fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Jornalista do Peru tenta voltar ao país há mais de 1 mês e denuncia descaso do consulado

Publicado

em

Ela acusa entidade de não pagar auxílio prometido para se manter no AC até reabertura da fronteira

LEANDRO CHAVES

O que era para ser uma simples viagem de passeio se tornou um grande transtorno para a jornalista peruana Graciela Salazar Stein, de 64 anos. Com vários amigos no Acre, ela veio sozinha passar o Carnaval e, ao tentar voltar ao país, no dia 2 de abril, deu de cara com a fronteira fechada por conta da pandemia de coronavírus.

Desde lá, ela vive de favores na casa de amigos. A mulher denuncia descaso do consulado do Peru no Acre, que tem atendido 11 peruanos com auxílio de apenas R$ 100. Segundo Stein, o órgão não quer incluí-la no grupo. O benefício serviria para quitar necessidades emergenciais até que consiga uma forma de atravessar a fronteira em Assis Brasil.

Na terça-feira (12), cerca de 50 peruanos que estavam acampados na ponte que liga a cidade acreana a Iñapari, no Peru, obtiveram autorização para entrar no país após terem feito testes para covid-19, uma exigência do governo da nação vizinha. Sete estavam infectados. Outro grupo de peruanos deve chegar ao município em breve para o mesmo procedimento.

Porém, Graciela prefere esperar a reabertura da fronteira anunciada pelo governo peruano para o dia 25 de maio. Além de idosa, ela é diabética e hipertensa e teme se contaminar em meio aos compatriotas durante a entrada em grupo a Iñapari. Por isso, necessita da ajuda financeira para ficar no Acre. “Quero passar de forma normal”, diz.

A jornalista pensa em se mudar nos próximos dias para Assis Brasil e ficar na casa de um conhecido para estudar uma forma de entrar no país sem que precise se aglomerar. Mas não pode fazer o trajeto sem o suporte financeiro do consulado, pois todo seu dinheiro já acabou.

Nesta quinta (14), ela foi andando até a sede da entidade e disse ter sido informada que não pode receber o auxílio por ser uma visitante frequente do Brasil, possuir CPF daqui e cédula de identidade de estrangeiro. Ela teria sido aconselhada a buscar o benefício de R$ 600 do governo federal. Porém, no sistema, seu CPF consta como inválido para o cadastro.

A senhora disse que vai acampar em frente ao consulado na sexta (15) e só vai sair caso receba o benefício prometido. “Eu não sou brasileira, sou peruana. E isso não me permite receber dinheiro do Brasil. Estou sem nada e eles parecem estar brincando comigo”, desabafa.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Bruno e Adrian estreiam na 1ª etapa do Circuito Banco do Brasil Sub-19

Publicado

em

Foto FEAV: Dupla acreana chega bem preparada na competição

Bruno/Adrian estreia nesta segunda, 29, na 1ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia Sub-19, em Brasília, no Distrito Federal. O primeiro compromisso dos acreanos será contra a dupla mineira Moisés/Arthur.

Fase de preparação

Após o título na etapa do Circuito Acreano, Bruno e Adrian intensificaram os treinamentos e chegam em Brasília bem confiantes para tentar realizar uma boa campanha.

Eliminadas no qualifying

A dupla acreana Sara/Nicole foi eliminada no Qualifying ao perder para dupla da Paraíba Maria Isabel/Micka, por 2 sets a 0, com parciais de 21×17 e 21×6.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Humaitá fecha contratações e espera por Cabeludo e Marquinhos

Publicado

em

Foto Jhon Silva: Ewerthon deixa o Humaitá para atuar no Audax

A diretoria do Humaitá fechou as primeiras contratações para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. O zagueiro Dudu, ex-Náuas, e o lateral Jeferson, ex-São Francisco, serão integrados ao elenco do Tourão.

“Vamos reforçar o elenco para a disputa do Brasileiro. Essas são as primeiras contratações visando o primeiro jogo no torneio”, afirmou o técnico Kinho Brito.

Cabeludo e Marquinhos

Kinho Brito confirmou o interesse nas contratações do volante Cabeludo e do atacante Marquinhos, campeões do Estadual pelo Independência.

“Temos uma negociação aberta com os dois atletas. Eles têm contrato com o Independência até o dia 5 e por isso estamos negociando por intermédio do técnico Eric Rodrigues”, explicou o treinador.

Não ficam 

O goleiro Marcelo, o zagueiro Jomar, os laterais Vitinho e Vinícius, o volante Magé, o meia Ewerthon e os atacantes Felipe Augusto, Fabinho e Magno El Lobo não ficam no Brasileiro.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Atlético e Calafate avançam para semifinal do Estadual nas penalidades

Publicado

em

Foto PHD: Partidas bem disputadas marcaram os primeiros duelos das quartas

Duas partidas bem disputadas marcaram nesse sábado, 27, no ginásio Álvaro Dantas, a abertura da fase de quartas de final do Campeonato Estadual de Feminino de Futsal.

Atlético e Juventus empataram por 2 a 2 no tempo normal e nas penalidades, o Atlético avançou ao vencer por 6 a 5.

“Tivemos muitos desfalques e isso dificultou muito para a nossa equipe. Conseguimos o objetivo e agora é começar a pensar na semifinal”, disse a goleira Brenda, do Atlético.

No outro jogo da programação, Calafate e Veneza empataram por 2 a 2 e nos pênaltis, o Calafate ganhou por 3 a 2.

Outros duelos

Os outros duelos da fase de quartas do Estadual serão disputados na terça, 30, a partir das 18h45, no Álvaro Dantas.

Assermurb e Real Sociedade abrem a rodada e no segundo confronto o Villa joga contra o Villa City.

Semifinais no dia 7

Marcelo Fontenele, um dos coordenadores do Estadual, confirmou para o próximo dia 7, no Álvaro Dantas, as semifinais do Estadual.

“Temos uma projeção de realizar as semifinais no dia 7 e a final no dia 14”, declarou Marcelo Fontenele.

Comentários

Continue lendo