Cotidiano
Josa da Farmácia é acusado de compra de votos e tem mandato cassado pelo TRE
Josa é acusado ainda de corrupção eleitoral durante as eleições de 2018

Deputado Josa da farmácia foi eleito com mais de 6 mil votos, Josa foi cassado por suposta compra de votos, mas ainda poderá recorrer da decisão do TRE, que por 4 votos a 2, optou pela cassação do mandato. /Foto: aleac
SAIMO MARTINS
O deputado Josa da Farmácia (Podemos), teve o seu mandato cassado pela corte do Tribunal Regional Eleitoral, em Brasília. O pleno analisou o caso e votou favorável por 4 a 2, pela cassação do parlamentar, natural de Cruzeiro do Sul.
Josa é acusado compra de votos e corrupção eleitoral durante as eleições de 2018, na ocasião, o parlamentar obteve mais de 6 mil votos, conseguindo assim, sua reeleição para o segundo mandato na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).
De acordo com a assessora de imprensa do Tribunal Regional do Acre, o deputado não será afastado oficialmente do cargo por enquanto, porém, o órgão no Acre aguardará decisão de um recurso movido pelos seus advogados junto ao Supremo Tribunal Eleitoral (STF).
A reportagem tentou ouvir o deputado, no entanto, o parlamentar não atendeu as ligações.
André da Droga Vale poderá assumir vaga de Josa da Farmácia

André da Droga Vale já foi deputado no período de 2014 a 2018, mas não foi reeleito (Foto: Aleac)
Em caso de afastamento do deputado estadual Josa da Farmácia (Podemos), cassado pelo Pleno do Tribunal Reginal Eleitoral na manhã de sexta-feira (31), quem assumirá o mandato pode ser o primeiro suplente da coligação, André da Droga Vale (PR).
André da Droga Vale já foi deputado no período de 2014 a 2018, mas não foi reeleito. Na eleição de outubro passado, ele obteve 5.827 votos, totalizando, 1,31% dos votos válidos, mas não foi reeleito.
Josa foi cassado por suposta compra de votos, mas ainda poderá recorrer da decisão do TRE, que por 4 votos a 2, optou pela cassação do mandato.
Comentários
Cotidiano
Diretoria do Galvez confirma as contratações de Marcos Júnior e Caíque

Foto arquivo pessoal: Marcos Júnior chega no Imperador como uma grande contratação
O presidente do Galvez, Igor Oliveira, confirmou nesta sexta, 26, as contratações do meia Marcos Júnior, ex-São Bernardo de São Paulo, e do atacante Caíque, ex-Humaitá. Os dois atletas devem desembarcar em Rio Branco na primeira semana de janeiro e são as últimas contratações antes do início do Campeonato Estadual.
“O Marcos Júnior fez a base no São Paulo e jogou na Ponte Preta. O Caíque vem do Amazonas e atuou no Rio Branco e no Humaitá”, declarou Igor Oliveira.
Dois períodos
O elenco do Galvez trabalha neste sábado, 27, em dois períodos no CT do Imperador. O técnico Maurício Carneiro começa a realizar trabalhos táticos e a meta é a montagem da equipe. O Imperador estreia no Estadual contra o São Francisco, no dia 13 de janeiro, na Arena da Floresta.
Amistoso na terça
Depois de enfrentar o Independência, o Galvez fará o segundo amistoso visando o Campeonato Estadual na terça. 30, contra o Vasco, na Fazendinha.
Comentários
Cotidiano
Diretoria do Rio Branco acerta o retorno do atacante Raphael

Foto Sueli Rodrigues: Raphael disputou o Estadual Sub-20 pelo Estrelão
O atacante Raphael, um dos destaques da equipe Sub-20, seguirá no Rio Branco para a disputa do Campeonato Estadual 2026. O atleta desembarca na capital acreana no próximo dia 8 para ser integrado ao restante do elenco.
“Voltar ao Rio Branco para atuar no profissional é uma grande oportunidade. Sabemos das metas do clubes e vou tentar ajudar marcando muitos gols”, declarou Raphael.
Segue com preparação
O elenco do Rio Branco realizou nesta sexta, 26, mais um trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel. “Vamos aproveitar todos dias. Se tivermos um dia chuvoso, faremos trabalhos físicos na academia”, disse Selcimar Maciel.
1º Amistoso
O Rio Branco deve enfrentar o Santa Cruz no próximo dia 30, no CT do Cupuaçu, no primeiro amistoso da fase de preparação. O Estrelão joga contra o Vasco no sábado, 17 janeiro, no Tonicão, na estreia do Estadual 2026.
Comentários
Cotidiano
Acre terá quase 30 dias de feriados e pontos facultativos em 2026

Os servidores do Poder Executivo do Acre terão, em 2026, um total de 26 dias de folga entre feriados nacionais, feriados estaduais e pontos facultativos. A distribuição dessas datas ao longo do ano possibilita períodos prolongados de descanso em diferentes meses, como janeiro, fevereiro, abril, maio, setembro, novembro e dezembro.
O calendário foi definido em decreto do governo do Acre, publicado no Diário Oficial do Estado, na última segunda-feira, 22, que organiza o funcionamento dos órgãos públicos estaduais ao longo do próximo ano. Conforme o documento, apenas os serviços considerados essenciais devem manter funcionamento regular nas datas previstas como feriado ou ponto facultativo.
Apesar do grande número de dias de folga, alguns feriados cairão em finais de semana. O Dia Internacional da Mulher e a Proclamação da República, por exemplo, serão em um domingo.
Por outro lado, datas como o Dia do Trabalho, o Dia da Consciência Negra e o Natal coincidem com uma sexta-feira, favorecendo a formação de feriado prolongado.
No período do Carnaval, o governo estadual estabeleceu ponto facultativo por três dias consecutivos, segunda, terça e quarta-feira de Cinzas, impactando diretamente o funcionamento das repartições públicas e a rotina administrativa nesse intervalo.
Ao longo do ano, o calendário inclui datas como a Confraternização Universal, em 1º de janeiro, além de feriados estaduais tradicionais, como o Dia do Católico, o Dia do Evangélico, o Aniversário do Estado do Acre, o Tratado de Petrópolis e o Dia da Amazônia.
Também constam feriados nacionais como Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal e pontos facultativos na véspera de Natal, no dia 24, feriado nacional no dia 25, e ponto facultativo na véspera de Ano Novo, no dia 31.

Você precisa fazer login para comentar.