Cotidiano
Mailza Assis prestigia treino de basquete em cadeira de rodas de time que irá representar o Acre no Rio de Janeiro
A ação conta com o incentivo do governo do Estado, por meio da Secretaria Extraordinária de Esportes e Lazer (Seel) que forneceu 6 passagens e o apoio do governador Gladson Cameli que garantiu todos os pneus novos das onze cadeiras de rodas

Chefe do Estado se encontrou com o grupo na quadra. Foto: José Caminha/Secom.
A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, participou, na noite desta quinta-feira, 5, do treino de basquete do time da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas. O encontro reuniu 20 atletas acreanos, dos quais 11 representarão o estado na Copa de Acesso do Brasileirão 2024, que será realizada no Rio de Janeiro, de 7 a 13 de dezembro.
O time treina há seis meses para dar seu melhor nas quadras do Rio de Janeiro. Este momento também marca um grande avanço na visibilidade e acessibilidade de pessoas com deficiência no esporte acreano.
Mailza Assis destacou que a trajetória dos atletas é uma verdadeira história de superação, marcada pela união e dedicação desde 2008. Ela ressaltou o quanto eles lutaram e se esforçaram pelo esporte:

Time irá participar na segunda-feira, 9, do primeiro jogo. Foto: José Caminha/Secom.
“Esse esforço não apenas transforma a vida de cada atleta e das pessoas ao redor, mas também eleva o nome do nosso estado e do país. É uma prova de que, quando queremos e nos dedicamos, somos capazes de alcançar grandes objetivos.”
A ação conta com o incentivo do governo do Estado, por meio da Secretaria Extraordinária de Esportes e Lazer (Seel) que forneceu 6 passagens e o apoio do governador Gladson Cameli que garantiu todos os pneus novos das onze cadeiras de rodas.

“Nada disso seria possível sozinho. Juntos, conseguimos muito mais. E essa união de vocês é um exemplo disso. Para nós, é um grande orgulho”, disse Mailza. Foto: José Caminha/Secom.
Mailza reforçou o apoio à equipe: “O governador gostaria muito de estar aqui hoje, mas me pediu que viesse representá-lo com todo carinho e compromisso de trazer sua mensagem. Ele está em Brasília, mas torcendo por vocês, acompanhando tudo de perto e cheio de esperança. Ele acredita muito que, neste jogo, vocês representarão nosso estado de forma brilhante e que tudo dará certo. Estamos confiantes de que vocês trarão a vitória e a medalha para o nosso Acre”, enfatiza Mailza.

É a primeira vez que o grupo irá representar o estado com tantas pessoas. Foto: José Caminha/Secom.
Um dos atletas, Manoel Francisco Lima de Souza, relata a importância do apoio do Estado e de outras instituições nessa ação: “É uma honra, né? Participar desse campeonato é o ápice do nosso esforço, da dedicação da federação, do time, dos atletas e também do apoio que recebemos. A vice-governadora Mailza, tem nos dado um suporte importante. A Ufac, a prefeitura e, especialmente, o governador Gladson não têm medido esforços para nos apoiar e ajudar. Estamos com o coração cheio de gratidão e felicidade. É um sentimento de dever cumprido e de um sonho realizado”, explica.
Francelina Pereira de Souza, representante da comissão técnica, agradeceu o apoio do Estado e do governador, que teve um olhar especial voltado para o time.
“Eu agradeço muito, porque se não fosse o governo, nós não teríamos conseguido ir para lá. Esse olhar que ele teve foi algo pessoal, uma atitude dele como pessoa, não apenas como governador do Acre. Graças a essa atenção e ao apoio do governador Gladson Cameli, nós conseguimos ir tão longe e de uma forma muito mais tranquila. Antes, precisávamos correr atrás de tudo, mas dessa vez, com esse suporte, muita mais gente vai poder participar. Nos sentimos muito fortes e honrados. Esse gesto nos faz enxergar que somos valorizados e que nossa luta é reconhecida. Estou muito feliz e quero expressar minha gratidão por todo o cuidado e dedicação demonstrada”, relatou.

Time é composto por homens e mulheres, refletindo a acessibilidade no esporte. Foto: José Caminha/Secom.
A atleta Ana Keyla da Silva disse que a ação do governo do Estado é algo fundamental, principalmente porque é a primeira vez que a Federação está participando da Copa de Acesso.
“Eu, a Ana Clara e o Mateus já tivemos a oportunidade de participar antes, mas foi pelo time do Pará. Agora, é a primeira vez que estamos competindo pelo nosso próprio estado, e isso é uma honra pra gente. É extremamente importante e gratificante. Estamos nos sentindo valorizados de verdade. Sem o apoio dele, não teríamos conseguido chegar onde estamos agora. Pela primeira vez, estamos alcançando este nível, e isso só foi possível com o suporte do Estado”, explicou.
Lista dos atletas e da comissão técnica:
Atletas:
- Wemerson Pereira Sobrinho
- Manoel Lima da Silva
- Manoel Francisco Lima de Souza
- Luiz Carlos Aragão Ferreira
- Agnaldo Casoti Borges
- Raimundo da Rocha Pereira
- Fábio Mendes de Souza
- Frankthieny Brito de Lima
- Márcio Cleide José de Lima
- Ana Clara Alves de Lima
- Ana Keyla da Silva Macêdo
Comissão técnica:
- Renata
- Francelina Pereira de Souza
Comentários
Cotidiano
“Os de Dentro contra Os de Fora”: Brasileense reacendem amizade e tradição em pelada de fim de ano
Jogo reúne quem saiu da cidade em busca de oportunidades e quem ficou; 4ª edição do evento celebra mais que futebol, mas união e memórias de décadas

