Conecte-se conosco

Acre

Jovem de 18 anos é preso comandando ‘boca’ de fumo em Brasiléia

Publicado

em

Droga apreendida na casa do jovem em Brasiléia - Foto: Alexandre Lima

Droga apreendida na casa do jovem em Brasiléia – Foto: Alexandre Lima

Alexandre Lima

Um jovem de apenas 18 anos de idade, juntamente com sua companheira menor de 16 e com um filho com poucos meses de vida, foram conduzidos para a delegacia de Brasiléia, sob acusação da prática ilegal de entorpecentes no Bairro Samaúma I.

Kelismar Machado de Souza, foi investigado a tempos pelos agentes civis de Brasiléia, sob coordenação do delegado Sérgio Lopes, até efetuar o flagrante em sua residência, usada como ponto de venda de drogas.

Dentro, foram localizados cerca de 47 tabletes de barras de maconha, além de material usado para a embalar e dinheiro proveniente do comércio ilegal. Preso em flagrante, foi conduzido para delegacia onde seria ouvido e poderá ser transferido nas próximas horas para Rio Branco. Kelismar já tem outras passagens pela Justiça desde quando era menor de idade.

Sua companheira seria ouvida e poderá ser encaminhada ao Ministério Público, caso fosse confirmado sua participação com o tráfico, juntamente com Kelismar. Os agentes iriam tentar descobrir o fornecedor da droga.

Kelismar foi preso em flagrante delito vendendo maconha em sua casa - Foto: Alexandre Lima

Kelismar foi preso em flagrante delito vendendo maconha em sua casa – Foto: Alexandre Lima

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Letalidade policial no Acre reduz pelo quinto ano consecutivo e atinge menor índice da série histórica

Publicado

em

O estado do Acre registrou, em 2025, o menor número de letalidade policial da última década, consolidando uma trajetória contínua de redução iniciada em 2016. A análise foi realizada pela Diretoria de Inteligência da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e aponta que o resultado reforça a efetividade das políticas públicas adotadas na área da segurança.

Letalidade policial no Acre reduz pelo quinto ano consecutivo e atinge menor índice da série histórica. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

De acordo com os dados, o Estado contabilizou 9 ocorrências de letalidade policial em 2025, totalizando 204 casos no acumulado histórico desde 2016. Com esse número, o estado ocupa a segunda menor posição em números absolutos entre todas as Unidades da Federação neste ano, ficando atrás apenas de Roraima, que registrou quatro ocorrências.

Gráfico com números absolutos de mortes por intervenção policial. Fonte: Sinesp-Dirjusp

Quando a análise considera a taxa por 100 mil habitantes, o desempenho do Acre também se mantém positivo. O estado aparece com a sétima menor taxa do país, evidenciando que a redução não está relacionada apenas ao porte populacional, mas à diminuição real e consistente desse tipo de ocorrência.

Gráfico da taxa de morte por intervenção policial a cada 100 mil habitantes. Fonte: Sinesp-Dirjusp

A série histórica demonstra que, após atingir o pico em 2017, com 40 registros, o Acre iniciou uma trajetória de redução progressiva. Entre 2020 e 2025, a redução foi de aproximadamente 66%, alcançando em 2025 o menor valor de toda a série analisada. A partir de 2021, a tendência de redução se torna ainda mais evidente, com números cada vez mais baixos ano após ano.

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, os dados confirmam que o Acre vem se consolidando entre os estados com melhores indicadores nessa área. “Isso demonstra que, mesmo sendo um estado de menor porte populacional, a eficiência das políticas de segurança coloca o Acre entre os dez estados mais seguros do país nessa natureza específica”, destacou.

Para o titular da pasta o Acre vem se consolidando entre os estados com melhores indicadores nessa área. Foto: cedida

O secretário ressaltou ainda que o resultado é fruto de ações estruturantes adotadas nos últimos anos. “Essa redução expressiva da letalidade policial é resultado direto de investimentos contínuos em capacitação dos nossos profissionais, valorização das forças de segurança e aperfeiçoamento dos protocolos operacionais. Alcançar o menor índice da série histórica mostra que estamos no caminho certo e reforça a importância de mantermos esse compromisso com uma segurança pública cada vez mais técnica, responsável e orientada pela preservação da vida”, afirmou José Américo Gaia.

