Acre
Justiça Acreana alcança em Epitaciolândia 100% de instalação de Cejusc nas Comarcas do Estado
Avançar na proposta de conferir rapidez à resolução de problemas e de disseminar a cultura de pacificação social motivou o feito histórico.
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) atingiu na tarde dessa quinta-feira (17), em Epitaciolândia, a marca de 100% de instalação dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadanias (Cejusc) nas Comarcas instaladas no Estado. A solenidade, que aconteceu no Foro da Comarca de Epitaciolândia, foi conduzida pela desembargadora-presidente, que reiterou seu desiderato de avançar na proposta de conferir rapidez à resolução de problemas e de disseminar a cultura de pacificação social.
Para o ato, além da presidente do Poder Judiciário Acreano, compuseram a mesa de honra a diretora do Foro da Comarca local, juíza de Direito Joelma Nogueira, o prefeito de Epitaciolândia, Luiz Hassém, a juíza-auxiliar da Presidência do TJAC, Mirla Regina, e o juiz de Direito da Comarca de Brasiléia, Gustavo Sirena. Diversas outras autoridades civis e militares locais, estaduais e federais também prestigiaram a solenidade, que foi aberta com a execução do Hino Acreano, interpretado por Paulo Almeida.
Em seguida, a presidente Cezarinete Angelim assinou a Portaria nº 1.176, que designa a juíza de Direito Joelma Nogueira para responder pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Epitaciolândia. Dando continuidade aos atos protocolares, a presidente do TJAC procedeu com a assinatura da Ata de Instalação Cejusc-Epitaciolândia.
“Já estivemos pela manhã em Brasiléia e, agora, aqui em Epitaciolândia, para celebrar este dia histórico, em que alcançamos cem por cento de instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (cejusc), em todas as Comarcas do Acre”, disse Cezarinete Angelim, após cumprimentar a todos os presentes à solenidade.
Em seu discurso, a desembargadora-presidente do TJAC, ao destacar a importância da implementação da cultura da pacificação, asseverou que “esse projeto (Cejusc) é irreversível”, salientando a vigência do novo Código de Processo Civil (CPC), a partir de março do ano que vem. “Nós apostamos na paz. É possível diminuir a intolerância”, concluiu Cezarinete Angelim.
A juíza de Direito Joelma Nogueira, dirigindo-se ao público presente, destacou a conciliação como uma nova visão restauradora da relação social entre as partes. Ao parabenizar o TJAC pela iniciativa, a magistrada enfatizou a importância dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadanias para a sociedade em geral. “Faço parte do grupo de magistrados que aposta na solução efetiva de disputas pela conciliação”, ponderou.
Para o prefeito Luiz Hassém, a instalação do Cejusc em Epitaciolândia é motivo de alegria para todos os habitantes do município. “É de fundamental importância. Com o Cejusc, as duas partes litigantes podem minimizar gastos, num momento de crise e dificuldades vividas nos dias de hoje. A senhora, desembargadora Cezarinete, e sua equipe estão de parabéns e quem ganha é a sociedade epitaciolandense”, disse o prefeito municipal.
Cejusc 100%
A atual Administração do Judiciário Acreano já contemplou com a instalação de Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania as Comarcas de Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rodrigues Alves, Senador Guiomard, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.
Cultura de pacificação
Instalado em setembro de 2011, sob a orientação da Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus) de Rio Branco foi criado para oferecer aos cidadãos meios consensuais para a solução de conflitos e disseminar a cultura de pacificação social.
Uma das prioridades da atual Administração do Tribunal de Justiça do Acre, o Cejus possui uma dinâmica de funcionamento que garante rapidez à resolução de problemas, antes mesmo deles se tornarem processos judiciais. Assim, tem atuado como um canal de aproximação entre o Judiciário e o cidadão, estimulando nas pessoas o hábito de resolver suas pendências e conflitos por meio da conciliação.
