Acre
Lucélia Borges, Djahilson Américo, Almir Andrade e Marquinhos Tibúcio abre a lista dos mais votados; Conheça os eleitos em Brasiléia
11 eleitos, 7 novos parlamentares, o que representa uma renovação de 63% do parlamento municipal. A cerimônia de posse será realizada no dia 1º de janeiro

A diversidade de candidatos e a participação ativa da população refletem um cenário político dinâmico em Brasiléia, onde novas vozes e propostas poderão influenciar a gestão municipal nos próximos anos.
Neste domingo (6), Brasiléia, município com mais de 26 mil habitantes, elegeu os 11 vereadores que irão representar a cidade no período de 2025 a 2028.
A eleição resultou em uma significativa renovação na Câmara Municipal, com mais de 63% dos cargos ocupados por novos integrantes. Dos atuais 11 vereadores, apenas 4 conseguiram se reeleger, marcando uma mudança expressiva no cenário político local. A nova composição do legislativo promete trazer novas perspectivas e desafios para a gestão da cidade.
O atual presidente da Câmara de Vereadores de Brasiléia, Marquinhos Tibúcio (PP), foi reeleito com o maior número de votos e vai para seu quarto mandato consecutivo. Ao seu lado, o colega de partido Almir Andrade (PP) também garantiu uma cadeira, junto com à reeleição de Leonir Furtado (PP), contribuindo para a força do Partido Progressista na nova legislatura.

Djahilson Américo fez sua estreia política com uma expressiva votação, conquistando o terceiro lugar entre os candidatos. Sua performance revela uma forte receptividade entre os eleitores, que confiaram em sua proposta. Foto assessoria
Outros partidos também se destacaram nas eleições. O Partido Social Democrático elegeu Lucélia Borges e Careca Gadelha (PSD), enquanto o União Brasil, resultado da fusão entre Democratas e Partido Social Liberal, conseguiu reeleger Jorge da Laura (44). O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) reelegeu Reinaldo Gadelha (15), e o Republicano, ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, viu Djahilson Américo e Izabelle Araújo (10), eleitos para o primeiro mandato com o apoio do deputado estadual Tadeu Hassem (10), que e líder do Republicanos na Assembleia Legislativa do Acre.
Além disso, o Partido Liberal de viés liberal conservador, elegeu Zemar (PL), para sua terceira passagem pela câmara. O Partido dos Trabalhadores que é um partido de centro-esquerda à esquerda conseguiu seu representante na câmara de Brasiléia, elegendo Beto Dantas (PT).
A nova composição reflete uma diversidade política e promete trazer novos desafios e perspectivas para a gestão de Brasiléia nos próximos anos.
Veja Lista dos eleitos em Brasiléia:





O que é um suplente?
Ele funciona como uma espécie de “reserva” para quando um vereador eleito ficar ausente de sua função por motivo de saúde ou por morte, por exemplo. O suplente também assume o cargo quando o vereador concorre a outra eleição ou assume outro cargo na administração pública. Os suplentes também existem em outros cargos legislativos.
Quando o suplente não pode assumir?
Vagas de suplentes pertencem ao partido, e não aos candidatos. Caso o candidato mude de partido, ou seja expulso, a vaga de suplente vai para o próximo mais votado e que está na fila de espera daquela legenda.
O suplente ganha salário?
Não. O suplente só precisa estar disponível para, a qualquer momento, ser chamado para ocupar o cargo de vereador durante os quatro anos de mandato do colega de partido eleito. Ele só receberá a remuneração se ocupar o cargo.












Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.