Conecte-se conosco

Cotidiano

Jovens atletas acreanos disputam vaga na Seleção Brasileira de Kung Fu após governo garantir passagens aéreas para testes em São Paulo

Publicado

em

O Acre tenta se manter em destaque na modalidade esportiva Sanda, mais conhecida por boxe chinês. Após Enoque Kennedy Ferreira se tornar tricampeão na categoria Adulto Masculino 85 kg e número 1 do ranking nacional em sua categoria, partem agora para Campinas (SP), em busca de uma vaga na Seleção Acreana de Kung Fu Wushu, Rafael Melo, de 14 anos, e Lukas Souza, 15.

Luciano e Rafael fazem testes neste fim de semana para disputar vaga na Seleção Acreana de Kung Fu Wushu. Foto: Arquivo pessoal

Para representar o estado e o Brasil na seleção, os dois viajam neste fim de semana para os treinos, agendados para os dias 22 e 23, no Ginásio Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Para a etapa classificatória, os atletas contaram com o apoio da Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer do Acre (Seel), que garantiu as passagens aéreas.

Prestes a completar 15 anos, Rafael, que já é campeão na categoria infantil até 56 quilos, agora vai disputar uma vaga na categoria juvenil até 60 kg. Já Luciano, que garantiu o vice-campeonato no ano passado, vai disputar uma vaga para representar o Acre na categoria juvenil até 70 kg.

O Acre representando o Brasil no Sanda

“Estamos na torcida para que eles consigam as vagas e se mantenham na seleção. O Enoque já é o número um no ranking nacional nessa modalidade e a nossa expectativa é conseguir colocar mais um atleta no Acre na Seleção Brasileira. Agradecemos o apoio do secretário de Esportes, Ney Amorim, que está cedendo as passagens para que nossos atletas possam representar o estado e brigar por vaga na seleção brasileira”, disse Adgeferson Diniz, presidente da Federação Acreana de Kung Fu Wushu e técnico da seleção acreana.

O secretário Ney Amorim esclarece que a Seel vem passando por uma reestruturação, desde que foi desmembrada da Secretaria de Educação, o que tem demandado alguns ajustes durante o período de transição.

Leia também

Aluno de projeto social, hoje Kennedy coleciona medalhas no boxe chinês. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“A forma que melhor conseguimos apoiar os atletas foi pela aquisição de passagens aéreas. Já aconteceu de conseguirmos apoiar com hospedagem e material para treino também, mas nosso objetivo é realizar o planejamento e execução da Secretaria de Esportes e Lazer, de forma que possamos fazer dela a casa dos atletas acreanos, apoiando-os da forma que precisarem”, garante.

Questionado sobre o Acre ter atletas em competições importantes que elevam o nome do estado nacionalmente, ele diz que esse é um recado importante que o poder público passa aos seus jovens.

“Ver o potencial e o talento esportivo dos atletas acreanos abraçando nossa bandeira não apenas Brasil afora, mas no mundo, faz aquelas crianças e adolescentes de periferia, como eu fui um dia, sentirem que podem alcançar seu sonho, se acreditarem e se dedicarem a isso, sendo muitas vezes essa a oportunidade de sair do estado de vulnerabilidade em que se encontram. É bom também para que a sociedade acreana se sinta representada no país”, observa o secretário.

Acre se mantém em primeiro no ranking nacional da modalidade de boxe chinês. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Fortalecimento da modalidade

A Federação Acreana de Kung Fu (FAKF) promove no sábado, 22, no CT AD Pitibull, a partir das 14h, a avaliação dos instrutores da arte marcial. O evento vai formar 15 novos profissionais, que vão ampliar e fortalecer a prática do Sanda no Acre.

Após o exame de graduação, a cerimônia de entrega dos diplomas aos instrutores será realizada no auditório do Colégio Armando Nogueira, em Rio Branco, a partir das 19h.

Os dois eventos são abertos ao público e às famílias que quiserem prestigiar. Os novos preceptores habilitados atuam nas cidades de Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari, Sena Madureira e Brasileia. “Estamos muito felizes em continuar o crescimento do Kung Fu no Acre e fortalecer a prática do Sanda”, completa Diniz.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

“Se Mailza não tomar as rédeas antes do dia 4, não vai ter base para negociar”, alertam deputados da base governista

Publicado

em

Insatisfação com articulação política e centralização de decisões em secretários acende sinal de alerta no Palácio; parlamentares cobram protagonismo da futura governadora

Deputados defendem que Mailza se antecipe para conversar com a base, individualmente, o mais rápido possível antes da janela de transferência do dia 4. Foto: captada 

A menos de duas semanas da posse da vice-governadora Mailza Assis (PP) no comando do Executivo estadual, marcada para 2 de abril, o clima nos corredores da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) é de tensão e incerteza. Deputados da base do governo consultados extraoficialmente durante a sessão ordinária desta quarta-feira (18) revelaram um sentimento comum: Mailza precisa começar a dar sinais claros de que “ela manda” e que sua palavra terá poder efetivo, sob risco de não ter base política para negociar após a transição.