Em sua 4ª edição, pelada “Os de Dentro de Verde contra Os de Fora de Azul” teve placar elétrico, mas a grande vitória foi o reencontro de amigos para celebrar o fim de ano. Foto: Marcus José
Foi muito mais que uma simples pelada. Neste sábado (27), filhos de Brasileia reuniram-se para a 4ª edição do já tradicional jogo “Os de Dentro contra Os de Fora” organizado pelo boleiro Nokim Gugel. A partida reuniu aqueles que saíram do município em busca de sonhos profissionais e os que permaneceram, revivendo em campo as brincadeiras e a cumplicidade dos tempos de garoto.
O evento, que marca o fim de ano, transcendeu os 90 minutos de jogo. Foi um reencontro para matar a saudade da distância, fortalecer laços e manter viva uma história de amizade construída ao longo de décadas. Em campo e fora dele, o espírito foi de união, paixão e celebração de uma origem comum, provando que algumas tradições são mantidas não apenas pela bola, mas pela força do coletivo.

A 4ª edição do tradicional jogo “Os de Dentro contra Os de Fora”, realizada em Brasileia, terminou com um empate de 4 a 4, decidido nos minutos finais após uma partida de reviravoltas. Foto: Marcus José

Emoção até o último minuto: jogo tradicional de Brasileia termina em empate de 4 a 4 após virada e reação nos acréscimos. Foto: Marcus José
A partida foi tão emocionante quanto o reencontro que a motivou. A 4ª edição do tradicional jogo “Os de Dentro contra Os de Fora”, realizada em Brasileia, terminou com um empate de 4 a 4, decidido nos minutos finais após uma partida de reviravoltas.
‘Os de Casa’ abriram o placar, mas ‘Os de Fora’ conseguiram empatar, virar e ampliar para 4 a 2. A reação veio no final: já no segundo tempo, os da casa diminuíram e, em uma arrancada nos últimos dois minutos, conseguiram o gol do empate. O resultado, no entanto, foi apenas um detalhe para a celebração maior do evento: a alegria de rever amigos de longa data e matar a saudade em mais uma confraternização de fim de ano.
Fotos da Confraternização
Veja vídeos:
Comentários
Cotidiano
Mailza acompanha sala de situação do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil diante do avanço das cheias no Acre

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, acompanhou, neste sábado, o trabalho realizado na sala de Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil Estadual, onde são monitoradas em tempo real as condições climáticas, o nível dos rios e os impactos das chuvas em todo o estado.
A estrutura reúne informações de todos os municípios e permite o acompanhamento permanente do período chuvoso e das cheias que podem ocorrer.
Durante a visita, a vice-governadora destacou que o estado mantém vigilância constante sobre os principais rios e está preparado para prestar o suporte necessário às populações atingidas.
“Aqui nós temos todo o controle de todo o estado, todos os rios, todos os municípios, e estão sendo muito bem observados e também estamos prontos para acolher e dar o suporte que for necessário e que caiba ao estado”, disse.
A sala de situação concentra dados atualizados, observações técnicas e o planejamento das ações emergenciais, garantindo resposta rápida em caso de agravamento do cenário.
Em Rio Branco, o Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento, provocando alagamentos em áreas ribeirinhas e acendendo o alerta das autoridades para a possibilidade de novas ocorrências, caso o volume de chuvas se mantenha elevado.
A Defesa Civil Estadual segue em articulação com os municípios, monitorando os níveis dos rios e orientando as ações preventivas e de atendimento às famílias afetadas. A recomendação é que moradores de áreas de risco permaneçam atentos aos comunicados oficiais e sigam as orientações dos órgãos de segurança e proteção.
VEJA O VÍDEO:
Comentários
Cotidiano
Elenco do Vasco começa última fase de treinos visando o Estadual

Foto Sueli Rodrigues: Recuperado de uma cirurgia no joelho, o volante Bernardo vem treinando forte
O elenco do Vasco realizou um treino leve neste sábado, 27, na Fazendinha, e começou a última fase de preparação visando o Campeonato Estadual. A primeira etapa de treinamento foi desenvolvida em Cardoso Moreira, no Rio de Janeiro.
“Fizemos um regenerativo e neste domingo(28), vamos trabalhar em dois períodos. Os trabalhos serão intensos até o início do Estadual”, declarou o técnico Erick Rodrigues.
Cabeludo recebe proposta
O volante Cabeludo recebeu uma proposta do futebol do Bahia e a diretoria do Vasco avalia se libera ou não o atleta.
“Vamos avaliar com cautela. Se liberarmos o Cabeludo, precisaremos ir em busca de um jogador para posição”, explicou Erick Rodrigues.
Contra o Galvez
Depois de realizar amistosos no Rio de Janeiro, o Vasco enfrenta o Galvez na terça, 30, na Fazendinha. Erick Rodrigues vai montar a equipe com força máxima.





















Você precisa fazer login para comentar.