Acre
Mailza participa da abertura do Campeonato Brasileiro de Taekwondo Regional Norte

Foto: Raylanderson Frota/Secom
O Acre sedia, neste fim de semana, um dos maiores eventos esportivos do país, o Campeonato Brasileiro de Taekwondo – Regional Norte, realizado neste sábado, 9, e domingo, 10, no Ginásio Álvaro Dantas, em Rio Branco. A competição reúne 400 atletas dos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre, nas categorias mirim ao máster, além da modalidade poomsae, que simula movimentos de luta.
A abertura oficial contou com a presença da vice-governadora Mailza Assis, que reforçou o compromisso da gestão estadual com o incentivo às práticas esportivas. “O esporte transforma vidas, protege, traz equilíbrio e contribui para a educação, saúde e segurança. Investir no esporte é investir em pessoas, em cidadãos melhores. Parabéns a todos os atletas e organizadores. O governo está ao lado de vocês para continuar fomentando iniciativas como esta”, destacou.
Promovido pela Liga Nacional e Liga Acreana de Taekwondo, com apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL) e de patrocinadores locais, o evento vale como seletiva para a Copa América e para o Campeonato Mundial, ambos previstos para outubro deste ano.
O deputado estadual Pedro Longo, apoiador da competição, ressaltou o impacto social da modalidade. “Cada centavo investido no esporte é um investimento na segurança e na formação de uma sociedade mais saudável e disciplinada. O Acre já mostrou que pode se destacar, mesmo sendo um estado pequeno em população, e isso é motivo de orgulho”, disse.
O presidente da Liga Acreana de Taekwondo, mestre Levy Azevedo, falou da importância do momento para o estado. “É a primeira vez que realizamos esse evento em Rio Branco e temos a satisfação de sediar uma etapa tão importante. Além do título brasileiro, nossos atletas têm a chance de garantir vaga no Mundial e na Copa América”, afirmou.
A competição conta com 200 lutas e 100 atletas no poomsae. As disputas vão do nível mirim (5 a 7 anos) até o adulto (18 a 30 anos) e máster, com premiação para os quatro primeiros colocados de cada categoria e troféus para as seis melhores equipes.
Além da vice-governadora e do deputado Pedro Longo, também participaram da abertura o deputado estadual Adailton Cruz, autoridades esportivas e mestres de diversas delegações, que vieram de estados vizinhos, reforçando a integração regional por meio do esporte.
Delegações de outros estados também ressaltaram o valor da competição para a integração regional.
O mestre Reginaldo, de Manaus, conta que não foi fácil participar da competição e que trouxe 52 participantes para o evento. “Não olhamos para as dificuldades, mas para a oportunidade. É um feito histórico para nossa equipe, que agora pode mostrar a força do Amazonas no Norte do país,” afirmou.
De Rondônia, o mestre Streit, que liderou a delegação campeã da edição anterior, reforçou o espírito esportivo da competição. “Tudo o que fazemos na Liga Nacional é comunhão, amizade e respeito. Viemos com 15 atletas determinados a representar bem nosso estado,” disse.
Já o mestre Chiquinho, de Roraima, destacou o esforço para participar da competição. Segundo ele, a equipe saiu do estado na terça-feira para conseguir chegar ao Acre na quinta. “Saímos do nosso município na terça-feira para chegar aqui. É uma honra fazer esse sacrifício em nome dos nossos atletas e viver essa troca tão importante para o crescimento da modalidade,” avaliou.
Comentários
Acre
Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.
A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.
O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.
Comentários
Acre
Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.
Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.
Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.
A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.
Atualizacão
Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.
Comentários
Acre
Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento
Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada
A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.
Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.
— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.
O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada
Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.



Você precisa fazer login para comentar.