Acre
Justiça mantém prisão de acusados pela Chacina do Taquari em Rio Branco

Decisão do Tribunal do Júri aponta risco à ordem pública e nega medidas alternativas para os quatro réus; quinto acusado segue foragido
A Justiça do Acre decidiu manter presos os quatro réus acusados de envolvimento na “Chacina do Taquari”, ocorrida em 3 de novembro de 2023, no bairro Taquari, em Rio Branco. A decisão é do juiz Fábio Farias, titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca da capital, que reavaliou a legalidade da prisão preventiva dos detentos.
Continuarão detidos: Tony da Silva Matos, conhecido como “Tony Barroca”; José Wervento Nascimento Rosa, o “Raridade”; Denilson Araújo da Silva, apelidado de “Jabá”; e Davidesson da Silva Oliveira, o “Escopetinha”. Um quinto réu no processo, Ronivaldo da Silva Gomes, o “Roni”, segue foragido.
No despacho, o magistrado destacou que a prisão preventiva foi decretada para garantir a ordem pública, já que o crime ocorreu no contexto da disputa entre facções criminosas rivais. “Neste momento, medidas cautelares diversas da prisão são insuficientes para a aplicação da lei penal”, destacou Fábio Farias em sua decisão.

A chacina, que ganhou grande repercussão na capital acreana, ocorreu dentro de uma residência localizada na Travessa Morada do Sol, no bairro Taquari. Seis pessoas foram assassinadas no episódio: Adegilson Ferreira da Silva e Valdei das Graças Batista, supostamente ligados ao Bonde dos 13; além de Luan Santos de Oliveira, Tailãn Dias da Silva, Sebastião Ytalo Nascimento e Tiago Rodrigues da Silva, integrantes do Comando Vermelho.
O crime foi elucidado em pouco mais de um mês por investigadores da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil do Acre. As autoridades seguem em diligência para localizar o foragido.
Comentários
Acre
Médico retira prego do intestino de criança de 3 anos por colonoscopia no Hospital do Juruá
Procedimento evitou cirurgia invasiva; menino havia ingerido o objeto há oito dias e passa bem
Comentários
Acre
Riozinho do Rola apresenta leve recuo e indica estabilidade no nível do Rio Acre
Afluente do Rio Acre caiu cerca de 6 centímetros nas últimas horas, segundo o SGB, enquanto o rio principal segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco

Comentários
Acre
Rio Acre atinge 14,26 metros e segue acima da cota de transbordamento

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre alcançou 14,26 metros na medição das 9h deste sábado, 17, mantendo-se acima da cota de transbordamento em Rio Branco, que é de 14,00 metros, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal.
De acordo com os dados oficiais, o rio apresentou elevação em relação à primeira medição do dia. Às 5h, o nível estava em 14,22 metros, indicando uma subida de 4 centímetros em poucas horas. A situação reforça o estado de atenção para áreas ribeirinhas da capital acreana.
Nas últimas 24 horas, o volume de chuva registrado foi de 2,40 milímetros, quantidade considerada baixa, mas que ainda contribui para a manutenção do nível elevado do manancial, somando-se ao volume de água proveniente das cabeceiras e de afluentes.
A cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, já havia sido ultrapassada anteriormente, e o cenário atual mantém a Defesa Civil em monitoramento permanente.

Você precisa fazer login para comentar.