Conecte-se conosco

Brasil

Mailza e Bocalom negam rompimento político e aparecem juntos em obra no Quixadá

Publicado

em

Vice-governadora e prefeito de Rio Branco dividiram agenda pública após rumores de conflito sobre disputa pelo governo do Acre em 2026; ambos mantêm posições eleitorais, mas sinalizam unidade na solenidade

Nesta terça-feira (30), Mailza e Bocalom dividiram a mesma agenda em Rio Branco e posaram juntos durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço para a recuperação asfáltica da estrada do Quixadá. Foto; captada 

Os rumores de um rompimento político entre a vice-governadora Mailza Gomes e o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, foram publicamente desmentidos pelos dois durante uma agenda conjunta na manhã desta terça-feira (30). Os dois participaram juntos da assinatura da ordem de serviço para a recuperação asfáltica da Estrada do Quixadá, obra realizada em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura da capital.

A aparição conjunta foi interpretada como uma sinalização de reaproximação após especulações de que uma possível candidatura de Bocalom ao governo do estado em 2026 estaria criando atritos com Mailza, que já anunciou sua pré-candidatura ao Palácio Rio Branco.

Em meio aos bastidores políticos, Mailza reafirmou sua disposição de concorrer em 2026 e lembrou seu apoio a Bocalom em eleições passadas. Já o prefeito, que tem realizado agendas pelo interior, evita assumir campanha antecipada, afirmando que “ainda é cedo para definições”. O ato no Quixadá serviu para demonstrar que, ao menos publicamente, a aliança segue operante.

 

Também participaram da assinatura a presidente do Deracre, Sula Ximenes, o diretor-presidente da Emurb, Abdel Derze, o secretário de Agricultura de Rio Branco, Eracides Caetano, além de lideranças comunitárias.

A presidente do Deracre, Sula Ximenes, disse que a obra representa mais do que melhorias na estrada. “Estamos trazendo dignidade para os produtores e para as famílias que vivem nessa região. Nossa missão é garantir o direito de ir e vir com segurança, e aqui mostramos que quando Prefeitura, Estado e comunidade se unem, os resultados chegam mais rápido”, destacou.

Prefeito Tião Bocalom, governadora em exercício, Mailza Assis, e a presidente do Deracre, Sula Ximenes. Foto: Neto Lucena/Secom

Moradores comemoram obram

Moradora da estrada do Quixadá há sete anos, Rosenilda Borges relatou o alívio de ver o início das obras. “Foram anos de espera e sofrimento, principalmente no período das chuvas, quando a estrada ficava quase intransitável e aumentava o risco de acidentes. Hoje estou feliz porque vejo que, dessa vez, a melhoria vai sair do papel e vai transformar a nossa vida”, afirmou.

Para o presidente da Associação do Quixadá, Antonino Torres Cabreiro, a obra representa a realização de um sonho. “Foram anos de espera e hoje vemos o início dessa transformação, que trará mais dignidade e segurança para todos nós”, afirmou.

A recuperação da Estrada do Quixadá é considerada estratégica por atender uma das áreas mais produtivas de Rio Branco, responsável pelo fornecimento de hortaliças e outros produtos agrícolas para a capital. A ação garante não apenas a trafegabilidade, mas também a integração entre campo e cidade, fortalecendo a economia local e assegurando direitos básicos como o acesso à educação e saúde.

Presidente da Associação de Moradores do Quixadá, Antonino Torres disse que a obra é a realização de um sonho. Foto: Neto Lucena/Secom

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

Dallagnol aciona PGR contra Moraes por suposto abuso no caso Unafisco

Publicado

em

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Ex-deputado federal Deltan Dallagnol - Metrópoles

O ex-procurador e deputado cassado Deltan Dallagnol protocolou, nesta sexta-feira (20/2), uma notícia-crime na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

No documento, ele pede a apuração de indícios de “abuso de autoridade” relacionados à condução de medidas no caso envolvendo a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco).

Segundo a petição, o objetivo é que sejam investigadas possíveis práticas de intimidação processual que, de acordo com Dallagnol, teriam atingido o exercício da liberdade de expressão e de imprensa.

O ex-deputado pede que seja instaurado procedimento investigatório criminal para apurar a possível prática de abuso de autoridade. O documento relaciona a apuração à intimação do presidente da Unafisco, Kléber Cabral, determinada por Moraes.

