Acre
Lei Cartaxo: deputados aprovam aumento salarial para seis categorias
“Esta sem duvida é uma lei muito importante e sugiro que os técnicos agrícolas sejam contemplados, pois todos merecem ganhar”, disse Manoel Moraes.
Da redação, com Gina Menezes
Depois de horas de atraso, teve início às 16 horas desta quinta-feira (7) a sessão extra, realizada na Assembleia Legislativa do Acre ( Aleac), onde foram votados um pacotão de sete projetos enviados pelo Executivo.
Entre os projetos que estavam para serem votados alguns foram aguardados com ansiedade como é o caso do Projeto de Lei 63/2013, que altera os dispositivos da Lei nº 2.021, de 25 de agosto de 2008, que institui o Plano de Carreira e Remuneração dos profissionais de nível superior ocupantes dos cargos de engenheiro, tecnólogo arquiteto, geógrafo, geólogo, medico veterinário e zootecnista, no âmbito da administração direta, das autarquias e fundações públicas do estado do Acre.
Por unanimidade, 19 votos dos deputados presentes, a Aleac aprovou a lei. Os parlamentares foram ovacionados pelas dezenas de engenheiros e tecnólogos presentes na galeria Marina Silva, no primeiro andar da Aleac, de onde acompanharam a justificativa dos votos.
A Lei resgata os valores da Gratificação de Atividades Especiais- GAE e altera a denominação de gratificação de campo para gratificação de responsabilidade técnica, garantindo sua incorporação à aposentadoria, sendo extensiva a todos os profissionais. Inclui-se na referida alteração a Secretaria de Saúde (Sesacre) e Instituto de Administração Penitenciaria (Iapen). A lei garante a efetivação para janeiro de 2014.
O deputado Manoel Moraes, líder do PSB na Aleac, se manifestou favorável à aprovação da matéria, e fez a ressalva que sugere a inclusão dos técnicos agrícolas entre os beneficiados. “Esta sem duvida é uma lei muito importante e sugiro que os técnicos agrícolas sejam contemplados, pois todos merecem ganhar”, diz.
O deputado oposicionista Wherles Rocha (PSDB) que já havia se posicionado a favor da aprovação da matéria ressaltou a importância do empenho dos deputados governistas Ney Amorim (PT) e Jamyl Asfury (PEN).
“Estes deputados foram incansáveis para que chegássemos ao termo de aprovação deste projeto”, declarou.
O relator do projeto Jamyl Asfury comemorou o que ele considerou uma grande vitória dos tecnólogos .
Comentários
Acre
Rio Acre sobe quase três metros em 24 horas em Rio Branco após chuvas intensas
Mesmo com elevação expressiva, nível do rio permanece abaixo das cotas de alerta e transbordo, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Comentários
Acre
Ameaça de desbarrancamento leva Defesa Civil a retirar família de residência

Foto: Defesa Civil de Rio Branco/divulgação
Uma família precisou ser retirada de uma residência localizada na avenida Dorva Caminho, no bairro Areal, em Rio Branco, na quarta-feira (17), após o registro de ameaça de desbarrancamento durante a forte chuva que atingiu a capital acreana.
De acordo com as informações repassadas, o risco foi identificado em meio às ocorrências provocadas pelo grande volume de chuva que caiu ao longo do dia, elevando a instabilidade do solo em áreas consideradas vulneráveis. Diante da situação, a Defesa Civil Municipal realizou a retirada preventiva dos moradores para evitar possíveis acidentes.
O órgão, no entanto, não informou para onde a família foi levada, nem o número de pessoas que habitavam a residência. Também não há detalhes sobre danos estruturais no imóvel ou se o local seguirá interditado.
Comentários
Acre
Rio Branco registra mais de 100 mm de chuva em 24 horas e entra em alerta

Foto: Sérgio Vale
Rio Branco registrou um volume de chuva superior a 100 milímetros nas últimas 24 horas, segundo dados da aferição oficial do município. O acumulado foi de 108,4 milímetros, resultado de uma precipitação que se estendeu por cerca de 12 horas ininterruptas.
O volume elevado é considerado significativo para o período e contribuiu para a ocorrência de pontos de alagamento em diferentes áreas da cidade. Diante do cenário, a Defesa Civil Municipal intensificou o monitoramento de igarapés e passou a vistoriar áreas classificadas como de risco.
De acordo com o órgão, as ações têm caráter preventivo e visam acompanhar a elevação do nível dos cursos d’água, além de identificar possíveis situações que possam colocar moradores em risco.
A Defesa Civil segue em alerta e orienta a população, especialmente quem vive em áreas vulneráveis, a ficar atenta às condições climáticas e acionar o órgão em caso de necessidade.


Você precisa fazer login para comentar.