Cotidiano
Levantamento mostra que no AC 20 pessoas morreram em confrontos policiais no ano passado
Taxa de letalidade é de 2.3 no estado; taxa nacional é de 2.9. Dos casos, 7 foram ações de policiais fora do serviço.

Por Tácita Muniz, G1 AC
Dados do Monitor da Violência, divulgados na quinta-feira (16), mostram que o Acre teve 20 mortes causadas por policiais no ano passado. De acordo com o levantamento, que reúne dados das polícias Civil e Militar, 13 dessas mortes foram causadas por policiais em serviços e outras sete fora do serviço.
A taxa de letalidade, se comparada com 2018, subiu de 2.2 para 2.3. A taxa é para as pessoas mortas pela polícia a cada 100 mil habitantes. O levantamento considera os dados de 25 estados, mais o Distrito Federal. O único estado que não passou os dados foi Goiás.
No Acre, essa taxa está abaixo da nacional, que é de 2.9 e ocupa um lugar intermediário entre o ranking. O estado com a maior taxa de letalidade policial é o Amapá, com 15,1 homicídios por 100 mil habitantes.
Em seguida, aparecem Rio de Janeiro (10,5 por 100 mil), Sergipe (7,2 por 100 mil), Pará (7 por 100 mil), Bahia (4,8 por 100 mil) e Rio Grande do Norte (4,7 por 100 mil).
O que se percebe de um ano para o outro no Acre é que aumentou o número de mortes com policiais fora de serviço. Em 2108, foram 19 registros e, destes, apenas uma morte havia sido causada por policial à paisana.
Em todo o país, foram 5.804 mortes praticadas por policiais, que representam mais de 10% de todos os homicídios no Brasil, segundo o levantamento.
A reportagem entrou em contato com a Segurança Pública para comentar os casos e também explicar as medidas tomadas nestas ocorrências, mas não recebeu retorno até a última atualização desta reportagem.

Algumas ocorrências
No Vale do Juruá, houve dois casos relevantes relacionados à pesquisa. Em março do ano passado, dois foragidos da penitenciária de Cruzeiro do Sul foram mortos em confronto policial no momento da captura. Enilson de Souza e Rogério da Silva teriam ameaçado a polícia ao serem encontrados em uma área próxima do presídio de onde fugiram.
Foi também em Cruzeiro do Sul que dois homens foram mortos ao reagirem a uma abordagem do Grupamento Especial de Fronteira (Gefron) contra os “piratas do Juruá” – suspeitos que cometem crimes e usam o Rio Juruá para fugir.
Na época, a polícia confirmou apenas a identidade de Isaac Marcos do Carmo e afirmou que os dois estavam foragidos do sistema penitenciário do estado.
Maycon Wille da Silva, de 26 anos, também morreu após confronto com a Polícia Militar na cidade de Brasileia. Na época, em fevereiro do ano, ele estava junto com outros integrantes de uma facção criminosa para tentar dominar o bairro Alberto Castro.
A polícia fez o cerco e Silva atirou contra os policiais, que revidaram. Ele foi atingido na região pélvica, chegou a ser encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco, mas morreu após ter uma hemorragia interna.
Comentários
Cotidiano
Rio Acre mesmo subindo quase 1 metro na fronteira com Brasiléia e Epitaciolândia, segue abaixo dos 5 metros
Nível saltou de 6,12 m para 7,08 m na madrugada e já recuou para menos de 5 m à tarde; Defesa Civil monitora e situação segue dentro da normalidade

Em Assis Brasil, as medições já indicam redução acentuada, com o nível marcando 4,60 m, confirmando que o volume que passou por Brasiléia segue em direção a Rio Branco. A Defesa Civil segue monitorando. Foto: Marcus José
O Rio Acre registrou uma elevação de quase 1 metro nas últimas 48 horas em Brasiléia/Epitaciolândia/Cobija, subiu quase um metro, saltando de 6,12 metros, na terça, para 7,08 metros na madrugada desta quarta-feira, dia 11, já na tarde desta quarta já registra uma baixa significante, ficando abaixo dos 5 metros.
Apesar da subida repentina e chuvas nos últimos três dias, o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Emerson Sandro, informou que a situação permanece dentro da normalidade, uma vez que a cota de transbordo no município é de 11,40 metros.
O aumento é reflexo das águas que descem das cabeceiras do rio. Em Assis Brasil, as medições já indicam redução acentuada, com o nível marcando 4,60 metros.