The post Letalidade policial no Acre reduz pelo quinto ano consecutivo e atinge menor índice da série histórica appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Fies oferta 325 vagas no Acre para o 1º semestre de 2026; inscrições vão até sexta-feira (6)

Publicado

em

Do total, 169 oportunidades são do Fies Social, para estudantes de baixa renda; cursos incluem Medicina, Direito, Enfermagem e Administração

Oportunidades são para Rio Branco e Cruzeiro do Sul; Medicina e Enfermagem estão entre os cursos ofertados. Foto: captada 

O Acre terá 325 oportunidades no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2026. As inscrições foram abertas nesta terça-feira (3) e seguem até as 23h59 de sexta-feira (6), exclusivamente pelo site acessounico.mec.gov.br/fies. O resultado da chamada regular está previsto para 19 de fevereiro, após o Carnaval.

Do total de vagas, 169 são destinadas ao Fies Social, voltado a estudantes em situação de vulnerabilidade econômica, e 156 para a modalidade tradicional. As oportunidades estão concentradas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, as duas maiores cidades do estado.

Os candidatos podem inscrever até três opções de curso e alterá-las até o fim do prazo. A seleção ocorre em etapa única, utilizando as notas do Enem. O Fies financia mensalidades em instituições privadas, e o pagamento começa após a conclusão da graduação, de acordo com a renda do estudante.

Quem não for selecionado na chamada regular entrará automaticamente em uma lista de espera, que será usada para preenchimento de vagas remanescentes entre 26 de fevereiro e 10 de abril.

Distribuição das vagas:
  • Fies Social: 169 vagas (juros zero para famílias com renda per capita de até 3 salários mínimos)

  • Fies tradicional: 156 vagas

  • Cidades: Rio Branco e Cruzeiro do Sul

Cursos com vagas financiadas:
  • Cruzeiro do Sul: Medicina e Enfermagem

  • Rio Branco: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Sistemas de Informação

Processo seletivo:
  • Critério: Notas do Enem a partir de 2020 (média mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação)

  • Etapa única: Candidato pode escolher até três opções de curso e alterar até o fim das inscrições

  • Resultado: Previsão para 19 de fevereiro (após o Carnaval)

  • Lista de espera: De 26 de fevereiro a 10 de abril para vagas remanescentes

Como funciona o financiamento:

O Fies cobre até 100% das mensalidades em instituições privadas. O pagamento começa após a formatura, com parcelas mensais calculadas conforme a renda do egresso. Os selecionados terão prazo para comprovar documentação e assinar contrato com o banco operador (geralmente Caixa Econômica Federal).

O Fies Social é a principal porta de entrada para o ensino superior privado no estado, onde menos de 15% dos jovens de 18 a 24 anos estão na universidade – índice abaixo da média nacional.

Comentários

Continue lendo

Acre

Corretores de SP buscam boi gordo do Acre mesmo com ICMS menor em Rondônia

Publicado

em

Sondagem em grupo de WhatsApp indica demanda aquecida; pecuaristas veem sinal positivo, e dados sobre exportação de animais são corrigidos

O número de animais com mais de 36 meses que saíram do Acre para serem finalizados em outros estados durante todo o ano de 2025 foi de 10.591 bovinos. Foto: captada

A demanda por boi gordo do Acre segue aquecida mesmo após a redução do ICMS sobre a saída do animal em Rondônia – de 12% para 4%. Um áudio de um corretor de São Paulo em um grupo de WhatsApp de produtores de Rio Branco, no dia 3 de fevereiro, pedindo informações sobre preços no estado, é visto como um sinal de que o mercado nacional mantém interesse no gado acreano pronto para abate.

A sondagem sugere que, apesar da vantagem tributária no estado vizinho, corretores avaliam logística, qualidade do rebanho e disponibilidade no Acre. A movimentação é recebida com otimismo por pecuaristas locais, que temiam que a medida de Rondônia pudesse esfriar as negociações por aqui.

Dados corrigidos

A reportagem também corrige informações anteriormente divulgadas: em 2025, saíram do Acre para abate em outros estados 10.591 bovinos com mais de 36 meses – e não 173.368 animais, como havia sido informado. Este último número corresponde, na verdade, aos bois abatidos dentro do estado entre agosto e dezembro do ano passado. A revisão foi feita com base em dados da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac).

Comentários

Continue lendo