A avaliação é compartilhada por cerca de 17 parlamentares que integram a base aliada. Segundo relatos, a falta de destreza nas articulações políticas e a escolha do secretário de governo, Luiz Calixto, para ficar na linha de frente de demandas consideradas sensíveis têm gerado insatisfação crescente entre os deputados.

Outro ponto que tem pesado negativamente é o protagonismo do secretário da Casa Civil, Jonathan Donadoni, que, na visão de integrantes da base, teria escolhido um candidato “para chamar de seu”: o secretário de Relações Institucionais e suplente de deputado Fábio Rueda. A percepção é que essa centralização afasta os parlamentares da interlocução direta com a futura chefe do Executivo.

“Não queremos atravessadores”

Deputados defendem que Mailza se antecipe e converse individualmente com a base o mais rápido possível, antes do encerramento da janela partidária, em 4 de abril. O temor é que, sem uma postura mais firme e direta da vice-governadora, o governo perca capacidade de negociação e sofra debandadas ainda maiores — como as já protagonizadas por Eduardo Ribeiro (PSD) e, mais recentemente, por Tadeu Hassem (Republicanos) e sua irmã, a ex-prefeita Fernanda Hassem.

“Se Mailza não tomar as rédeas antes do dia 4, não vai ter base para negociar. Muita gente cogita isso só por falta de uma palavra mais firme da vice. Os deputados não estão querendo atravessador na relação para evitar ruídos”, disparou um parlamentar de alta influência na base governista.

Articulação frágil

A insatisfação ocorre em um momento em que Mailza ainda não assumiu formalmente o governo — o que acontecerá em 2 de abril, com a renúncia de Gladson Cameli, que deixará o cargo para disputar o Senado. Até lá, as conversas com a base têm sido conduzidas de forma protocolar, e a falta de definições claras sobre o futuro da gestão e das alianças eleitorais acirra os ânimos.

Aliados apontam que Mailza tem perfil reservado, mas ressaltam que o momento exige protagonismo. A expectativa é que, a partir de janeiro, a vice-governadora intensifique agendas públicas e articulações, mas, até agora, os sinais práticos de comando ainda são considerados tímidos.

Enquanto isso, o tabuleiro político segue em movimento, com lideranças avaliando seus destinos e a base governista à espera de um comando efetivo. A palavra final, como repetem os deputados, precisa vir de Mailza — e rápido.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Semulher promove palestra sobre crescimento profissional e liderança feminina

Publicado

em

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), realiza no dia 19, às 14h, no auditório da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), em Rio Branco, a palestra “Os degraus ocultos da carreira feminina: vieses inconscientes, barreiras invisíveis e mindset de crescimento”, ministrada pela advogada e empreendedora Nara Pinski.

Nara Pinski ministra palestra sobre os desafios da carreira feminina no dia 19. Foto: Divulgação/Semulher

A atividade integra a programação do movimento “Março Delas: Acre pelas mulheres” e tem como objetivo promover reflexões sobre os desafios que ainda impactam a trajetória profissional das mulheres, como preconceitos estruturais, barreiras invisíveis no ambiente de trabalho e a importância do desenvolvimento de uma mentalidade de crescimento.

Com mais de 20 anos de atuação em mentorias, consultorias e palestras voltadas ao empreendedorismo feminino, Nara Pinski compartilhará experiências e estratégias para fortalecer a presença feminina em espaços de liderança, incentivar o protagonismo das mulheres e ampliar oportunidades no mercado de trabalho.

A iniciativa busca criar um espaço de diálogo, aprendizado e troca de experiências, contribuindo para o fortalecimento da autonomia, da liderança e da participação das mulheres nos diferentes setores da sociedade.

As inscrições são limitadas e seguem abertas. As pessoas interessadas podem se inscrever por meio do link disponível no perfil oficial da Semulher no Instagram (@semulherac).

The post Semulher promove palestra sobre crescimento profissional e liderança feminina appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Idaf suspende exigência de vacina contra influenza equina para emissão de GTA no Acre

Publicado

em

Medida temporária atende recomendação federal diante da falta de imunizantes no país

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) decidiu suspender temporariamente a exigência de comprovação de vacinação contra influenza equina para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) em todo o estado. A portaria foi publicada nesta quarta-feira (18) no Diário Oficial do Estado (DOE).

A decisão ocorre após recomendação do Ministério da Agricultura e Pecuária, que identificou um desabastecimento nacional crítico de vacinas contra a doença. Segundo o órgão federal, a falta do imunizante tem dificultado o cumprimento da exigência sanitária por parte de produtores e organizadores de eventos agropecuários.

Com a suspensão, criadores e transportadores de equídeos, como cavalos, jumentos e mulas, ficam temporariamente dispensados de apresentar o comprovante de vacinação para obter a GTA, documento obrigatório para o transporte dos animais.

Apesar da flexibilização, o Idaf reforçou que permanecem válidas todas as demais exigências sanitárias previstas na legislação, e orienta que produtores continuem adotando medidas de prevenção e controle.

Comentários

Continue lendo