Apesar das chuvas que vem caindo na fronteira nos últimos três dias, até então não modificou a elevação das aguas do rio acre na fronteira com Cobija. Foto: Marcus José
O volume que provocou a elevação na fronteira da regional do alto acre já está passando e deve seguir em direção a Rio Branco nos próximos dias. A Defesa Civil segue monitorando o cenário.

Comentários
Cotidiano
Genial/Quaest: governo Lula é desaprovado por 49% e aprovado por 45%

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (11/2) mostra que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por 49% dos eleitores e aprovado por 45%. Outros 6% não souberam ou optaram por não responder.
O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas entre 5 e 9 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. No TSE, a pesquisa tem o registro BR-00249/2026.
Avaliação
Quanto à avaliação do governo federal, a pesquisa mostra que, entre os eleitores:
- 39% consideram negativo;
- 33% consideram positivo;
- 26% consideram regular; e
- 2% não souberam responder.
A pesquisa também faz um levantamento da avaliação do governo de Lula seccionado em cinco grupos de orientações políticas: lulista; esquerda não lulista; independente,; bolsonarista e direita não bolsonarista.
- Lulistas: 86% consideram positivo; 14% regular e nenhum voto negativo.
- Esquerda não lulista: 62% consideram positivo, 34% regular e 4% negativo.
- Independentes: 19% consideram positivo, 41% regular e 36% negativo. 4% não soube responder.
- Bolsonaristas: 2% consideram positivo, 14% regular e 84% negativo. 1% não soube responder.
- Direita não bolsonarista: 5% positivo, 14% regular e 80% negativo.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Cotidiano
Carnaval na fronteira: Savana Santiago promove ‘Esquenta no Pimenta’ em Epitaciolândia nesta quinta (12)
Com tradição suspensa em Brasiléia, empresária aposta em noite com Paula Burg, sorteios em pix e muita purpurina no Pimenta Café. Savana Santiago lança “Esquenta no Pimenta” para aquecer o Carnaval na fronteira

Evento acontece nesta quinta-feira (12) no Pimenta Café, em Epitaciolândia, com show de Paula Burg e sorteios em pix. Foto: captada
Enquanto Brasiléia não terá programação carnavalesca oficial neste ano, a fronteira ganha uma alternativa para quem não abre mão da folia. A advogada e empresária Savana Santiago anunciou o “Esquenta no Pimenta”, que acontece nesta quinta-feira (12), no Pimenta Café, em Epitaciolândia — espaço já conhecido do público noturno da região.
A programação terá show da artista Paula Burg, três sorteios de 300 reais via Pix para os presentes e muita purpurina. “A fronteira não ficará sem noite de carnaval”, garantiu Savana, que promete uma noite mágica para receber foliões e convidados.

A advogada e empresária Savana Santiago anuncia o “Esquenta no Pimenta”, no Pimenta Café, em Epitaciolândia, espaço já consolidado no roteiro noturno da região. Foto: captada
O evento começa na noite de quinta-feira e marca a entrada da empresária nas comemorações carnavalescas deste ano, apostando em estrutura, animação e atrações locais para movimentar a região durante o período festivo.

A iniciativa surge como alternativa para o público da fronteira, já que Brasiléia não terá programação carnavalesca oficial neste ano. “A fronteira não ficará sem noite de Carnaval”, garantiu a empresária. Foto: captada




Você precisa fazer login para comentar.