fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Jornalista do Peru tenta voltar ao país há mais de 1 mês e denuncia descaso do consulado

Publicado

em

Ela acusa entidade de não pagar auxílio prometido para se manter no AC até reabertura da fronteira

LEANDRO CHAVES

O que era para ser uma simples viagem de passeio se tornou um grande transtorno para a jornalista peruana Graciela Salazar Stein, de 64 anos. Com vários amigos no Acre, ela veio sozinha passar o Carnaval e, ao tentar voltar ao país, no dia 2 de abril, deu de cara com a fronteira fechada por conta da pandemia de coronavírus.

Desde lá, ela vive de favores na casa de amigos. A mulher denuncia descaso do consulado do Peru no Acre, que tem atendido 11 peruanos com auxílio de apenas R$ 100. Segundo Stein, o órgão não quer incluí-la no grupo. O benefício serviria para quitar necessidades emergenciais até que consiga uma forma de atravessar a fronteira em Assis Brasil.

Na terça-feira (12), cerca de 50 peruanos que estavam acampados na ponte que liga a cidade acreana a Iñapari, no Peru, obtiveram autorização para entrar no país após terem feito testes para covid-19, uma exigência do governo da nação vizinha. Sete estavam infectados. Outro grupo de peruanos deve chegar ao município em breve para o mesmo procedimento.

Porém, Graciela prefere esperar a reabertura da fronteira anunciada pelo governo peruano para o dia 25 de maio. Além de idosa, ela é diabética e hipertensa e teme se contaminar em meio aos compatriotas durante a entrada em grupo a Iñapari. Por isso, necessita da ajuda financeira para ficar no Acre. “Quero passar de forma normal”, diz.

A jornalista pensa em se mudar nos próximos dias para Assis Brasil e ficar na casa de um conhecido para estudar uma forma de entrar no país sem que precise se aglomerar. Mas não pode fazer o trajeto sem o suporte financeiro do consulado, pois todo seu dinheiro já acabou.

Nesta quinta (14), ela foi andando até a sede da entidade e disse ter sido informada que não pode receber o auxílio por ser uma visitante frequente do Brasil, possuir CPF daqui e cédula de identidade de estrangeiro. Ela teria sido aconselhada a buscar o benefício de R$ 600 do governo federal. Porém, no sistema, seu CPF consta como inválido para o cadastro.

A senhora disse que vai acampar em frente ao consulado na sexta (15) e só vai sair caso receba o benefício prometido. “Eu não sou brasileira, sou peruana. E isso não me permite receber dinheiro do Brasil. Estou sem nada e eles parecem estar brincando comigo”, desabafa.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Márcio Figueiredo vai definir lista para estreia somente na sexta

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Márcio Figueiredo tem uma semana para definir os titulares do Imperador

O técnico Márcio Figueiredo (Faísca) confirmou para sexta, 7, a definição da lista dos atletas do Galvez para a estreia na Copa do Brasil Sub-17. O confronto será contra o Juventude Samas, no estádio Pinheirão, em São Mateus, no Maranhão, no próximo dia 11.

“Teremos uma semana de muito trabalho. Ainda temos alguns atletas chegando e a ideia é contar com um elenco muito forte porque a partida será eliminatória. Vamos definir a lista no limite”, comentou Márcio Figueiredo.

Definir Logística

Segundo o presidente do Galvez, Igor Oliveira, a delegação embarca para São Luís no domingo, 9.

“Precisamos realizar os ajustes na nossa logística. A viagem entre São Luís e São Mateus tem uma duração de três horas e ainda vamos definir se ficaremos na capital ou iremos para cidade da partida antes”, explicou Igor Oliveira.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Emanoel Sacramento faz avaliações e pensa no duelo contra o Independência

Publicado

em

Foto Jhon Silva: Atletas aprimoram a parte física para um confronto decisivo

O elenco do Humaitá iniciou a semana de treino nesse domingo, 2, no campo do Airton, e faz mais um trabalho nesta segunda, 3, visando o confronto contra o Independência. A partida será disputada no sábado, 8, às 17 horas, no Florestão, pela 6ª rodada da fase de classificação do Campeonato Estadual.

Segue recuperação

O zagueiro Mpasso não jogou contra o Operário e segue em processo de recuperação de lesão muscular. A ideia de Emanoel Sacramento é contar com o grupo completo para o duelo decisivo.

Definir na sexta

Emanoel Sacramento tem como característica não antecipar a escalação dos titulares. O treinador pode mudar a maneira da equipe atuar contra o Independência.

 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Barcelona goleia Real Sociedad e lidera LaLiga

Publicado

em

Lamine Yamal, Araújo e Lewandowski celebram gol do Barcelona – EFE/ Alejandro García

Equipe catalã se aproveitou de expulsão precoce e passou fácil pela Real Sociedad, com atuação inspirada de Lamine Yamal

Placar

O Barcelona passou com autoridade pela Real Sociedad neste domingo, 2, e voltou à liderança de LaLiga com uma goleada por 4 a 0, no Estádio Olímpico Lluís Companys, na Catalunha.

A expulsão de Elustondo, aos 16 minutos de jogo, facilitou o trabalho do Barça, que marcou com Gerard Martín, Casadó, Araújo e Lewandowski. Raphinha e Lamine Yamal voltaram a brilhar com participações nos gols.

Como ficou a classificação do Campeonato Espanhol

A vitória deixou o Barcelona na liderança do Espanhol com 57 pontos, um a mais que o vice-líder Atlético de Madrid. O Real Madrid, derrotado no sábado pelo Betis em Sevilla, é o terceiro com 54 pontos.

1 – Barcelona: 57
2 – Atlético de Madri: 56
3 – Real Madrid: 54
4 – Athletic Bilbao: 48
5 – Villarreal: 44

Na próxima rodada, a 27ª, o Barcelona recebe o Osasuna, enquanto o Atlético de Madrid visita o Getafe e o Real Madrid pega o Rayo Vallecano, em casa.

Como foi Barcelona 4 x 0 Real Sociedad.

O jogo era parelho até a expulsão de Elustondo, que era o último homem e impediu a entrada na área de Lewandowski. Com um a mais, o Barça passou a mandar no jogo e abriu o placar em belo chute de Gerard Martín, completando jogando espetacular de Lamine Yamal pela direita. O segundo foi de Casadó, desviando chute de Dani Olmo.

No segundo tempo, o Barcelona seguiu encurralando a equipe do País Basco e chegou ao terceiro em cobrança de escanteio de Raphinha, que Lewandowski desviou, e Araújo completou após rebote do goleiro. O oposto aconteceu na jogada seguinte: o zagueiro uruguaio foi quem finalizou e o artilheiro polonês apareceu para completar para as redes.

Comentários

Continue lendo