Conecte-se conosco

Cotidiano

Justiça condena a mais de 100 anos de prisão três dos acusados de matar casal em Rio Branco

Publicado

em

Justiça absolveu dois dos acusados da morte de Tereza da Silva Santos, de 64 anos, e Cosmo Ribeiro Moura, de 43. Casal teve a casa invadida em janeiro do ano passado na região do Segundo Distrito.

A Justiça do Acre condenou três dos cinco acusados de matar o casal de namorados Tereza da Silva Santos, de 64 anos, e Cosmo Ribeiro Moura, de 43, em janeiro de 2020, em Rio Branco. Em penas somadas, o trio pegou 110 anos de prisão em regime inicial fechado por homicídio duplamente qualificado.

A casa das vítimas, no bairro Belo Jardim, região do Segundo Distrito de Rio Branco, foi invadida e os dois foram assassinados a tiros e golpes de facão. O duplo homicídio foi descoberto quando o vizinho viu o carro do casal em cima da calçada, foi olhar, encontrou as vítimas e acionou a polícia.

Foram inocentados do crime Francisco Almeida da Silva e Alisson Souza de Olinda. A Justiça determinou a expedição do mandado de soltura dos dois logo após o julgamento.

Já Marciano Marinho pegou 40 anos de prisão; Antônio Eliel de Sousa Gomes foi condenado a 30 anos e Jefersson Almeida da Silva a 40 anos de reclusão.

A assessoria de comunicação do TJ-AC informou que o Ministério Público do Acre (MP-AC) entrou com recurso contra a absolvição de Alisson de Olinda e Francisco da Silva.

Os cinco acusados foram julgados nesta terça-feira (28) na 1ª Vara do Tribunal do Júri da capital acreana.

O advogado Patrich Carvalho, que defende o acusado Jefersson da Silva, disse que vai recorrer da sentença.

A defesa de Marciano Marinho também afirmou que vai recorrer da sentença por acreditar que não há provas suficientes nos autos que comprovem a participação do cliente. “É uma pena muito alta, tendo em vista que dentro do processo não existem provas suficientes para condenação. Ele não respondeu em liberdade o processo”, afirmou a advogada Faima Jinkins Gomes.

A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Antônio Eliel de Sousa Gomes.

Crime ocorreu em janeiro do ano passado — Foto: Aline Vieira/Rede Amazônica Acre

Crime ocorreu em janeiro do ano passado — Foto: Aline Vieira/Rede Amazônica Acre

Motivação do crime

 

Tereza era sogra da ex-secretária da Fazenda do Acre, Semírames Plácido Dias. Na época do crime, o governo do Acre chegou a publicar uma nota lamentando a morte do casal e afirmou que os órgãos de segurança estariam empenhados para prender os suspeitos.

Após quase três meses de investigações, a Polícia Civil concluiu o inquérito da morte do casal. Logo depois da conclusão do inquérito, o delegado responsável pelo caso, Martin Hessel, afirmou que a motivação do crime foi porque a vítima Cosmo Ribeiro Moura confrontava a facção que atuava no bairro por não aceitar as determinações da organização criminosa.

Inicialmente, a polícia suspeitou que o crime tinha ocorrido durante uma tentativa de assalto e que teria sido um latrocínio. Mas, essa hipótese foi descartada e ficou confirmado que o casal foi vítima de uma execução.

Ao todo, seis suspeitos foram indiciados pelo crime de duplo homicídio com as qualificadoras: motivo fútil, meio cruel e recurso que impossibilitou a defesa das vítimas e pelo crime de integração a organização criminosa.

Entre os seis indiciados, segundo o delegado, um seria o mentor do crime, o outro teria autorizado e os outros quatro foram os executores. Cinco suspeitos estão presos e um segue foragido, sendo que agora dois vão ser soltos após serem inocentados durante o julgamento.

Um sétimo suspeito também estava na lista dos que seriam indiciados pelo crime, mas, ele foi morto durante uma tentativa de assalto a uma chácara no último dia 25 de março.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Próximo passo do projeto do novo estádio do Flamengo pode levar quatro anos

Publicado

em

Luiz Eduardo Baptista, presidente rubro-negro, detalhou o processo junto à Prefeitura

 

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

CBF amplia Série D para 96 clubes a partir de 2026 e Acre terá três representantes

Publicado

em

Competição passa a oferecer seis acessos à Série C e mantém 24 datas no calendário nacional

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o novo calendário do futebol nacional com mudanças significativas nas competições organizadas pela entidade. Entre as principais alterações está a ampliação da Série D do Campeonato Brasileiro, que a partir de 2026 passará de 64 para 96 clubes, além do aumento no número de acessos: seis equipes conquistarão vaga na Série C.

A reformulação beneficia diretamente os clubes que avançaram à segunda fase da Série D desta temporada. Como quatro dessas equipes — Barra-SC, Santa Cruz, Maranhão e Inter de Limeira — já garantiram o acesso, a CBF optou por redistribuir as vagas remanescentes, concedendo quatro vagas extras às federações, com base no Ranking Nacional de Federações, que será divulgado ao final do ano.

Outra novidade é a adoção do Ranking Nacional de Clubes (RNC) como um dos critérios para a definição das vagas na competição. Apesar do aumento expressivo no número de participantes, a Série D manterá o mesmo número de datas, totalizando 24 jogos no calendário.

Com as mudanças, o Acre terá três representantes na Série D de 2026. Pelos critérios de desempenho nos campeonatos estaduais e copas regionais, Independência-AC e Galvez já estão garantidos. A vaga via Ranking Nacional de Clubes ficará com o Humaitá, atualmente o clube acreano mais bem posicionado no ranking da CBF.

A Série D do Campeonato Brasileiro de 2026 está prevista para começar no dia 5 de abril e seguirá até 13 de setembro.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Chuvas intensas provocam alagamentos em ruas de Rio Branco e deixam capital em estado de atenção

Publicado

em

Volume de precipitação já ultrapassa 70 mm e afeta vias importantes, como a Avenida Maria José de Oliveira

As fortes chuvas que atingem Rio Branco desde a noite de quinta-feira (25) continuam causando transtornos à população. Além da elevação do nível do Rio Acre e de outros mananciais da bacia, as precipitações já provocam alagamentos em diversas ruas da capital, incluindo a Avenida Maria José de Oliveira, principal via do bairro Universitário.

Imagens divulgadas por internautas nas redes sociais mostram a avenida tomada pela água, o que dificulta a passagem de veículos e o deslocamento de moradores da região.

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Cláudio Falcão, em entrevista concedida na manhã desta sexta-feira (26), o volume de chuva já ultrapassa 70 milímetros em Rio Branco. Segundo ele, a previsão indica a continuidade das chuvas ao longo do dia, mantendo o município em estado de atenção para a possibilidade de novos alagamentos.

A Defesa Civil segue monitorando a situação e orienta a população a evitar áreas de risco e a acionar os órgãos competentes em caso de emergência.

Comentários

Continue lendo