Acre
“Luto por ideias, não com pessoas”, diz Bittar após cumprimentar militância da FPA
Assessoria
O candidato a governador da Coligação Por um Acre Melhor, Marcio Bittar (PSDB), terminou a caminhada na manhã desta quinta-feira (24) no bairro Tancredo Neves emocionado com a reação das pessoas. “Estou satisfeito porque temos encontrado pessoas como a gente, que se emociona”, disparou. Ele iniciou a andança na região cedo da manhã em frente a escola Ismael Gomes, e conversou com comerciantes e moradores das duas margens da Avenida 7, a principal do bairro. Estava acompanhado do candidato a senador, Gladson Cameli (PP), além de candidatos a deputado federal e estadual.
“Muito prazer em conhecê-lo pessoalmente”, disse a Miriam Soares, dona de um lanche. Ela também recebeu o candidato contando de certo que ele é a figura da mudança que a população está sonhando. Mais na frente uma outra moça se emocionou ao abraçar os candidatos ao governo e ao Senado. “Chegou a hora da mudança”, disse, pedindo reserva ao nome, por sua mãe ser funcionária da prefeitura da capital.
Dos comerciantes, o candidato a governador ouviu aquilo mesmo das últimas andanças. Estão todos sobressaltados com a carga tributária e com o estilo do atual governo de tratar essa classe. Para estes Marcio Bittar tem assegurado que colocará em prática um projeto para zerar as dívidas e recomeçar a vida deles com tributações menos escorchantes.
Marcio Bittar disse à maioria das pessoas no bairro Tancredo Neves que está nessa campanha porque se preparou para governar o Acre, fez uma grande aliança – são dez partidos juntos – e, sobretudo, porque quer ver o acreano menos oprimido pelo poder público. “O governo se mete em tudo. Não tenho nada pessoal contra eles, mas acho que tenho um projeto melhor para governar o Acre. Precisamos diminuir o tamanho do governo para sobrar dinheiro para outras coisas”, disse na maioria das conversas com os moradores do bairro Tancredo Neves.
Essa liberdade que Marcio Bittar prega na campanha ficou evidente quando ele mesmo passou diante da pequena militância adversária. Muitos deles acenaram respeitosamente para o candidato, que retribuiu o gesto.
“Este é o candidato de todos os acreanos. Eles nunca fizeram bandeiraço aqui no Tancredo, isto é novidade para nós”, disse discretamente um morador do bairro.
Na tarde desta quinta-feira Marcio Bittar visita o bairro São Francisco e à noite, na mesma região, participa da inauguração dum comitê de propaganda da candidata a deputada estadual, Gabriela Câmara (PTC).
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale



Você precisa fazer login para comentar.