Acre
Magistrada ministra palestra sobre desafios e responsabilidades no combate ao assédio e à violência contra a mulher
A palestra traz a união, dedicação e à luta entre as instituições, no Combate ao Assédio e à Violência contra a Mulher, promovendo a conscientização e debate sobre temas para a construção de ambiente de trabalho seguro, respeitoso e inclusivo
O Poder Judiciário acreano participou a convite do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC), desembargador Júnior Alberto, da palestra “Desafios e Responsabilidades no Combate ao Assédio e à Violência contra a Mulher”.
O evento, realizado foi nesta quarta-feira, 29, no Plenário da sede do TRE, em Rio Branco, contou com a palestra da titular da 2ª Vara de Proteção à Mulher da Comarca de Rio Branco, juíza de Direito Louise Santana, que também é juíza-auxiliar da Presidência do TRE/AC. O assunto também foi abordado pela juíza eleitoral substituta do TRE,/AC Kelly Oliveira.


“Estamos iniciando esse ciclo de palestras sobre esse tema tão latente atualmente, que é o combate ao assédio moral, sexual e a discriminação. Estamos seguindo as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça e fomentando essa política de enfrentamento. Produzindo um ambiente de respeito, salutar e inclusivo, que seja pautado pela dignidade da pessoa humana,” destacou o desembargador-presidente Júnior Alberto.
A palestra traz a união, dedicação e à luta entre as instituições, no combate ao assédio e à violência contra a mulher, promovendo a conscientização e debate sobre temas para a construção de ambiente de trabalho seguro, respeitoso e inclusivo.
A juíza de Direito, Louise Santana, afirmou que: “O TRE sempre é pautado e voltado às eleições, mas neste momento também devemos nos voltar ao ser humano. Nós criamos a ouvidoria, agora atuamos no enfrentamento à violência, assédio e vamos fortalecer cada vez mais os nossos canais de comunicação interno e externo.
A Justiça acreana, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), proporciona reflexões e troca de experiência importantes entre as magistradas, magistrados, servidoras e servidores, além de colaboradoras e colabores, sobre os temas.



Fonte: Tribunal de Justiça – AC
Comentários
Acre
Flagrante de imprudência: motorista tenta conversão proibida e causa acidente em Rio Branco
Motociclista foi arremessado ao solo após ser atingido e precisou ser socorrido ao Pronto-Socorro da capital
Mais um acidente de trânsito provocado por imprudência foi registrado em Rio Branco. O caso aconteceu na Avenida Ceará, região do Bosque, e envolveu um carro de cor cinza e uma motocicleta.
Segundo informações, o veículo estava parado na faixa da direita quando, ao abrir o sinal, o condutor tentou realizar uma manobra proibida para a esquerda. No momento da conversão, acabou atingindo um motociclista que seguia sentido bairro/centro pela faixa da esquerda.
Com o impacto, a vítima foi arremessada ao solo e, embora não tenha tido a identidade revelada, foi socorrida e encaminhada ao Pronto-Socorro da capital. O motorista do carro permaneceu no local após o acidente.
Comentários
Acre
Acusado de assassinar detento monitorado é condenado a mais de 16 anos de prisão em Rio Branco
Francisco da Silva Andrade, conhecido como “Pente Fino”, foi morto a golpes de faca e tijoladas em outubro de 2023
Quase onze meses após o assassinato de Francisco da Silva Andrade, de 43 anos, o presidiário Andson Lima Silva foi condenado a 16 anos e 6 meses de reclusão pelo Conselho de Sentença da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar. A decisão foi proferida nesta terça-feira (26), no Fórum Criminal de Rio Branco.
A vítima, que era monitorada por tornozeleira eletrônica e conhecida pelo apelido “Pente Fino”, foi morta na madrugada de 1º de outubro de 2023, na região do bairro Wanderley Dantas. Francisco foi perseguido e morto brutalmente com golpes de faca e tijoladas.
De acordo com a denúncia, o crime teria sido motivado por um furto de celular atribuído à vítima. No dia seguinte ao homicídio, dois suspeitos chegaram a ser presos, mas um deles — portador de deficiência — teve o processo arquivado por falta de provas.
Durante o interrogatório, Andson Lima confessou a autoria do homicídio. Apesar da condenação, a defesa ainda pode recorrer da decisão à Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre.
Comentários
Acre
Três motociclistas ficam feridos em acidentes distintos no Acre
Dois acidentes envolvendo motociclistas foram registrados na noite desta terça-feira (26), deixando três homens feridos em diferentes pontos do estado. As ocorrências mobilizaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que encaminhou as vítimas ao pronto-socorro de Rio Branco.
O primeiro caso ocorreu no km 1 da Linha 1, na Vila do Incra, interior do Acre. Daniel Coelho Pereira, de 77 anos, trafegava em uma motocicleta modelo Fan vermelha quando colidiu frontalmente contra uma moto Crosser, conduzida por José Vale da Silva, de 59 anos.
Com o impacto, José sofreu fratura exposta na perna direita, fratura no punho esquerdo e trauma torácico. Daniel, por sua vez, apresentou dores no tórax e no ombro direito. Ambos foram estabilizados e levados em estado estável ao pronto-socorro.
Enquanto o Samu seguia para o atendimento, outro acidente foi registrado na rodovia AC-10 (Estrada de Porto Acre), nas proximidades da empresa Café Contri, em Rio Branco. O motociclista Raimundo Nonato Lima da Fonseca, de 50 anos, colidiu contra um cachorro ao pilotar sua moto Fan preta. Ele sofreu dores no tórax, abdômen, costas e inchaço no rosto. Também recebeu atendimento médico e foi encaminhado ao pronto-socorro, consciente e estável.
As autoridades de trânsito reforçam o alerta sobre a necessidade de atenção redobrada ao conduzir veículos, especialmente em áreas de tráfego noturno e trechos rurais.
Você precisa fazer login para comentar.