onde há registro histórico de até 16 metros. Mesmo com o fluxo intenso de veículos sobre a ponte, o homem permaneceu dormindo tranquilamente, despertando surpresa entre os que acompanhavam a transmissão.
A equipe segue monitorando, em tempo real, os pontos de alagamento pela capital acreana. Novas informações sobre o nível do Rio Acre e ações da Defesa Civil devem ser divulgadas a qualquer momento.









Você precisa fazer login para comentar.