Comentários
Acre
Paciente tenta fugir de hospital no AM com soro na veia; vídeo viraliza
Homem desorientado foi contido por segurança após tentativa de fuga inusitada no Hospital Geral de Itacoatiara; cenas chamaram atenção nas redes sociais.

Screenshot
Um paciente não identificado tentou fugir do Hospital Geral José Mendes, em Itacoatiara (AM), no último domingo (6), ainda com o acesso venoso e o soro conectado ao braço. O momento foi registrado por uma testemunha e rapidamente viralizou nas redes sociais.
Nas imagens, o homem aparece com uma camisa cobrindo a cabeça, visivelmente confuso, enquanto caminha pelos corredores segurando o suporte do soro. Testemunhas alertaram um segurança, que conseguiu impedir sua saída do prédio.
O caso chamou atenção pelo modo incomum da tentativa de fuga, já que o paciente ainda estava em tratamento. O vídeo, que circulou amplamente na internet, gerou debates sobre as condições de atendimento e supervisão em unidades de saúde da região.
Até o momento, o hospital não se pronunciou sobre o estado de saúde do homem ou as circunstâncias do incidente.
VÍDEO:
Comentários
Acre
Ufac abre seleção para professores em parceria com Motorola e Fundape

Foto: Arquivo
A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), publicou nesta segunda-feira, 7, o Edital nº 09/2025 com objetivo de formar um banco de professores desenvolvedores seniores para atuar no projeto de capacitação “Web Academy”, fruto de um convênio com empresas como Motorola, Flextronics e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fundape).
O edital prevê a seleção de professores para atuar nas turmas 7 e 8 do curso de capacitação, mas os aprovados poderão compor o banco de docentes para futuras turmas, desde que haja compatibilidade entre o perfil do candidato e as disciplinas a serem ofertadas.
A exigência mínima é de graduação nas áreas de Computação — incluindo cursos como Engenharia da Computação, Sistemas de Informação e Análise de Sistemas — além de vínculo formal com instituições conveniadas à Fundape e experiência comprovada de pelo menos três anos no ensino superior.
As atividades docentes são presenciais e remuneradas via bolsas com valor de R$ 170,00 por hora-aula, acrescido de 23,33% referentes ao planejamento pedagógico. O pagamento será feito mediante envio de relatórios e diretamente pela Fundape.
O processo de seleção será realizado em fase única, composta pela análise documental e curricular dos candidatos. O envio da documentação deve ser feito exclusivamente por e-mail, para o endereço [email protected], com o assunto “Inscrição Professor Web Academy: código_da_disciplina – nome_do_candidato”.
A lista dos aprovados será publicada no site da Ufac e a convocação seguirá estritamente a ordem de classificação. O edital ainda estabelece critérios de desempate como titulação acadêmica, produção científica e idade.
Confira:
Comentários
Acre
Polícia Militar do Acre prende mais um suspeito por homicídio de vigilante em Rio Branco
Criminoso foi encontrado escondido em casa em construção após fugir de abordagem; outros dois envolvidos já estavam detidos, incluindo um baleado durante o crime.
A Polícia Militar do Acre prendeu, nesta segunda-feira (7), mais um suspeito de envolvimento no assassinato do vigilante Raimundo de Assis Souza Filho, ocorrido na Escola Maria Raimunda Balbino, no bairro Palheiral, em Rio Branco. O indivíduo foi capturado após tentativa de fuga e esconderijo em uma obra abandonada.
De acordo com a PM, o homem foi localizado na Rua Blumenau, onde populares ajudaram a identificá-lo. Ele se escondeu atrás de uma tampa de caixa d’água em uma construção, mas foi surpreendido pelos policiais. O suspeito foi levado à Delegacia de Flagrantes (Defla) para interrogatório.
Outro acusado já havia sido detido no bairro Calafate, enquanto um terceiro envolvido, baleado durante o confronto com a vítima, permanece hospitalizado sob custódia. As investigações continuam para apurar detalhes do crime.
Você precisa fazer login para comentar.