Presidente da Unafisco presta depoimento

O presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco), Kléber Cabral, prestou depoimento, nesta sexta-feira (20/2), por cerca de uma hora a investigadores da Polícia Federal.

Cabral foi intimado a prestar esclarecimentos após fazer críticas à operação contra auditores da Receita Federal devido à suspeita de vazamento de dados sigilosos de ministros do Superior Tribunal Federal (STF) e parentes. A determinação da oitiva foi de Alexandre de Moraes.

A Unafisco criticou as medidas cautelares contra um auditor investigado por acessos ilícitos de dados da Receita. Em nota divulgada nessa terça-feira (17/2), a entidade condenou a imposição de restrições ao servidor no andamento das investigações, alegando o direito à “presunção de inocência” e disse ainda que auditores não podem ser “instrumentalizados” com a intenção de “deslocar o foco do debate público”.

“Os auditores-fiscais da Receita Federal não podem, mais uma vez, ser transformados em bodes expiatórios em meio a crises institucionais ou disputas que não lhes dizem respeito. A instrumentalização de servidores públicos para deslocar o foco do debate público compromete a credibilidade das instituições e enfraquece o Estado de Direito. A Receita Federal é órgão de Estado e seus servidores não podem ser submetidos a exposição pública ou constrangimentos institucionais antes da conclusão das apurações”, diz a nota.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Mulher abandona carro instantes antes de colisão com trem em SC. Vídeo

Publicado

em

Uma câmera de segurança de um comércio flagrou o momento em que um trem bateu e arrastou um carro em Joinville (SC), no início da tarde desta sexta-feira (20/2). Nas imagens, é possível observar a motorista abandonando o automóvel segundos antes da colisão.

O caso aconteceu na Rua Monsenhor Gercino, em frente ao Terminal de Ônibus do Itaum, por volta das 13h40min. A câmera de segurança de uma loja flagrou o exato momento do acidente. A motorista relatou à PM que estava passando pela linha de trem quando escutou o barulho da locomotiva, ficou nervosa e deixou o carro “apagar”.

Leia a reportagem completa e assista ao vídeo no NSC Total.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

PT aciona o TSE contra Flávio por propaganda eleitoral antecipada

Publicado

em

HUGO BARRETO / METRÓPOLES @hugobarretophoto
Flávio Bolsonaro em visita ao pai,Jair Bolsonaro

O Partido dos Trabalhadores (PT) protocolou, nesta sexta-feira (20/2), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cinco ações que questionam propaganda eleitoral antecipada negativa contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL) nas redes sociais.

Diante da repercussão do desfile em homenagem a Lula feito pela escola de samba Acadêmicos de Niterói, no Rio de Janeio, Flávio publicou um vídeo, no domingo (15/2), que mostra uma versão feita por inteligência artificial de um desfile intilulado “Bloco do Luladrão”.

Para o PT, o vídeo publicado pelo senador tem “a única finalidade de macular a imagem do pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva perante toda a coletividade”.

As ações também contam com a participação do PCdoB e do PV. Em uma delas, o PT acusa Flávio e o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado, que é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de fazerem propaganda eleitoral antecipada com a distribuição massiva de adesivos com as imagens de ambos, durante o Carnaval, e também com a propagação de outdoor com caráter eleitoral.

O próprio Gilson Machado compartilhou vídeo nas redes sociais mostrando a distribuição do material. O adesivo apresentava a imagem de Flávio ao lado do pai, com a seguinte frase: “O Brasil está com Flávio Bolsonaro 2026”, em referência às eleições presidenciais deste ano. Conforme a postagem de Machado, o episódio foi registrado no “sábado de Carnaval”, à meia-noite.

imagem colorida de Gilson Machado aparece distribuindo adesivos de Flavio Bolsonaro no Carnaval
Gilson Machado aparece distribuindo adesivos de Flávio Bolsonaro no Carnaval

Zema também é alvo de ação do PT

Outra ação protocolada pelo PT junto ao TSE abrange publicações feitas pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).

Da mesma forma como ocorreu com Flávio, a sigla aponta à Justiça Eleitoral o uso de conteúdos falsos que “atacam de forma leviana a imagem do petista para influenciar a opinião de eleitores”.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo