fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Lideranças e deputados da FPA não atendem chamado de Tião Viana e boicotam reunião

Publicado

em

“A candidatura do deputado Jonas não era prioridade. Tinha secretaria inteira a serviço do Marcelo Siqueira (candidato derrotado) e nós a pão e água, mas mesmo assim vencemos”

Da Agência ContilNet

Já passava das 11:h da manhã quando Tião Viana (PT) chegou ao hotel que tem como um dos sócios o assessor especial dele, Antônio Monteiro, local onde seria realizada a primeira reunião de junção de forças políticas para o segundo turno.

Apressado, o candidato atravessou o grande saguão do hotel e saiu cumprimentando a todos com sorriso automático, mas não vislumbrou entre os presentes figuras importantes da coligação, donos de votações expressivas como o deputado José Luiz Tchê (PDT) que obteve 11. 397 votos para a Câmara Federal, Eber Machado (PSDC) eleito com 5.300 votos, Manoel Moraes (PSB) eleito com 5.180 votos, Elson Santiago (PEN) que perdeu o mandato após 28 anos de mandato consecutivo na Aleac ou Moisés Diniz (PCdoB), vice-presidente da Aleac e ex-líder do governo no parlamento, Astério Moreira (PEN) atual líder do governo, Denilson Segovia (PEN) e Helder Paiva (PEN).

tiaopao

As baixas na reunião têm nome certo e endereço fixo: insatisfação com o resultado nas urnas e ressentimento com o tratamento recebido no governo do PT para suas respectivas reeleições.

De acordo com um dos dirigentes partidários que pediu para não ter o nome revelado, a insatisfação não é apenas dos candidatos derrotados que se sentiram desprestigiados, mas também de alguns dos candidatos que foram eleitos que declararam que a cúpula petista deu apoio financeiro apenas aos candidatos da sigla.

“Nos tratou como se fossemos da oposição. Apenas alguns petistas se beneficiaram, o resto lutou contra uma estrutura poderosa. Estou devendo e não pretendo me expor se não valer a pena. Não podemos tratar como amigos quem nos prejudica”, declarou.

Enquanto a reunião ainda acontecia, um sereno Elson Santiago (PEN) caminhava pelos corredores da Assembleia Legislativa com a calma de quem tem todo o tempo livre pela frente. “Vamos tratar deste assunto depois”, respondeu em tom calmo ao ser questionado por um assessor direto sobre uma suposta urgência para despachar.

Uma pessoa ligada ao gabinete do deputado Jonas Lima conversou com os jornalistas presentes no saguão do hotel, antes que o assessor petista Oly Duarte pedisse que a imprensa se retirasse e informou que Jonas lutou contra uma poderosa força estatal a serviço de outras candidaturas.

“A candidatura do deputado Jonas não era prioridade. Tinha secretaria inteira a serviço do Marcelo Siqueira (candidato derrotado) e nós a pão e água, mas mesmo assim vencemos”, declarou.

Além de Tião Viana ter que se preparar para enfrentar o duelo com o candidato tucano Marcio Bittar, terá que enfrentar a ira interna e combater o chamado fogo amigo.

Comentários

Continue lendo

Acre

Derrota do Flamengo e CNH Social são os temas mais pesquisados no Acre

Publicado

em

Foto: Do jogo, Pablo Porciuncula/AFP; da CNH Social, José Caminha/SECOM

O jogo entre Flamengo e Central Córdoba na última quarta-feira (9), pela Libertadores, que terminou com a derrota improvável do time carioca, foi a frase mais pesquisada no Acre no site de buscas Google.

 

De acordo com o Google Trends, mais de 10 mil pessoas no Acre pesquisaram as palavras “flamengo x central córdoba”, numa alta que durou 13 horas. O time rubro-negro encontrou dificuldades para furar a defesa argentina e sofreu o revés por 2 a 1, na segunda rodada da Libertadores.

 

A segunda pesquisa mais alta foi “detran Acre”, com mais de 5 mil acessos. A data de pico coincide com a abertura de 5 mil vagas para tirar habilitação de graça no programa CNH Social.

Veja as outras tendências:

Comentários

Continue lendo

Acre

25% da população do Acre já tem a nova carteira de identidade nacional

Publicado

em

Foto: Agência Brasil / EBC

O Acre é o segundo estado brasileiro que mais emitiu a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), mais de 25% de sua população já possui a nova identidade que reúne todas as informações em único documento.

Conforme o levantamento, ao todo, foram entregues mais de 222 mil documentos para a população acreana., já foram emitidas mais de 23,5 milhões de CINs em todo o Brasil até essa sexta-feira (11/4).

O primeiro estado a alcançar a marca de emissões para 25% de sua população foi o Piauí em outubro de 2024. Atualmente, o estado já alcançou 32,60% da população com a emissão do novo modelo de documento.

Na sequência aparecem os estados de Alagoas com 21,01% da população alcançada, Mato Grosso com 20,83% e Sergipe com 19,25%.

Segundo o MGI, entre as vantagens da CIN está o padrão nacional e o número único para todo o país. A medida acaba, por exemplo, com a possibilidade de uma pessoa emitir diversas carteiras de identidade em cada estado, pois o número do CPF passa a ser o registro nacional do brasileiro e o cidadão ou cidadã continuará com o mesmo número de identificação em qualquer estado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mesmo com série de problemas, tarifa de água terá reajuste de 4,76% em Rio Branco

Publicado

em

A tarifa de água passará por um reajuste de 4,76% a partir de maio deste ano. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 11, pelo Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (SAERB).

Segundo o anúncio, a atualização será feita de forma escalonada, com um aumento de 2,38% em maio e mais 2,38% em junho. Com isso, o valor mínimo da tarifa residencial será de R$ 37,50 em maio, passando para R$ 38,37 no mês seguinte.

Conforme o Saerb, o reajuste tem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país. O IPCA é calculado pelo Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (SNIPC) e reflete a variação dos preços de produtos e serviços consumidos pelas famílias, abrangendo cerca de 90% da população urbana brasileira.

De acordo com o Município, a medida é necessária para garantir a sustentabilidade do sistema de abastecimento e tratamento de água e esgoto. A manutenção da rede, os custos com energia elétrica e os investimentos no tratamento da água exigem recursos constantes.

Outra medida, que, segundo a prefeitura, justificam o reajuste, é que o aumento nos preços dos insumos, provocado pela inflação, impacta diretamente o custo dos serviços prestados à população.

Ainda conforme a prefeitura, a última atualização tarifária havia ocorrido em 2 de setembro de 2009. “Após mais de 15 anos de defasagem, a Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre (Ageac), em parceria com o Conselho Superior de Regulação (Consup), estabeleceu que as tarifas serão atualizadas anualmente”, informou.

Segundo órgão, a primeira correção ocorreu em 7 de janeiro de 2024. Agora, conforme a Resolução nº 103/2025, o novo reajuste será aplicado de forma gradual, buscando amenizar o impacto financeiro para os consumidores.

Comentários

Continue lendo